Confira declarações dos pilotos após GP da Cidade do México de Fórmula 1 2022

Veja tudo que foi falado pelos 20 pilotos do grid após a corrida no Autódromo Hermanos Rodríguez, vencida por Max Verstappen. Foi o 14º triunfo do holandês no ano, recorde histórico da F1

Max Verstappen segue imparável na Fórmula 1 2022. Em um GP da Cidade do México de pouquíssimas emoções, disputado no último domingo (30), o holandês da Red Bull conquistou a 14ª vitória do ano e se isolou como detentor do recorde de maior número de triunfos em uma mesma temporada.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Com a Mercedes forte, a Red Bull ousou. Os pneus médios duraram mais do que o esperado no Autódromo Hermanos Rodríguez e a equipe taurina simplesmente alongou o stint de Verstappen na pista, garantido vantagem de posição com relação a Lewis Hamilton — que apostou nos compostos duros.

Ídolo local, e muito festejado nas arquibancadas, Sergio Pérez completou o pódio. O piloto da Red Bull superou George Russell ainda na largada para tomar a terceira posição, onde se manteve ao longo de toda a prova, e ainda chegou a ameaçar Hamilton — mas sem sucesso.

Na tabela de classificação do Mundial de Pilotos, Verstappen chegou a 416 pontos. São 136 de distância para o segundo colocado, o próprio companheiro de equipe, Pérez. Charles Leclerc e Carlos Sainz, da Ferrari — que foram 6º e 5º no México, respectivamente —, somam 275 e 212 tentos na classificação. À frente de Sainz e atrás de Leclerc estão Russell e Hamilton, com 231 e 216, respectivamente.

A Fórmula 1 continua em duas semanas, entre os dias 11 e 13 de novembro, com o GP de São Paulo, etapa brasileira, direto de Interlagos. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo ‘IN LOCO’ com equipe cheia.

Max Verstappen já tem mais de 130 pontos de vantagem na Fórmula 1 (Foto: Red Bull Content Pool)

Confira tudo que foi falado pelos pilotos após o GP da Cidade do México de Fórmula 1:

Max Verstappen, primeiro: Verstappen ressalta importância de largada no México e celebra recorde: “Ano incrível”

Lewis Hamilton, segundo: Hamilton culpa estratégia e diz que “deveria ter largado com pneus macios” no México

Sergio Pérez, terceiro: Pérez lamenta pit-stop ruim e vê terceiro lugar “ok” no GP da Cidade do México

George Russell, quarto: Russell reclama de pneus duros no México e diz que “adoraria ver” Ricciardo na Mercedes

Carlos Sainz, quinto: Leclerc admite que “dói” ver Ferrari 1min atrás de Verstappen, e Sainz resume: “Lentos”

Charles Leclerc, sexto: Leclerc admite que “dói” ver Ferrari 1min atrás de Verstappen, e Sainz resume: “Lentos”

Daniel Ricciardo, sétimo: Ricciardo aceita punição no México, mas diz que Tsunoda “só tinha de abrir mais na curva”

Esteban Ocon, oitavo: “Foi uma corrida difícil para a equipe. Íamos terminar nos pontos com os dois carros antes de Fernando (Alonso) infelizmente abandonar. Da minha parte, lutamos com problemas no resfriamento na segunda metade da corrida, por isso não conseguimos acompanhar o ritmo das McLaren no final, perdendo por pouco para Daniel (Ricciardo). Saímos com alguns pontos, mas temos de nos certificar de que esses problemas não vão acontecer mais se quisermos terminar o campeonato em quarto.”

Lando Norris, nono: “Hoje foi uma boa corrida. Perdi alguns lugares na largada. Não foi uma largada ruim, mas não foi a melhor, e é uma longa corrida até a curva 1. Eu tive que ir aos boxes para cobrir Yuki, indo para os pneus duros, mas eles não eram os pneus para se usar! Perdi muito tempo em comparação com Daniel, que foi para os macios, o que foi uma estratégia muito, muito mais rápida no final. Ainda estou feliz porque acho que fizemos um bom trabalho e tiramos o máximo que podíamos. A equipe marcou alguns bons pontos e superamos a Alpine, que é o objetivo. Voltaremos para a fábrica para trabalhar duro e voltaremos no Brasil, em duas semanas.”

Valtteri Bottas, décimo: “Conseguimos um ponto nesta corrida, e isso é positivo, mas esperávamos mais hoje. Estávamos indo bem até o segundo stint: quando mudamos para o pneu duro, simplesmente não conseguimos fazê-los funcionar. Eu nunca consegui aquecê-los e foi um pouco difícil até o final. Pensávamos que os duros seriam um bom pneu de corrida, mas não era para ser. É uma pena, pois no primeiro stint estávamos no mesmo ritmo dos carros ao nosso redor, mas pelo menos temos algo para mostrar hoje e aumentamos nossa vantagem no campeonato.”

Valtteri Bottas fechou a zona de pontuação no GP da Cidade do México de Fórmula 1 (Foto: AFP)

Pierre Gasly, 11º: “É uma pena, mas sabíamos que seria difícil começar de 14º. Dei tudo o que pude hoje e estávamos perto de terminar entre os 10 primeiros, se tivéssemos mais uma volta, acho que poderíamos estar lá. A atmosfera foi insana, como sempre no México, então foi ótimo. Estou apenas decepcionado por termos saído sem pontos.”

Alex Albon, 12º: “Honestamente, estou muito feliz com o dia de hoje e parece que nosso ritmo foi relativamente forte em relação a sexta-feira. Tivemos um começo complicado, então caímos para 19º e, apesar de alguns abandonos, ultrapassamos todos os outros, então acho que foi uma boa corrida nossa. Foi uma corrida térmica, com o ar sujo esquentando os freios e depois os pneus, então fomos bem com nossa estratégia de encontrar as lacunas de ar limpo. Estava muito perto hoje e estou me sentindo bem com muitos pontos positivos para tirar. Acho que estamos melhorando em resolver os pontos fracos do carro e em um circuito que não nos convém, conseguimos ajustar o carro e competir com aqueles ao nosso redor.”

Guanyu Zhou, 13º: “O início da corrida foi bem divertido, e o stint estendido parecia bom, mas acabamos presos no tráfego depois do pit-stop e isso comprometeu um pouco a minha corrida. A segunda parte da corrida foi mais complicada: progredir acabou sendo bastante difícil nesta pista, o que obviamente não é fácil, e definitivamente foi uma das mais difíceis para mim, como novato, para me acostumar. Fiquei feliz em ver Valtteri marcar um ponto para a equipe e espero que algumas das minhas batalhas tenham ajudado nisso. Em geral, neste fim de semana fomos consistentes e demos um passo adiante: só precisamos continuar trabalhando em nossas performances de corrida para terminar bem esta temporada.”

Sebastian Vettel, 14º: Vettel lamenta resultado no México e culpa carro: “Estava lento desde o início”

Lance Stroll, 15º: “A largada foi ótima. Foi, sem dúvida, o ponto alto da corrida. Na disputa com Pierre [Gasly], ele freou tarde, me passou, mas não deixou nenhum espaço. No entanto, nosso dia não teria mudado se isso não tivesse acontecido. Houve momentos divertidos em algumas disputas, mas lutamos muito com o ritmo e os pneus. Vamos tentar entender essa queda de performance e ver o que podemos melhorar para as duas últimas corridas da temporada.”

Mick Schumacher, 16º: “Notamos no TL3 que, uma vez que a temperatura da pista caiu, os outros pareciam se sair melhores do que nós. Sabíamos que tínhamos ritmo ontem [na classificação], mas ele não apareceu hoje [na corrida]. Não havia nada de errado com a estratégia ou qualquer coisa nesse sentido. Esse foi o nosso ritmo, e temos de lidar com isso. Tenho certeza de que, no Brasil, as coisas podem ser muito diferentes.”

Kevin Magnussen, 17º: “Simplesmente não tivemos um bom ritmo hoje. Tive pneus médios e macios para a corrida, que poderiam ter nos dado algumas oportunidades, mas realmente ficamos muito distantes para fazer alguma coisa. Há tantas chances, marcamos pontos nas últimas corridas, mas hoje não foi como queríamos, então vamos seguir para a próxima.”

Nicholas Latifi, 18º: “Tivemos alguns danos no carro desde o início da corrida, o que foi confirmado pela equipe. No início, não parecia tão ruim, mas à medida que a corrida avançava, nosso ritmo parecia se deteriorar. Precisamos ver qual foi o dano especificamente, mas infelizmente não tivemos ritmo hoje. Mesmo no final, eu estava dois ou três segundos por volta mais lento com pneus macios novos em comparação com os outros, com pneus macios mais antigos. No geral, um dia muito solitário, mas vamos tentar nos recuperar no Brasil.”

Fernando Alonso, NC: Alonso reclama de pontos perdidos com confiabilidade e ironiza: “Sempre com #14”

Yuki Tsunoda, NC: “É uma pena o resultado de hoje. Meu gerenciamento de pneus foi muito bom na corrida até aquele momento, e eu estava me sentindo confiante naquele stint final, então estou muito desapontado por ter terminado com um erro tão bobo. Daniel (Ricciardo) estava em uma estratégia diferente e teria facilmente me passado mais tarde, então para um piloto tão experiente tentar ultrapassar em uma área que simplesmente não é possível é irritante. Estávamos perto de terminar nos pontos, que são tão valiosos para nós neste momento. Há alguns pontos positivos a serem tirados deste fim de semana, mas por enquanto só preciso dar o reset, depois voltar mais forte para o GP do Brasil de Fórmula 1.”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.