Consultor contraria chefe da Red Bull e diz “não sentir orgulho” de vitória na Bélgica

Helmut Marko contrariou Christian Horner e afirmou que não sente orgulho da vitória de Max Verstappen na não-corrida do GP da Bélgica

Assista aos melhores momentos do GP da Bélgica deste domingo (Vìdeo: GRANDE PRÊMIO com Reuters)
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A vitória de Max Verstappen no GP da Bélgica foi recebida de maneiras distintas na Red Bull. Se o chefe taurino Christian Horner celebrou o triunfo e os pontos para o campeonato, o consultor da equipe, Helmut Marko, afirmou que não se sente orgulhoso do triunfo, fruto de uma corrida sem voltas em bandeira verde.

Marko se mostrou consternado com a forma que a Fórmula 1 lidou com a situação. Com esperança de que a chuva torrencial que atingiu Spa Francorchamps passasse, a organização esperou por 3h30min por uma mudança climática, algo que passou longe de acontecer. Por fim, os carros foram à pista atrás do safety-car, completaram duas voltas e a corrida foi dada como realizada. Pontos foram concedidos pela metade aos dez primeiros colocados, algo que não agradou nomes os espanhóis Fernando Alonso e Carlos Sainz.

“Não estamos orgulhosos desta vitória. Acho que os organizadores e as pessoas responsáveis tentaram de tudo para que a corrida acontecesse normalmente e que as obrigações fossem cumpridas. Existia muita incerteza. Vai acontecer? Não vai acontecer? Não foi um dia de corrida agradável. Espero que criem uma solução melhor para o futuro”, disse Marko.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

A vitória de Max Verstappen não orgulhou Helmut Marko (Foto: Red Bull Pool Content/Getty Images)

“Se as condições eram ruins, poderiam ter cancelado logo no começo ao invés de esperar três ou quatro horas. Ou poderiam ter adiado para amanhã. Poderia ter sido uma possibilidade”, sugeriu.

A respeito do futuro, Michael Masi, diretor de provas da F1, extremamente criticado por todos os lados por conta das decisões que tomou ao longo do fim de semana, voltou a defender a atitude que teve, mas prometeu conversar com as equipes para evitar que uma não-corrida aconteça novamente. “Acho que, depois deste fim de semana, e na nossa próxima reunião para o ano que vem, vamos analisar um monte de coisas que você sabe que todos nós podemos analisar, e aí ver o que todos querem”, declarou Masi.

Apesar de não ter dado motivos para Helmut Marko se orgulhar, o triunfo foi importante para a Red Bull, sobretudo para Max Verstappen. Com a 16ª vitória da carreira, o holandês chegou aos 199,5 pontos no Mundial de Pilotos, ficando atrás de Hamilton por apenas 3.

Já na tabela do Mundial de Construtores, a vantagem caiu para apenas 7 pontos. Uma vez que a Mercedes atingiu a marca de 310 tentos contra 303 dos taurinos.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.