Consultor da Red Bull revela guerra “pesada” entre Verstappen e Sainz na Toro Rosso

Consultor-esportivo da Red Bull, Helmut Marko revelou que troca de Daniil Kvyat por Max Verstappen não ocorreu apenas por falhas do russo, mas também devido ao clima bélico que se instalava entre o holandês e Carlos Sainz na Toro Rosso

Helmut Marko, consultor-esportivo da Red Bull, revelou ter tido que desarmar uma verdadeira bomba na Toro Rosso em 2016. Naquela temporada, Max Verstappen substituiu Daniil Kvyat como titular da equipe austríaca no GP da Espanha, quando venceu sua primeira corrida logo na estreia pela escuderia e iniciou a trajetória que já lhe rendeu dois títulos mundiais. No entanto, Marko afirmou que a troca não se deu apenas por puro nível técnico — também teve relação com um verdadeiro clima de guerra que se instalava na equipe de Faenza.

Naquele ano, Verstappen formava dupla com Carlos Sainz na Toro Rosso — hoje AlphaTauri —, enquanto Kvyat era o parceiro de Daniel Ricciardo no time principal. A questão é que, de acordo com Marko, o primeiro passo para a troca foi dado quando o russo passou a se incomodar com os freios do carro — o que foi, gradualmente, trazendo perda de desempenho.

“Kvyat era mais rápido que Ricciardo em seu primeiro ano na Red Bull”, disse Marko à revista alemã Auto Motor und Sport. “No segundo ano, a partir do primeiro dia de testes, ele botou na cabeça que havia um problema com os freios. Primeiro, ele perdeu velocidade. Depois, vieram os acidentes. De repente, você se sente inseguro. Tínhamos que reagir”, explicou.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Clima de guerra entre Verstappen e Sainz era potencializado pelos pais de ambos, segundo Marko (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Assim, Marko uniu o útil ao agradável: além de sacar Kvyat, desarmou um clima bélico que se instaurava entre Verstappen e Sainz na Red Bull — com forte participação dos pais Jos Verstappen [ex-piloto de Fórmula 1] e Carlos Sainz [bicampeão mundial de rali].

“Nós tínhamos Sainz e Verstappen ao mesmo tempo. Esse não era um relacionamento saudável para a Toro Rosso”, prosseguiu. “De um lado, o perspicaz e político Carlos Sainz pai. Do outro, o emocional Jos Verstappen. Em alguns momentos, as coisas realmente ficaram pesadas”, revelou.

“Com a promoção de Max [Verstappen], resolvemos isso em um movimento”, ressaltou. “O pai de Sainz ficou absurdamente ofendido, é claro, e passou a não compreender mais o mundo. Internamente, em alguns momentos tínhamos que tomar ações duras, mesmo que para o mundo externo sempre tenha parecido um ambiente harmonioso”, finalizou.

A Fórmula 1 volta às atividades com a disputa do GP dos Estados Unidos, em Austin, marcado para acontecer entre os dias 21 e 23 de outubro.

LEIA MAIS
Red Bull celebra domínio e mostra alívio por previsão errada de Verstappen na F1 2022
Red Bull visa título dos Construtores e vice de Pérez na F1 2022: “Foco agora é esse”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.