F1 altera programa após problema com bueiro e estica tarde de testes no Bahrein

Após trecho da manhã ser encerrado bem antes da hora por conta de bueiro solto, F1 adiantou e esticou turno da tarde da quarta-feira de testes no Bahrein. Em vez de 9h às 13h, os trabalhos vão de 8h às 13h10 (de Brasília)

A confiabilidade das equipes nos testes coletivos de pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein, ao menos até agora, é bastante satisfatória. Mas o problema encontrou a categoria: veio de uma tampa de bueiro. Durante a manhã da quinta-feira (22) de testes, a tampa de bueiro se soltou após contato direto com dois carros e causou a antecipação do fim do turno. Com isso, a F1 se mexeu e adiantou o começo do turno da tarde, além de esticar em uma hora.

Se a atividade da tarde começaria às 15h locais (9h de Brasília, GMT-3), a categoria adiantou em uma hora e manteve o horário de término. A sessão, que teria 4 horas, terá 5 horas e mais 10 minutos. A dezena extra de minutos será para testes no sistema de safety-car.

Relacionadas


O problema da manhã aconteceu na marca de 2 horas e 20 minutos da atividade, que contava com 4 horas de duração. Leclerc acabava de voltar ao traçado após longa estadia nos boxes e, na preparação para tomada da curva 11, subiu na zebra posicionada ali exatamente para isso. No momento que tocou o ponto da pista, a tampa de bueiro começou a soltar.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Charles Leclerc foi o mais rápido pela manhã (Foto: Ferrari)

Instantes depois, Hamilton chegou para fazer a mesma coisa e, com o impacto, o bueiro se soltou de vez e arrebentou o pedaço de zebra que estava sobre si. Leclerc seguia na pista e passou por ali uma vez mais, acertando a tampa agora solta com uma pancada forte. A Ferrari rapidamente avisou que os danos no assoalho eram consideráveis e que Charles não participaria mais do teste da manhã.

Inicialmente, a direção de prova da F1, comandada por Niels Wittich, expediu bandeira vermelha e interrompeu a atividade de pista. Após cerca de 40 minutos de deliberações, resolveu encerrar de vez o turno.

É a segunda vez num curto espaço de tempo que a F1 lida com danos causados por uma tampa solta de bueiro. No primeiro treino livre para o GP de Las Vegas, Carlos Sainz e Esteban Ocon tiveram o mesmo infortúnio. A situação foi pior para Sainz, também de Ferrari, que passou perto de sofrer lesão séria.

O terceiro dia de testes será nesta sexta-feira, às 4h (de Brasília), com transmissão da F1 TV e cobertura completa do GRANDE PRÊMIOcom a análise do Briefing após cada dia de atividade. As sessões vão de 4h (em Brasília) até 13h, com intervalo das 9h às 10h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.