F1 presta tributo a Frank Williams com minuto de silêncio antes do GP da Arábia Saudita

Frank Williams, fundador da lendária equipe que leva seu nome, morreu há uma semana, e a Fórmula 1 tratou de prestar um último tributo ao britânico. O grid se reuniu na reta principal do circuito de Jedá para um minuto de silêncio em lembrança do inglês

Pouco menos de uma hora antes da largada do GP da Arábia Saudita, a Fórmula 1 se reuniu na reta principal do circuito de Jedá para uma tocante homenagem a Frank Williams. O fundador da equipe que ainda leva seu nome morreu há uma semana. Campeões mundiais, pilotos, chefes de equipes e funcionários do time de Grove se juntaram para um minuto de silêncio, como tributo ao ex-dirigente.

O inglês, conhecido por ser empresário e chefe de equipe do icônico time de Grove, falece aos 79 anos e deixa três filhos. A causa da morte não foi divulgada.“É com grande tristeza que, em nome da família Williams, a equipe confirma a morte do Sir Frank Williams, fundador e ex-chefe de equipe da Williams Racing, aos 79 anos”, disse a equipe em um comunicado. “Depois de dar entrada no hospital na sexta-feira, Sir Frank faleceu em paz nesta manhã, cercado por sua família. Hoje, prestamos homenagem ao nosso líder muito amado e inspirador. Frank fará muita falta. Solicitamos que todos os amigos e colegas respeitem os desejos de privacidade da família Williams neste momento”, completou.

F1 presta homenagem a Franka Williams antes do GP da Arábia Saudita (Foto: Reprodução/F1)

Frank construiu uma das mais vitoriosas histórias da Fórmula 1. A equipe por ele criada ganhou nove títulos de Construtores, em 1980, 1981, 1986, 1987, 1992, 1993, 1994, 1996 e 1997, além de sete títulos de pilotos com Alan Jones, Keke Rosberg, Nelson Piquet, Nigel Mansell, Alain Prost, Damon Hill e Jacques Villeneuve.

Desde 1986, Frank se locomovia por uma cadeira de rodas por conta de um acidente de carro na França. Pouco tempo depois, ainda no mesmo ano, foi condecorado como Comendador da Ordem do Império Britânico pela Rainha Elizabeth, e posteriormente cavaleiro, em 1999. Foi casado com Virginia Berry entre 1974 e 2013, quando ficou viúvo.

Ele permaneceu no cargo de chefe de equipe da Williams até 2012, quando foi substituído pela filha Claire. A família deixou de ter envolvimento oficial com a equipe em setembro de 2020, quando a venda para o grupo de investimentos Dorilton Capital foi concluída.

F1 presta homenagem a Franka Williams antes do GP da Arábia Saudita (Foto: Reprodução/F1)

Ouça o podcast especial do GRANDE PRÊMIO sobre Frank Williams:


Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.