Massa aparece no paddock em Interlagos em meio à ação judicial contra F1
Após semana marcada por incertezas sobre a presença do piloto brasileiro no paddock e com silêncio de pilotos e Stefano Domenicali, Felipe Massa finalmente apareceu no paddock em Interlagos
Felipe Massa, enfim, compareceu ao paddock do GP de São Paulo. Neste sábado (4), o piloto brasileiro surgiu em Interlagos em meio à ação judicial que move contra a FIA e a Fórmula 1 para ser reconhecido como campeão mundial de 2008. A semana de preparativos para a corrida ficou marcada pelo silêncio da categoria sobre o tema e o mistério sobre a participação do piloto, que, dono de credencial permanente de convidado da F1, apareceu.
“Vim como convidado para assistir à corrida. Não tinha como não vir. Sempre fui um apaixonado pela Fórmula 1, pela Ferrari. E aqui, logicamente, é a minha casa. Então, vim para assistir. Na verdade, já tenho a credencial para o ano inteiro, então é isso”, disse Massa, em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO.
Relacionadas
Logo no começo da semana, a mera visita de Massa já era debatida. Felipe recebeu um pedido da Fórmula 1 para não comparecer ao GP da Itália, meses atrás, por conta da forte conexão que tem com os torcedores da Ferrari. E não foi, de fato. Mas Massa garantiu que não houve novos contatos e, desta feita, podia participar.
Na coletiva de imprensa do GP de São Paulo, realizada nesta quinta-feira (2), mas a opção foi pelo silêncio. Lewis Hamilton, Charles Leclerc, Carlos Sainz, Logan Sargeant e Valtteri Bottas reagiram de maneira silenciosa ao serem questionados sobre a ação judicial movida pelo piloto brasileiro, que busca ser reconhecido como campeão mundial de 2008.
A assessoria de imprensa da F1 respondeu ao GRANDE PRÊMIO que Massa “é bem-vindo” ao GP de São Paulo, mas nada tratou sobre o convite de embaixador da F1, que é como ele participou de eventos no passado. Segundo Massa, ser embaixador era o que justificaria a participação. Até a última quinta-feira, porém, o piloto ainda não havia batido o martelo sobre estar ou não.
Os cinco pilotos eram os selecionados para a segunda parte da coletiva pré-corrida. Ao serem questionados sobre o que achavam da situação envolvendo Felipe, o único a se manifestar foi Sainz, que respondeu: “Não acho nada”. Hamilton chegou a pegar o microfone e afirmar que “não pensa neste assunto”, algo que já tinha respondido quando o tema chegou na mídia internacional, em setembro.
Faltava a chefia da Fórmula 1 ser indagada sobre o caso e a presença de Felipe. O GRANDE PRÊMIO questionou Stefano Domenicali, chefão da categoria, sobre Massa durante a coletiva em que anunciou a extensão contratual do GP de São Paulo por mais cinco anos. Quer dizer, o GRANDE PRÊMIO tentou indagar. Ao ouvir o nome de Massa, a organização da F1 agiu rapidamente para interromper a reportagem e mudar de assunto.
Lembre o que aconteceu no ‘Caso Massa’ desde GP da Itália
Na rodada de Monza, inclusive, torcedores da Ferrari estenderam uma faixa em frente aos boxes em que se lia: “Felipe Massa, campeão do mundo de 2008”. A categoria, incomodada com a situação, pediu para que os torcedores removessem o artefato.
Massa busca medidas legais para ser reconhecido como campeão mundial da temporada 2008, na qual foi vice na pista. O estopim foi uma declaração de Bernie Ecclestone, antigo chefão do Mundial, que admitiu ter conhecimento — ainda durante 2008 — da manipulação de resultado da Renault no GP de Singapura daquela temporada.
Na ocasião, a equipe francesa arquitetou um acidente de Nelsinho Piquet, piloto do time, para facilitar a vitória de Fernando Alonso — o que prejudicou Massa. Oficialmente, o escândalo fora conhecido apenas em 2009, o que impedia qualquer possível ação sobre o resultado esportivo da temporada.
O brasileiro insiste que “nada é contra” Lewis Hamilton, campeão daquela temporada, e que foi atrás daquele que considera seu título depois da entrevista de Ecclestone admitindo que já sabia do episódio. Felipe ainda afirmou que se sente “vítima de uma conspiração”.
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL e cobre o GP de São Paulo de Fórmula 1 ‘in loco’ com Evelyn Guimarães, Gabriel Carvalho, Gabriel Curty, João Pedro Nascimento, Luana Marino, Pedro Henrique Marum e Rodrigo Berton. Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa brasileira.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.