Alonso volta a reclamar da Fórmula 1 por falta de testes e esbraveja: “É ridículo”

Durante coletiva de imprensa no segundo dia de testes da F1 no Bahrein, Fernando Alonso voltou a criticar o formato da pré-temporada e disse que será "muito difícil" superar a Red Bull em 2024

Durante coletiva de imprensa que aconteceu no intervalo entre a primeira e segunda sessões de treinos coletivos, nesta quinta-feira (22), no Bahrein, Fernando Alonso comentou sobre o desenvolvimento visto no AMR24 da Aston Martin e voltou a criticar o formato da pré-temporada. Para Alonso, o período de testes é muito curto.

O espanhol levou a Aston Martin para a pista do circuito de Sakhir durante o turno da manhã, mas só conseguiu completar 31 voltas devido à bandeira vermelha que encurtou em 1h a primeira sessão por um problema com um dos bueiros da pista. No fim, o bicampeão mundial fechou o dia na 12ª posição, com 1min33s053 em seu melhor giro.

Assim como fez no início da semana, o asturiano voltou a criticar a falta de tempo para as equipes acertarem melhor os carros durante a pré-temporada. “Nosso programa está sempre em constante mudança, dependendo do tempo disponível. Com estes regulamentos, é difícil entender como podemos ter um dia e meio para cada piloto se preparar para o campeonato”, argumentou.

Para defender seu ponto, Alonso usou outros esportes como exemplo. “É como se no futebol ou no tênis, você trocasse a raquete ou as bolas antes de um torneio ou antes de uma temporada e fizesse os jogadores testarem um dia antes do Grand Slam”, explicou o companheiro de Lance Stroll.

Fernando Alonso elogiou desempenho do AMR24 (Foto: Aston Martin)

“Estamos em um esporte mais sofisticado, com um orçamento de US$ 200 milhões [na verdade, são US$ 135 milhões] por equipe por ano e coisas assim. É ridículo”, disparou.

Ainda durante a coletiva, Alonso foi questionado se o novo carro do time de Silverstone conseguiu dar um passo à frente em relação ao seu antecessor, o AMR23. “É difícil dizer, são apenas testes e não temos ideia do que os outros estão fazendo”, respondeu.

Entrando em sua segunda temporada com a Aston Martin em 2024, Alonso demonstrou animação pela temporada que se aproxima e comentou sobre o tratamento que recebe da equipe após um início de sucesso em 2023.

“É diferente, mas ainda amo o que faço”, revelou. “De certa forma, uma nova temporada sempre traz emoções e novas opiniões. Você quer descobrir como o carro se comporta e o quão competitivo será”, assegurou.

Em relação ao amplo domínio da Red Bull visto no primeiro dia dos testes, Fernando admitiu que será complicado superar os austríacos depois de um período tão dominante em 2023. “É difícil superar um déficit na F1, e não é muito difícil manter uma vantagem se você começar com o pé direito”, finalizou.

O terceiro dia de testes será nesta sexta-feira, às 4h (de Brasília), com transmissão da F1 TV e cobertura completa do GRANDE PRÊMIO, com a análise do Briefing após cada dia de atividade. As sessões vão de 4h (em Brasília) até 13h, com intervalo das 9h às 10h.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.