Ferrari admite tensão em duelo Sainz x Leclerc na Itália, mas se diz “fã de deixar brigar”

Frédéric Vasseur afirmou que avisou seus pilotos da responsabilidade que tinham com a Ferrari, mas ainda assim os deixou disputar a terceira posição

As voltas finais do GP da Itália de Fórmula 1, realizado neste domingo (3), proporcionaram uma batalha intensa entre os pilotos da Ferrari, onde ninguém estava disposto a ceder, uma vez que Carlos Sainz tentava o primeiro pódio na temporada e Charles Leclerc queria celebrar junto aos tifosi. Com a grande tensão e todos se perguntando o motivo da equipe arriscar posições tão valiosas, Frédéric Vasseur, chefe do time de Maranello, foi questionado sobre a disputa entre o espanhol e o monegasco e defendeu a liberdade dos dois, mas dentro de alguns limites.

No final, Sainz conseguiu superar Leclerc pela terceira posição, após uma intensa luta em que os dois quase se tocaram e saíram da pista, apesar de Vasseur ter dito a eles para que não corressem perigo. Com o resultado, a Ferrari assumiu a terceira posição no Mundial de Construtores, 11 pontos à frente da Aston Martin.

“Disse a eles que não trocassem de posição. Vendo tudo o que aconteceu na primeira curva, alertamos que tinham uma responsabilidade. Chegaram a travar os pneus, mas nós indicamos que não deveriam correr nenhum risco. Com certeza, é uma sensação um pouco estranha. Mas sou um grande fã de deixar brigar. Espero que a torcida tenha gostado da disputa”, explicou Vasseur, que também foi questionado se essas disputas podem se repetir no restante do ano. 

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Carlos Sainz festeja o terceiro lugar em Monza (Foto: AFP)

“Dependendo das circunstâncias, podem voltar a acontecer, mas nós concordamos no início da temporada que não haveria um piloto número 1, a menos que a situação estivesse clara no campeonato ou se durante a corrida isso beneficiasse a estratégia, o que não era o caso hoje”, completou.

Vasseur também foi questionado se o bom desempenho da equipe na Itália é uma exceção à regra, já que a Ferrari vem tendo problemas ao longo da temporada. O francês quer acreditar que a melhora vai permanecer. 

“Espero que não [seja uma exceção]. Tivemos boas corridas durante a temporada, como Canadá e Spa-Francorchamps. Estamos em boa forma, e acreditamos saber de onde vem o problema que devemos consertar, mas, sem dúvida, Monza foi uma boa [corrida]”, analisou.

Charles Leclerc fez uma boa prova e chegou em quarto lugar (Foto: Ferrari)

Além disso, o francês comentou a corrida de Sainz, que conquistou o primeiro pódio da temporada. O dirigente foi perguntado se poderia considerar o domingo do espanhol “completo”. 

“Sim, sem dúvida, ele conseguiu manter Max [Verstappen] sob controle na primeira parte da corrida, e Sergio [Pérez] atrás também por um bom número de voltas”, elogiou Vasseur.

Vasseur também elogiou Leclerc, que teve uma prova mais discreta que seu companheiro de equipe, mas ainda assim, garantiu 12 pontos para a equipe italiana. “Charles, no final, teve uma corrida diferente, mas considerando de onde ele partiu, ou seja, de como estava no final de semana anterior, melhorou seu ritmo. Após o TL1, foi consistente e forte durante todas as sessões”, concluiu o francês.

Fórmula 1 retorna em duas semanas, nos dias 15, 16 e 17 de setembro, com o GP de Singapura, 15ª etapa da temporada 2023.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.