Ferrari se vê “fora do radar” da F1 após duelo entre Verstappen e Norris: “Situação perfeita”

De acordo com Frédéric Vasseur, ficar longe dos holofotes permite à Ferrari "focar mais no que está fazendo" e continuar trabalhando para conquistar o título do Mundial de Construtores

Grande vencedora do fim de semana do GP da Cidade do México, realizado no domingo (27), o bom resultado da Ferrari acabou ficando nas sombras do novo duelo travado entre Lando Norris e Max Verstappen e, consequentemente, das punições impostas ao piloto da Red Bull. Frédéric Vasseur, no entanto, gostou de ver o time de Maranello longe dos holofotes, já que, de acordo com o chefe, essa é a “situação perfeita” para pilotos e equipe.

Depois de conquistar a pole-position no Autódromo Hermanos Rodríguez, Carlos Sainz chegou a ser ultrapassado pelo atual líder do Mundial de Pilotos logo na primeira curva, mas conseguiu dar o bote na volta 9 e recuperou a liderança, não largando mais. Charles Leclerc, por sua vez, saiu da quarta posição e parecia se encaminhar para uma dobradinha ao lado do espanhol, contudo, cometeu um erro nas voltas finais e teve de se contentar com o último lugar no pódio.

Com o resultado, a Ferrari chegou a 537 pontos e superou a Red Bull no Mundial de Construtores, ocupando o segundo lugar. Restando quatro corridas — e duas sprints — para o fim do campeonato, a escuderia italiana ainda sonha em alcançar a McLaren, que tem 566 tentos, para sair da fila e levantar o troféu pela primeira vez desde 2008.

No entanto, o que mais chamou a atenção e levantou discussões foi a batalha entre Norris e Verstappen na décima volta. Na ocasião, #4 do time de Woking tentou uma ultrapassagem na curva 4 e, ainda que tenha se mantido à frente, foi jogado para fora da pista pelo rival. Um pouco depois, o dono do RB20 #1 tentou dar o troco e efetuou a ultrapassagem na curva 7. Porém, dessa vez os dois carros saíram do traçado. O tricampeão foi punido com 10s em cada um dos incidentes.

Max Verstappen e Lando Norris se enfrentaram novamente (Vídeo: Reprodução/F1)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉMOpinião GP: Verstappen extrapola sob pressão. Mas é preciso reconhecer quando perde

“Contanto que todos estejam focados em Max e Norris, isso é perfeito para nós”, disse Vasseur em entrevista ao portal neerlandês RacingNews365. “Podem se concentrar nas discussões entre Toto [Wolff] e Christian [Horner], entre Zak [Brown] e Christian, ou entre Lando e Max, desde que estejamos fora do radar”, continuou.

“Isso nos permitirá estar totalmente focados no que estamos fazendo. Para a equipe e os pilotos, é a situação perfeita”, afirmou. “Há muito o que dizer sobre o incidente de Max e Lando, será manchete e é bom para nós. Está claro que não temos distrações, estamos focados no que estamos fazendo com o carro, na gestão da equipe. Estamos lidando com isso uma corrida de cada vez, sem pensar no cenário geral, e valeu a pena”, finalizou o chefe da Ferrari.

Fórmula 1 retorna já neste fim de semana, entre os dias 1 e 3 de novembro, com o GP de São Paulo, etapa brasileira do calendário. O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ e com grande equipe.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.