F1

FIA justifica punição no GP do Canadá e decreta manobra perigosa de Vettel em cima de Hamilton

A FIA foi responsável por uma punição controversa no GP do Canadá. A entidade deu um acréscimo de 5s para Sebastian Vettel, justificando que o alemão fez um movimento muito agressivo em cima de Lewis Hamilton

Grande Prêmio / Redação GP, de São Paulo
A FIA foi responsável por uma punição bastante controversa no GP do Canadá. Neste domingo (9), os fiscais puniram Sebastian Vettel com um acréscimo de 5s em seu tempo final de prova, dizendo que o alemão fez um lance perigoso em cima de Lewis Hamilton.

O titular da Ferrari se manteve na ponta do pelotão durante toda a corrida. Entretanto, mais para a parte final começou a ser pressionado pelo inglês, até que, na volta 48, cometeu um erro escapando na curva 3 e voltando para o traçado na 4.

O #44 teve que ser rápido para evitar uma colisão entre ambos. No mesmo instante os fiscais indicaram que a manobra estava sob investigação, com uma punição posterior para Vettel, que perdeu a vitória da prova. O alemão ficou indignado, desabafou no rádio, não parou o carro no parque fechado e ainda trocou as placas.
A decisão da FIA (Foto: Reprodução)

A FIA então liberou o documento que justificava a punição, pontuando que o #5 foi agressivo em cima do pentacampeão. “Os fiscais receberam uma evidência em vídeo que o carro #5 saiu do traçado na curva 3, retornou na 4 de maneira não segura e forçou o carro #44 fora da pista. O carro #44 teve que tomar uma ação evasiva para evitar a colisão”, escreveu.

“Os competidores são lembrados que têm o direito de apelar certas decisões dos fiscais, de acordo com o Artigo 15 do Código Esportivo Internacional da FIA e o Artigo 9.1.1 das Regas Judiciais e Disciplinares da FIA, com os limites aplicáveis”, completou.

A decisão da entidade causou uma enxurrada de opiniões, como a do chefe da Ferrari, do chefe da Mercedes, do próprio Hamilton, e até mesmo de grandes nomes do esporte a motor, como Mario Andretti e Nigel Mansell.

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.