Fórmula 1 confirma saída do GP da França em 2023, mas deixa aberto possível retorno

Stefano Domenicali, chefe da Fórmula 1, confirmou que a França não fará parte do calendário da temporada 2023, mas acredita que um retorno da corrida seja possível no futuro num esquema de revezamento com outras pistas

Conforme já era esperado, a Fórmula 1 não terá o GP da França no calendário da temporada 2023. A confirmação foi feita na noite de quarta-feira (24) pelo chefe da categoria, Stefano Domenicali, mas o dirigente deixou aberta a possibilidade de um retorno da corrida “no futuro”.

A saída da França já vinha sendo especulada desde o anúncio de mais uma corrida nos Estados Unidos, em Las Vegas, e o retorno da China. Outras praças também estão sob ameaça por terem contratos válidos apenas até o final desse ano, como os tradicionais GPs de Mônaco e da Bélgica.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Festa francesa na F2, que fez a prévia da F1 esse ano (Foto: Reprodução/F2)

“Estamos discutindo com a Federação Francesa e também com o governo, pois o futuro está cada vez mais ligado aos promotores [do evento], que enxergam isso como um investimento para o país, para a comunidade”, declarou Domenicali à imprensa. “Portanto, as discussões estão muito, muito abertas para o futuro”, acrescentou.

Atualmente, o calendário da F1 conta com 22 etapas, e há ainda negociações envolvendo possíveis retornos de África do Sul e também Portugal. O chefe da categoria indicou uma solução para que ninguém fique de fora, porém descartou que seja usada já em 2023.

“Uma possibilidade, não para o ano que vem, mas para o futuro, pode ser um tipo de revezamento que permita a todos fazerem parte do calendário. Acho que é uma questão de respeito”, encerrou.

A primeira edição do GP da França foi em 1950, em Reims. O local, inclusive, recebeu 11 GPs, mas os circuitos que mais foram a casa da corrida francesa foram Magny-Cours, que esteve na F1 de 1991 a 2008, e Paul Ricard, onde a categoria correu nas últimas quatro vezes. Ao todo, cada pista recebeu a F1 em 18 ocasiões.

LEIA TAMBÉM
Fórmula 1 2022 deixa de ter briga por título, mas mantém atrativos para reta final

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.