Fórmula 1 tem acordo com Madri e prepara anúncio de nova corrida ainda em janeiro

Após amplo período de conversas, Fórmula 1 e Madri chegaram a denominador e preparam oficialização na semana que vem

Chegou a hora da Fórmula 1 anunciar oficialmente o próximo passo no que diz respeito ao calendário. A categoria chegou a um acordo com Madri para a realização da corrida numa nova pista urbana e prepara o anúncio para a terça-feira que vem, dia 23 de janeiro.

A informação detalhada sobre o acerto foi publicada pelo jornal local Marca. No fim do ano, a presidenta da Comunidade Autônoma de Madri — com poderes parecidos aos de um governador estadual na realidade brasileira -, Isabel Díaz Ayuso, já afirmara no fim do ano que haveria um anúncio relativo à F1 no dia 23 de janeiro. No começo desta semana, a informação foi reforçada pelo prefeito madrilenho José Luis Martínez-Almeida.

Mas ainda restam grandes dúvidas sobre o evento. Quando será realizada a primeira edição da corrida. Inicialmente, no começo das conversas a data mirada era 2025. Só que a expectativa mudou: antes era a adição de mais uma corrida no calendário, mas passou a ser de substituição a Barcelona como casa do GP da Espanha. Atualmente, o Circuito da Catalunha tem contrato até a edição de 2026. Caso não haja algum movimento na direção de uma rescisão contratual, Madri só receberia a F1 em 2026 ou 2027.

De acordo com o Marca, o anúncio oficial contará com a presença de Stefano Domenicali, chefão da Fórmula 1, bem como de Dias Ayuso e Martínez Almeida. José Vicente de los Mozos, presidente do Comitê-Executivo do Centro de Convenções IFEMA, também foi arquiteto do acordo e é esperado.

DOMENICALI
Stefano Domenicali tem acordo com Madri, segundo imprensa espanhola (Foto: Fórmula 1)

A última vez que Madri recebeu a Fórmula 1 foi há mais de 40 anos, em 1981, em Jarama. Agora, a capital espanhola se prepara para realizar a corrida nas ruas situadas ao redor do IFEMA [Instituição de Feiras de Madri] e de Valdebebas, um empreendimento urbano situado nas proximidades do Aeroporto de Barajas — e que hospeda também o centro de treinamento do Real Madrid. O formato oferecido e que convenceu Domenicali tem influências em Las Vegas e Singapura.

Ainda no ano passado, o jornal espanhol El Mundo publicara que o contrato será assinado por dez anos. Com um orçamento que gira em torno de € 100 milhões (R$ 536,4 milhões na cotação atual).

O curioso é que, ainda em dezembro de 2023, Carmelo Sanz de Barros, presidente da Federação Espanhola de Automoblismo (RACE) e integrante da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), declarou que um acordo ainda estava distante. “A federação espanhola é onde o processo começa porque onde uma competição quer acontecer em um país, precisa visitá-lo. Então, a Federação recebeu o projeto para ser analisado, estudado e trabalhado? Não, não recebeu. Esse passo especial ainda não aconteceu”, afirmou na ocasião.

Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos da pré-temporada, no Bahrein.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Wolff RENOVA com Mercedes até 2026 + Estreia da Fórmula E no México | Paddock Sprint
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.