GUIA 2021: Em alta, AlphaTauri mira colar na ‘F1 A’ com carro cheio de personalidade

Após vencer corrida em 2020, a AlphaTauri tenta escalar o pelotão intermediário e colar no grupo da frente da Fórmula 1. Para isso, aposta em um carro com sua marca bem clara, na liderança de Pierre Gasly e na juventude de Yuki Tsunoda

A AlphaTauri foi a maior surpresa da pré-temporada da Fórmula 1. Muito consistente e com performance animadora, a equipe italiana teve desempenho de quem pode e deve sonhar com coisas grandes em 2021. Cada vez mais próxima da Red Bull e ao mesmo tempo com mais personalidade, a AlphaTauri mira encostar na chamada ‘F1 A’.

A tarefa não é das mais simples, afinal, tem todo um retrospecto jogando contra o time. Mesmo nos tempos de Toro Rosso, o time de Faenza nunca foi além da sexta colocação, em 2008 e 2019. Para atingir o desejo do consultor da Red Bull, Helmut Marko, que é de se aproximar de vez do pelotão da frente, precisaria de mais do que isso, teria de bater, por exemplo, Ferrari, Aston Martin, Alpine e McLaren. E Franz Tost, chefe do time, foi na mesma linha.

“A AlphaTauri era, em 2020, uma equipe de meio de grid, mas que conseguia lutar dignamente com times como McLaren, Renault e Racing Point, mas a meta para 2021 é estar constantemente na frente do pelotão do meio e evoluir no futuro”, disse no lançamento do carro.

Pierre Gasly é o grande nome da AlphaTauri (Foto: AlphaTauri)

Por mais que a meta seja ousada, há motivos para se acreditar. A evolução é nítida, a consolidação do trabalho é óbvia. A AlphaTauri venceu corrida em 2020, com Pierre Gasly, no GP da Itália, mas sabe que pode ser mais consistentemente competitiva do que foi no ano passado. Para isso, um motor Honda mais potente e um carro arrojado entram em cena.

O AT02 tem características peculiares. Ao mesmo tempo em que a AlphaTauri vai usar uma série de componentes da Red Bull na montagem do bólido, aerodinamicamente é um projeto todo dos italianos. Há diferenças nos sidepods, na asa dianteira, na asa traseira, na lateral do carro. Ou seja: é Red Bull B até a página 2, tem bastante personalidade.

Além do carro promissor, fichas todas em Gasly. Agora vencedor de corrida, o francês já merece ser tratado como um dos melhores pilotos do grid e, naturalmente, precisa liderar um time que tem também um piloto novato, Yuki Tsunoda. E é assim mesmo que Tost imagina ver Pierre.

“Teremos uma dupla interessante formada por um piloto experiente e um novato. Coloco Pierre [Gasly] como um dos melhores da atualidade. Ele tem boa técnica e isso faz com que tire tudo do carro. Ele também conhece o time bem, está familiarizado a todos os procedimentos e métodos de trabalho, vai ser um bom líder”, explicou Tost.

Yuki Tsunoda promete chegar incomodando na F1 (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

A jovem esperança japonesa

Se Gasly é o nome para comandar a evolução da equipe, Tsunoda é um excelente complemento. É verdade que as chances de erros e acidentes em uma primeira temporada são consideráveis, mas a velocidade está ali, o talento existe. O Japão volta ao grid com um ótimo jovem e a Honda deve deixar a F1, ao final de 2021, bem satisfeita.

“Nosso Yuki Tsunoda tem 20 anos, esteve no carro por apenas um dia e meio, mas entregou um desempenho sensacional”, se empolgou o sempre muito criterioso Marko, pouco após Tsunoda fechar a pré-temporada em um surpreendente segundo lugar.

A AlphaTauri parece ter nas mãos a receita do sucesso. Com um Gasly que pode ir ao topo, com um Tsunoda que promete fazer bem mais que Daniil Kvyat e carro e motores melhores que os já bons de 2020, os italianos têm tudo para, no mínimo, incomodar muito McLaren, Alpine, Aston Martin e Ferrari.

GUIA F1 2021
Red Bull aposta em forasteiro Pérez e ameaça Mercedes com briga real na F1
Haas desiste de ‘sonho americano’ e aposta em novatos com foco em 2022
+ Perdidamente apaixonado pela F1, Alonso volta sabendo qual seu lugar no mundo
+ Russell quer Mercedes, mas antes tem de carregar Williams em reconstrução
+ Leclerc tem missão de liderar renovada Ferrari e manter Sainz sob controle

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.