GUIA 2025: Alonso tem chegada de Newey como cartada final da carreira na F1

É inegável que Fernando Alonso já está na fase final da carreira na F1. Possivelmente, inclusive, até estaria aposentado à essa altura se o projeto atual da Aston Martin não tivesse ganhado uma sobrevida rumo a 2026. E o nome da sobrevida é Adrian Newey

A Aston Martin entra em 2025 como uma das maiores incógnitas do grid. Se no início de 2023, parecia que a equipe britânica tinha tirado de letra o regulamento técnico introduzido no ano anterior, o começo promissor daquela temporada não seguiu se refletindo. Ainda assim, há uma última esperança para Fernando Alonso se manter otimista enquanto entra nos ‘finalmentes’ da carreira: Adrian Newey

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: GUIA 2025: Aston Martin sofre e vê Newey como tábua de salvação na F1

Em 2022, a FIA introduziu um novo regulamento técnico que acabou com os anos de domínio da Mercedes e introduziu uma nova era dourada na história da Red Bull. Porém, outro time que parecia ter se beneficiado desta mudança era a Aston Martin. 

Alonso chegou à equipe em 2023 após uma saída um tanto quanto surpreendente da Alpine e pareceu ter acertado em cheio com a mudança de ares. Nas oito provas iniciais do ano, seis pódios foram conquistados e o sonho da 33ª vitória do espanhol na carreira estava mais vivo do que nunca. 

Fernando Alonso espera se animar com a Aston Martin novamente em 2025 (Foto: Aston Martin)

LEIA MAIS
+ GUIA 2025: Bortoleto tem olhos do Brasil e chance de futuro grande. Mas presente é duro
+ GUIA 2025: Com Bortoleto, Sauber acerta na dupla, mas problemas vão muito além no adeus
+ GUIA 2025: Red Bull tenta esquecer tormenta e tem Verstappen como norte rumo à calmaria
+ GUIA 2025: Lawson chega à Red Bull sob pressão e liga ‘modo sobrevivência’

Porém, o bom momento da esquadra desapareceu tão rapidamente quanto havia surgido. Até o final da temporada, foram mais dois pódios somente e nenhum triunfo. Em 2024, Alonso não somou um top-3 o ano inteiro e o sonho da Aston Martin de ter acertado em cheio o regulamento técnico atual foi apagado. 

A equipe inglesa entra em 2025 sem grandes expectativas, mas com uma proposta interessante: tornar o AMR25 “mais estável e previsível” para facilitar o trabalho de Alonso e Lance Stroll. Com isso, será possível construir uma base sólida para a equipe adentrar o novo regulamento técnico de 2026, quando o efeito Newey será sentido de vez. 

Claro, com o lendário projetista liberado para trabalhar já neste ano, o AMR25 também terá um toque de Newey, mas o projeto não é dele e contará apenas com “palpites” do ex-Red Bull. Com isso, o foco principal será no bólido de 2026, que pode ser o ano da última dança de Alonso na Fórmula 1

O lançamento do AMR25 da Aston Martin (Vídeo: Reprodução / Aston Martin)

Com contrato válido até o final do ano seguinte, não há motivos plausíveis para acreditar tanto assim que Alonso vai seguir na categoria aos 46 anos de idade, em 2027, se a Aston Martin não ao menos convencê-lo de que terá condições de disputar o título. Com isso, 2025 representa a última grande chance da equipe mostrar ao espanhol que há potencial para o futuro a curto prazo e que vale a pena ficar por Oxfordshire mais um pouco. 

Alonso já não consegue mais esconder a insatisfação com o projeto, e ficar mais uma vez na parte final da ‘F1 A’ não vai ajudar o veterano a ficar mais motivado. Aliás, não apenas a Aston Martin tem de subir dentro da parte de cima do grid, como também precisa ficar de olho para não cair de vez para a ‘F1 B’. Com a Haas evoluindo, a Williams com uma forte dupla de pilotos e a Alpine surpreendendo em 2024, a ameaça é real e não pode ser ignorada. 

2025, portanto, pode representar uma sobrevida para Aston Martin e uma nova injeção de ânimo para Alonso. Somar alguns pódios, voltar a ter esperança como em 2023 e sonhar com dias melhores com Newey encabeçando o projeto do carro em 2026 seria uma temporada ideal para a esquadra verde afastar um ano apático em 2024. 

Caso contrário, 2025 pode ser o começo do fim para uma das carreiras mais longevas que este esporte já presenciou. 

Fórmula 1 abre a temporada 2025 entre os dias 13 e 16 de março, no GP da Austrália, em Melbourne. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL. O TL1 está marcado para a noite ainda da quinta-feira (13), a partir das 22h30. O TL2 começa já depois da 0h e, portanto, na madrugada da sexta-feira (14), às 2h. Depois, a situação se repete com o TL3 realizado às 22h30 da sexta-feira, enquanto a classificação define o grid de largada começando às 2h do sábado (15). Por fim, a largada está marcada para a 1h do domingo (16). Tanto classificação quanto corrida terão transmissão do GP em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.

LEIA MAIS
+ GUIA 2025: Haas cola na Ferrari e busca manter boa forma mesmo sem Hülkenberg
+ GUIA 2025: Bearman chega à Haas embalado, mas desafio nº 1 é cair nas graças de Ocon
GUIA 2025: Verstappen busca penta da F1 em tempos de desconfiança na Red Bull
GUIA 2025: F1 chega aos 75 em ano que promete com Hamilton-Ferrari e Brasil no grid

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.