“Mais estável e previsível”: Aston Martin aposta em carro “quase 100% novo” para 2025
CEO e chefe da Aston Martin, Andy Cowell falou dos investimentos feitos na fábrica em Silverstone e exaltou o trabalho realizado por todos no desenvolvimento do AMR25, carro da temporada 2025 da Fórmula 1
Embora cautelosa, a Aston Martin alimenta um certo otimismo quanto às chances de realizar uma temporada 2025 muito melhor do que os anos anteriores na Fórmula 1. De acordo com Andy Cowell, CEO e chefe da equipe esmeraldina, todos na fábrica trabalharam muito para desenvolver um carro “quase 100% novo”, estável e mais previsível para Fernando Alonso e Lance Stroll.
O time liderado por Lawrence Stroll não tem medido esforços para criar uma base forte na busca pelo sucesso. Além da fábrica de última geração inaugurada em 2023, em Silverstone, e do próprio túnel de vento, a escuderia inglesa também investiu pesado na reformulação do corpo técnico, atraindo principalmente Adrian Newey, que saiu da Red Bull depois de 20 anos.
Sempre muito exigente, até mesmo o bicampeão do #14 destacou as mudanças que aconteceram na Aston Martin e disse acreditar que a equipe vai estar “em uma posição melhor” na briga contra as rivais em 2025. Cowell, por sua vez, garantiu que um enorme trabalho foi empreendido durante a intertemporada para fazer do AMR25 um bólido mais veloz e equilibrado do que os antecessores.
“Acho que temos uma boa compreensão do carro do ano passado. E o que trabalhamos durante o inverno foi tentar criar um carro que seja mais estável nas curvas e mais previsível de pilotar durante a corrida. Sentimos que isso nos recompensará bem em relação ao desempenho nas corridas, assim como em várias áreas onde podemos ver que havia melhorias a serem feitas”, disse em entrevista ao site Motorsport Week.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: GPTV alcança 2 milhões de espectadores e prepara novos formatos de exibição
“Então, trabalhamos nisso também durante o inverno. O pacote aerodinâmico do carro é quase 100% novo, um enorme esforço foi feito por todos na fábrica. Tudo isso graças ao investimento realizado na fábrica e à capacidade da equipe de operações em particular, mas também ao grupo de design”, continuou o chefe da Aston Martin, rasgando elogios aos profissionais em Silverstone.
“Esses grupos permitiram que a equipe de desenvolvimento aerodinâmico passasse vários finais de semana a mais no túnel de vento, e estou ansioso para ver como os resultados na pista se correlacionam com as medições feitas na fábrica”, concluiu.
A Fórmula 1 se aproxima da volta às pistas. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

