Hamilton cita perseguição, mas se diverte com fim do ‘modo festa’: “É um elogio à Mercedes”

A Fórmula 1 baniu o aumento de potência dos motores durante a classificação. Para Lewis Hamilton, vale até brincar: é a busca por tentar segurar a Mercedes

A partir deste fim de semana, do GP da Itália, o famoso ‘modo festa’ estará proibido na Fórmula 1. Tal prática é o conjunto de ajustes que aumentam a potência dos motores durante o treino de classificação. E a Mercedes, dona de todas as poles de 2020, foi quem desenvolveu o recurso, fazendo uso já há algumas temporadas. A força extra acaba quase sempre eliminando os adversários da disputa.

A nova diretiva da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), portanto, influencia diretamente Lewis Hamilton. Anteriormente, em Barcelona, o britânico já havia dito que considerava o banimento do ‘modo festa’ como uma “perseguição” à Mercedes. Agora, em Monza, o líder do campeonato “se diverte”.

“A FIA disse que o fim era para que eles pudessem fiscalizar o uso do motor ou algo do gênero. E aí veio a Red Bull e disse que eles é que pediram o banimento. Então, temos aí razões completamente diferentes”, comentou Hamilton, às vésperas da corrida italiana.

Em seguida, o hexacampeão ironizou a situação: “Acho que é um elogio à Mercedes, no fim das contas. Espero que os rapazes da fábrica vejam isso como um elogio ao fantástico trabalho que eles fazem com o motor”, continuou, mostrando que não superou o tema perseguição – tal como Toto Wolff, o chefe da equipe.

“Vamos continuar a trabalhar e melhorar dentro do que nos permitem fazer e vai ser interessante ver o que isso traz ao jogo durante o final de semana”, encerrou o inglês, dono do recorde de poles da Fórmula 1.

Hamilton fez a pole na Bélgica. Para repetir tal feito, a partir de agora é sem ‘modo-festa’ (Foto: Mercedes)

Valtteri Bottas, companheiro de Hamilton na Mercedes, entende que a diferença na classificação será pequena, mas que isso pode “melhorar na corrida”.

“E acho que nossa equipe vai tentar maximizar essa situação. Vamos ver como vai ser o final de semana, mas não creio que mude muita coisa. É apenas uma coisa estratégica a menos para se preocupar”, concluiu o finlandês, terceiro colocado no Mundial de Pilotos.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.