Herta joga limpo sobre chance de guiar pela Andretti na F1: “Não posso deixar passar”

Favorito de Mario Andretti em uma possível vaga na equipe, jovem piloto afirmou que pode ser a maior oportunidade para estar no grid da categoria

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Na semana passada, a Andretti entrou com um pedido na FIA para formar uma nova equipe na Fórmula 1 a partir de 2024. Mesmo com a entidade que controla a categoria não considerando a posição, Mario Andretti está otimista para que os carros do time americano estejam no grid e, até mesmo, já apontou Colton Herta como possível titular. A escolha deixou o jovem piloto de 21 anos animado em competir na F1.

Entre os seis pilotos que formam o grupo de pilotos da Andretti na Indy, Herta foi o único que conquistou vitórias pela equipe no ano passado. O norte-americano venceu três corridas (São Petersburgo, Laguna Seca e Long Beach), todas em circuitos mistos, e terminou o campeonato na quinta posição, com 455 pontos, 94 a menos que o campeão Álex Palou, da Ganassi.

Essa performance em seu terceiro ano na Indy, o segundo na Andretti, o colocou como potencial piloto da equipe na Fórmula 1 a partir de 2024, caso o pedido seja aprovado pela FIA. “Eu 100% quero Colton na Fórmula 1. Ele merece estar lá. Para mim, é um talento excepcional e precisa ser capaz de mostrar isso na F1”, afirmou Mario Andretti, pai de Michael, que lidera os negócios da família.

Andretti indicou candidatura à F1 em 2024, mas equipes demonstram resistência (Foto: Indycar)

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Posicionado como favorito para sentar no possível cockpit da equipe na F1, Herta não hesitou. “Eu não acho que você pode deixar passar uma oferta como essa”, começou, em entrevista ao jornal IndyStar. “O que acontece se eles colocarem dois caras que são absolutamente rápidos no carro, e então decidirem ‘bem, nós queremos mantê-los’, e você perdeu sua oportunidade? É tão difícil entrar na F1 que, se surgir uma oportunidade, não se pode simplesmente sentar e esperar”, acrescentou.

E a chance é considerada imperdível também por causa da sua idade daqui a dois anos. Em 2024, Herta terá 24, faixa etária considerada por ele limite para estrear na Fórmula 1, pois o histórico recente mostra que pilotos cada vez mais jovens iniciam a trajetória na categoria. Um dos maiores exemplos é o atual campeão mundial, Max Verstappen, que estreou aos 17 anos e venceu o Campeonato Mundial justamente aos 24 anos.

“Se você quer chegar à F1, tem de aceitar uma oferta que chega até você e, até agora, não tenho ofertas na F1. E em [2024], já terei 24 anos, o que, por mais bobo que pareça, é meio que fechando a linha do tempo para poder entrar na F1”, afirmou.

Porém, o piloto da Andretti terá que superar algumas questões para estar apto ao grid da Fórmula 1. A primeira e mais importante delas é a superlicença, que exige o acúmulo de 40 pontos em três anos. Como os pontos somados antes de 2021 não vão contar, Herta tem apenas 8 até o momento e vai precisar terminar as temporadas 2022 e 2023 acima do terceiro lugar no campeonato de pilotos da Indy para adquirir o número ideal.

COLTON HERTA; MICHAEL ANDRETTI;
Michael Andretti confirmou que Colton Herta seria o escolhido para ocupar um lugar na F1 (Foto: IndyCar)

A outra alternativa para conseguir alguns pontos preciosos é participar dos treinos da F1, desde que ultrapasse a marca de 100 km, para somar um ponto por cada sessão. Entretanto, Herta contou que a Andretti tinha um acordo junto a FIA para ceder a superlicença. “Eu poderia pilotar este ano na F1 e teria uma superlicença”, disse ele. “E não foi por qualquer tipo de irregularidade que a FIA ia apenas me dar uma licença. Eu conseguiria pontos suficientes para ter uma”, revelou.

A outra questão importante é a adaptação aos carros da F1, que tem uma abordagem diferente e vão exigir um maior nível de conhecimento a curto prazo do jovem piloto. Por isso, Herta não descarta a possibilidade de continuar correndo na Indy até 2024, enquanto participa de alguns testes e utiliza simuladores da F1.

“Acho que fazer um programa de testes ao lado da IndyCar é definitivamente factível”, disse. “Você não quer ficar indo e voltando toda semana mudando seu estilo de pilotagem constantemente, mas é definitivamente possível fazer isso durante a temporada da IndyCar”, acrescentou.

“Temos alguns grandes intervalos entre as corridas, dias em que posso voltar depois de um teste de F1 e entrar no simulador da IndyCar e retomar o ritmo. Mas se é realmente um programa de teste completo que começa a me afastar do que estou realmente competindo, acho que talvez precise analisar isso mais profundamente e ver o que é necessário”, completou.

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Enquanto a Andretti aguarda a resposta definitiva da FIA, Herta continua focado na Indy e tem como objetivo ser campeão da categoria. “Meu objetivo é ganhar o campeonato”, apontou.

A temporada 2022 da Fórmula Indy tem início neste domingo (27), com o GP de São Petersburgo, justamente uma das pista que o piloto da Andretti venceu no ano passado.

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