Hamilton espera mais ações da FIA para recuperar confiança em relação

Depois do episódio em Abu Dhabi, o heptacampeão afirmou que espera por mudanças consistentes e precisas da entidade que controla a F1

MERCEDES APRESENTA W13, CARRO PARA A TEMPORADA 2022 DA FÓRMULA 1 | React

Pouco mais de dois meses depois da sua última aparição em público, Lewis Hamilton voltou a falar sobre a polêmica relacionada às voltas finais do GP de Abu Dhabi do ano passado. Em entrevista durante a apresentação do novo carro da Mercedes para a próxima temporada, o W13, o heptacampeão mundial exaltou a mudança na direção de provas promovida pela FIA, mas reiterou que ainda há muito a ser feito para que sua confiança sobre a entidade máxima seja recuperada.

Quando Nicholas Latifi acertou o guard-rail nas voltas finais da última etapa em 2021, Hamilton, que era líder e caminhava a passos largos rumo ao oitavo título mundial quando tinha 12 segundos de vantagem para Max Verstappen, viu o surgimento do caos. De dentro do cockpit durante o safety-car, ele acompanhou as controversas decisões do então diretor de provas, Michael Masi, que o deixou vulnerável e o fez ser ultrapassado na última volta.

Demonstrando irritação no rádio ao final da prova, quando questionou a decisão dos comissários e disse: “Isso foi manipulado”, o inglês perdeu a confiança no sistema que rege a Fórmula 1, preferiu ficar afastado das redes sociais por dois meses e passou reflexões antes de voltar do período sabático.

“É claro que ao final das temporadas, você pensa se está disposto a comprometer o tempo e o esforço necessários para ser campeão do mundo”, iniciou. “Mas isso foi agravado por um fator significativo. E acho que, no final das contas, com um esporte que amei toda a minha vida, houve um momento em que obviamente perdi um pouco da fé no sistema”, acrescentou.

Lewis Hamilton está motivado para a temporada 2022 (Foto: Mercedes)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2.

Ainda de acordo com Hamilton, o episódio em Yas Marina mostrou que apenas entrar no carro e pilotar não garante que será campeão do mundo. “Acho que muitas pessoas subestimam o que é preciso para ser um campeão mundial. E há tantas partes envolvidas. Não é apenas aparecer e pilotar o carro”, afirmou.

Depois de toda a polêmica que abasteceu as discussões no mundo da F1, Hamilton avaliou que o período fora o fez voltar mais determinado a fazer o melhor. Entretanto, o piloto de 37 anos espera também pelo melhor da FIA. O primeiro passo foi dado com a saída de Michael Masi e as chegadas de Niels Wittich e Eduardo Freitas, que vão se alternar no posto de diretor de provas, e terão a assistência do veterano Herbie Blash. “Temos que ver a ação real e acho que levará um pouco de tempo”, analisou.

Mesmo com as mudanças no comando durante as provas, a entidade máxima do esporte ainda não recuperou a confiança do heptacampeão. “Ganhar a confiança é algo que se constrói durante um longo período de tempo. Então, embora eu não tenha previsto, esse anúncio é talvez o primeiro passo. Mas isso ainda não muda necessariamente tudo”, ressaltou.

Leia também

+ Hamilton reitera amor pela Fórmula 1 e declara: “Nunca disse que eu ia parar”
+ Mercedes estreia W13 em shakedown com Hamilton e Russell em Silverstone

Porém, mesmo mostrando-se positivo com a medida, Hamilton continuará atento e não deixará de cobrar por novas ações. “Embora não possamos mudar o passado, e nada realmente será capaz de mudar a maneira como me senti, e como me sinto sobre a situação, é bom ver que a FIA está tomando medidas visando melhorias”, refletiu o britânico.

“Mas temos que nos certificar de que estamos de olho nisso e garantir que realmente estamos vendo essas mudanças, e que as regras serão aplicadas de forma justa, precisa e consistente”, completou

Depois da apresentação do novo carro, Hamilton já foi à pista para dar as suas primeiras voltas com o W13, em evento shakedown em Silverstone. Agora, o experiente piloto e seu novo companheiro, George Russell, se preparam para os testes de pré-temporada, que têm início na próxima quarta-feira (23), em Barcelona.

A temporada da Fórmula 1 começa no próximo dia 20 de março, com o GP do Bahrein.

VOLTA DE HAMILTON NA FÓRMULA 1 SE INSPIRA NA DERROTA PARA ROSBERG EM 2016
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.