Verstappen reconhece final “insano” no GP de Abu Dhabi: “Finalmente, um pouco de sorte”

Holandês exaltou a atuação de Sergio Pérez, se declarou à Red Bull e ressaltou que foi a primeira vez que teve sorte, já que o safety-car mudou a história da corrida em Yas Marina

Lewis Hamilton bem que tentou, mas Max Verstappen levou a melhor no GP de Abu Dhabi para assegurar o primeiro título da carreira na Fórmula 1. Largando na frente do rival da Mercedes, o holandês perdeu a ponta na largada, mas acabou beneficiado por um safety-car causado por Nicholas Latifi com cinco voltas para o fim para vencer a disputa em Yas Marina.

A Red Bull começou a decisão do título com a vantagem da pole-position, mas Hamilton rapidamente anulou a posição de Verstappen, já que saiu melhor para tomar a frente. Max tentou passar ainda nos primeiros metros e forçou o adversário para fora da pista. Lewis chegou até a cortar caminho, mas os comissários da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) entenderam que o titular da Mercedes compensou o tempo ganho ao reduzir o ritmo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Max Verstappen garantiu o primeiro título da Holanda em Abu Dhabi (Foto: Kamran Jebreili/Getty Images)

LEIA TAMBÉM
# Campeão, Verstappen consolida troca de guarda e fim da dinastia Hamilton na F1
# Verstappen triunfa em rivalidade contra nêmesis de uma vida apenas aos 24 anos
# Verstappen vence batalha árdua em primeiro título e sinaliza nova era na Fórmula 1
# Red Bull enfim entrega carro vencedor e dá condição de título a Verstappen na F1

Cinco voltas após parar, no giro 20, Hamilton precisou travar um intenso duelo com Sergio Pérez, que tinha sido incumbido da missão de segurar o heptacampeão para facilitar a aproximação de Verstappen. O mexicano, com pneus macios desgastados, fez o que pôde, mas Lewis tomou a posição para o que parecia ser o caminho ao oitavo título.

Na reta final da disputa, um safety-car virtual abriu uma nova possibilidade para Max, mas o holandês não conseguiu cortar a vantagem de mais de 13s. E, apesar de ter feito o pit-stop mais cedo do que o inicialmente previsto, o britânico conseguiu conservar os pneus.

Restando só cinco voltas para o fim da corrida, Nicholas Latifi causou um safety-car na curva 14. Max correu para os boxes para calçar pneus macios, enquanto Lewis desabafou com palavrão pelo rádio, mas não foi chamado para o pit-stop.

Inicialmente, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) determinou que os retardatários não poderiam ultrapassar, o que motivou protestos da Red Bull. A entidade, então, mudou de ideia já na ‘cara do gol’ e liderou a passagem, o que deixou Lewis para se defender do ataque de Max.

Sem pneus, Verstappen atacou e passou Hamilton em Abu Dhabi, assegurando o primeiro título da carreira e o quinto da Red Bull na Fórmula 1.

“É inacreditável. Ao longo de toda a corrida, fiquei lutando para ter uma oportunidade na volta final, é inacreditável. Estou com cãibras. É insano”, disse Verstappen. “Não sei o que dizer. Minha equipe e a Honda merecem. Eu os amo muito e realmente curto trabalhar com todos eles. Este ano foi inacreditável”, seguiu.

“Finalmente, um pouco de sorte para mim”, frisou. “Também preciso dizer um grande obrigado ao Checo. Ele estava guiando com o coração hoje, foi um ótimo trabalho de equipe e ele é um companheiro incrível”, elogiou.

Max ainda se declarou a Red Bull e torceu por uma longa parceria na Fórmula 1.

“Minha equipe sabe que eu a amo e espero que possamos continuar juntos por 10, 15 anos. Não há motivo para mudar nunca. Quero ficar com eles pelo resto da minha vida. Espero que eles me deixem”, comentou. “Christian [Horner] e Helmut [Marko] confiaram em mim para estar no time em 2016. Nossa meta era sermos campeões e agora fizemos isso”, completou.

A F1 lança campanha para defender e incentivar vacinação contra a Covid-19 (Vídeo: F1)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.