Verstappen vence 13ª corrida na temporada e iguala recorde de Schumacher e Vettel

Assim como Michael Schumacher em 2004 e Sebastian Vettel em 2013, bicampeão mundial chegou ao 13º triunfo do ano, em Austin. Piloto da Red Bull tem 3 chances para se tornar dono isolado do recorde de mais vitórias em uma mesma temporada

Nem mesmo um erro da Red Bull nos boxes tirou a vitória de Max Verstappen no GP dos Estados Unidos de Fórmula 1, neste domingo (23). O triunfo do holandês coroou a conquista taurina no Mundial de Construtores, mas não só isso. Outra marca importante foi atingida: ao cruzar a linha de chegada em Austin na 1ª colocação, o bicampeão mundial alcançou a 13ª vitória da temporada e igualou o recorde de triunfos em um mesmo ano.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Verstappen tem 13 vitórias em 19 corridas em 2022, aproveitamento de 68,42% — exatamente os mesmos números conquistados por Sebastian Vettel na temporada de 2013 da principal categoria de automobilismo do mundo.

Michael Schumacher, por sua vez, tem os mesmos 13 triunfos — mas conquistados ao longo de 18 provas em 2004, o que evidentemente melhora o percentual de aproveitamento: 72,22%.

Michael Schumacher foi absolutamente dominante em 2004 (Foto: Reprodução)

No Circuito das Américas, Verstappen caminhava para uma vitória tranquila — até que, com 21 voltas ainda pela frente, a Red Bull teve dificuldades para tirar o pneu dianteiro esquerdo após a pistola responsável por desaparafusar travar, durante parada nos boxes. O holandês ficou atrás de Charles Leclerc e de Lewis Hamilton, mas tinha tempo. Logo, passou a Ferrari. A ultrapassagem sobre o heptacampeão veio com menos de cinco voltas para fim. 

“Essa vai para Dietrich Mateschitz [dono da Red Bull, que morreu no sábado]. Dei tudo o que eu tinha, mesmo com aquela pit-stop. Continuei acelerando. Parabéns, pessoal, uma temporada incrível. Vocês merecem a conquista dos Construtores. Três chances mais para adicionar [na lista de vitórias no ano]”, afirmou Verstappen no rádio, logo após o triunfo em Austin.

Max Verstappen ganhou a 13ª na temporada (Foto: Red Bull Content Pool)

Além do GP dos Estados Unidos, o holandês conquistou vitórias em Jedá, Ímola, Miami, Catalunha, Baku, Montreal, Paul Ricard, Hungaroring, Spa-Francorchamps, Zandvoort, Monza e Suzuka.

A temporada 2022 da Fórmula 1 continua no próximo fim de semana, entre os dias 28 e 30 de outubro, com o GP da Cidade do México, no circuito Hermanos Rodríguez. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

F1 AO VIVO: VERSTAPPEN 1º, HAMILTON 2º E RED BULL CAMPEÃ NOS ESTADOS UNIDOS | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.