Diretor diz que F1 visa “mandar mensagem” sobre segurança com multa a Hamilton

Lewis Hamilton tirou o cinto de segurança para pegar bandeira do Brasil após vitória e foi multado. Michael Masi pensa nas categorias juvenis e concorda com punição

VERSTAPPEN JOGOU CARRO SOBRE HAMILTON EM SP E MERECE PUNIÇÃO?

Após conquistar a vitória no GP de São Paulo saindo da décima posição, Lewis Hamilton parou ao lado da pista em sua volta de comemoração para pegar uma bandeira brasileira, em homenagem feita a seu ídolo, Ayrton Senna. No entanto, o britânico tirou seu cinto de segurança para pegar o item, no que foi multado pelos comissários em € 5 mil (pouco mais de R$ 31 mil). O diretor de provas da F1, Michael Masi, concordou com a decisão.

“É um item de segurança. Acho que os comissários deixaram claro em sua decisão, não é sobre parar comemorações”, destacou. “No ápice do esporte a motor, é um item de segurança, mas também está passando a mensagem para todos de que esse tipo de comportamento não é aceitável”, disse, se referindo a outras categorias do automobilismo, em especial as inferiores da FIA, como F2 e F3.

Masi continuou a explicar o que pensaram os comissários. De acordo com o delegado-técnico, não haveria problema diminuir o aperto do cinto dentro do cockpit, já que trata-se de uma volta em velocidade consideravelmente menor do que em ritmo de corrida. No entanto, Hamilton tirou completamente a peça, em ação inaceitável na visão do diretor.

“Obviamente todos sabem dessa regra, já foi discutida antes, provavelmente em torno de 18 meses atrás”, explicou. “E estou ciente de que foi discutida também durante o tempo de Charlie [Whiting, ex-diretor de prova da F1]. Os pilotos foram lembrados de que, obviamente, em voltas de resfriamento, não tem problema afrouxar o cinto. Mas precisa continuar preso”, ressaltou o dirigente.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

LEWIS HAMILTON; MATHEUS SERVELLO; GP DE SÃO PAULO; F1;
Lewis Hamilton agradeceu pelo gesto de lhe entregarem a bandeira (Foto: Reprodução/Instagram)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Na decisão dos comissários, os fiscais indicam não terem intenção de atrapalhar a comemoração de Hamilton pela vitória, mas principalmente dar o exemplo para as categorias inferiores.

“Baixas velocidades nesses carros [de F1] ainda são muito rápidas para um ocupante sem cinto”, diz o comunicado. “Além disso, pilotos de F1 dão o exemplo para as categorias juvenis. É de suma importância que as categorias inferiores aprendam a importância de usar todos os itens de segurança do carro, em todos os momentos”, apontaram os comissários da FIA.

O GRANDE PRÊMIO encontrou os donos da bandeira que Hamilton pegou ao final do GP de São Paulo, com uma curiosidade envolvida: o dono do item estava torcendo para Max Verstappen, principal rival de Lewis na briga pelo título. Você pode conferir essa história completa clicando aqui.

A Fórmula 1 ainda tem três etapas pela frente na temporada de 2021: Catar, Arábia Saudita e Abu Dhabi. A primeira parada será no Circuito de Losail, na estreia do país catariano no calendário da categoria, entre os dias 19 e 21 de novembro.

Todos os ângulos da polêmica disputa entre Max Verstappen e Lewis Hamilton no Brasil (Vídeo: Fórmula 1)
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar