Hülkenberg destaca “rápido progresso” da Haas, mas prevê corrida “difícil” no Japão

Alemão de 36 anos afirmou que departamento aerodinâmico resolveu muitos problemas crônicos de 2023, mas que vida será dura em Suzuka

Nico Hülkenberg tem sido um dos destaques positivos da Fórmula 1 em 2024. Após as três primeiras corridas da temporada, o experiente piloto marcou pontos nas etapas da Arábia Saudita e da Austrália, sendo que em Melbourne viu o companheiro de equipe, Kevin Magnussen, da mesma maneira chegar no top-10. No entanto, o alemão freou a empolgação e indicou que o GP do Japão, marcado entre os dias 5 e 7 de abril, será complicado para a Haas.

Hülkenberg acredita que a equipe, agora liderada por Ayao Komatsu, possui um caminho promissor e destacou o trabalho desenvolvido pelo departamento de aerodinâmica, que, segundo o alemão, solucionou falhas que acompanharam a Haas no ano passado. Entretanto, visando a corrida do início do próximo mês, em Suzuka, o piloto de 36 anos não crê que estará na zona de pontuação novamente.

“Acho que progredimos muito em pouco tempo. Em dezembro, o pessoal de aerodinâmica encontrou bastante desempenho e, de alguma forma, resolveu os problemas que tivemos em 2023. Isso significa muito mais consistência para as corridas e, portanto, melhor vida útil para os pneus”, argumentou Hülkenberg.

“Mas Suzuka pode ser uma pista difícil para nós, pois é um circuito com características de alta velocidade”, revelou.

Nico Hülkenberg satisfeito com início de temporada de sua equipe (Foto: Haas)

Com quatro pontos neste ano, a Haas ocupa a sétima colocação entre as dez equipes do campeonato e foi ultrapassada pela RB [Visa CashApp RB] após o GP da Austrália. Na ocasião, Yuki Tsunoda chegou na sétima posição e garantiu os seis tentos do time de Faenza, na Itália.

Em decorrência de ter andado próximo a RB nas três corridas de 2024, Hülkenberg foi perguntado se a disputa pelo sexto posto no Mundial de Construtores se tornaria um duelo entre Haas e os liderados de Laurent Mekies. O alemão se esquivou e pregou respeito aos demais adversários.

“Ainda temos de ser cautelosos. Obviamente, em Jedá, o trabalho em equipe ajudou as coisas e estivemos muito próximos da AlphaTauri [RB] na Austrália”, disse.

“Não vi a Sauber em Albert Park, assim como Williams e Alpine, mas é muito pouca [diferença] e pode acontecer qualquer oscilação, então sempre precisamos maximizar os ganhos em cada sessão, em cada final de semana”, prosseguiu.

Nico Hülkenberg celebrou evolução da Haas em ritmo de corrida (Foto: Haas F1 Team)

Além da melhora que o VF-24 representa ante o carro anterior da Haas, Hülkenberg indicou que o fator sorte também tem ajudado em seu início de temporada.

“Acho que tudo tem corrido bem para nós, talvez, tenha tido um pouco de sorte, o que sempre é agradável. Eventualmente, o acaso pode jogar favorável ao outro lado. O importante é que evoluímos nosso carro e estamos mais fortes em tudo”, finalizou.

Fórmula 1 retorna com a temporada 2024 no próximo final de semana, entre os dias 5 e 7 de abril, com o GP do Japão, em Suzuka.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.