Organização espera circuito de Jedá “um pouco mais rápido” após mudanças para F1 2022

Depois de algumas reclamações dos pilotos da Fórmula 1, o circuito de Jedá, na Arábia Saudita sofreu modificações para melhorar questões de segurança

SIDEPODS DA MERCEDES W13: BURRADA OU JOGADA DE MESTRE NA FÓRMULA 1?

Depois de enfrentar algumas críticas no ano passado, quando estreou no calendário da F1, o circuito de Jedá passou por algumas modificações visando questões de segurança. Agora, o palco do GP da Arábia Saudita está pronto para receber os carros da categoria e a organização espera uma prova ainda mais veloz.

O circuito saudita teve apenas quatro meses para fazer as reformas necessárias entre a prova do ano passado e o GP de 2022, que acontece no fim de março. Na primeira participação, a corrida foi interrompida diversas vezes para retirada de carros ou mesmo acidentes.

A primeira e mais importante mudança é para melhorar a visibilidade nas curvas de alta velocidade, que tinham muros bem próximos, deixando os pilotos sem referência. De acordo com o site Racing News 365, a Companhia de Automobilismo da Arábia Saudita divulgou que as curvas 2, 3, 14 e 21 terão os muros afastados de um metro e meio a dois metros da pista.

JEDÁ; JEDDAH; ARÁBIA SAUDITA; F1; FÓRMULA 1;
Circuito de Jedá, na Arábia Saudita, terá cinco mudanças para 2022 (Foto: Fórmula 1/Twitter)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Martin Whitaker, diretor-executivo da prova, afirmou ao site RaceFans que prestou atenção a algumas preocupações específicas dos pilotos na pista de Jedá.

“A FIA e a Fórmula 1 pediram atenção em 12 ou 15 curvas do circuito. Nada era um grande problema, apenas envolvendo questões de visibilidade porque como a velocidade da pista é alto, os pilotos chegavam rapidamente nos carros mais lentos”, disse o dirigente.

“Acho que o problema nem era tanto na corrida, mas nos treinos, quando alguns carros tiravam o pé para fazer uma volta rápida. A FIA pode tomar providências a respeito disso, claro, pois os pilotos podem definir no briefing onde diminuir ou não”, seguiu.

Apesar das mudanças, Whitaker aponta que o circuito continuará com sua característica veloz e que pode até mesmo ficar ainda mais rápido nesta temporada. A grande mudança no traçado é na curva final, a 27, onde Verstappen bateu no final de sua última volta rápida na classificação e perdeu a chance de largar na pole position. O circuito será alargado por um metro e meio na saída da curva, dando mais espaço para os carros antes da reta principal.

“O desenho do traçado continua o mesmo, exceto pela curva 27 [a última da pista]. As linhas continuam a mesma, só recuamos algumas barreiras, então isso melhorou as linhas de certas curvas. Isso pode tornar [o circuito] um pouco mais rápido, imaginamos, se já não for veloz o suficiente”, concluiu.

No ano passado, Lewis Hamilton fez a pole-position para o GP da Arábia Saudita com um média de 253 km/h, a segunda mais veloz do calendário. A primeira segue Monza, na Itália, com média de 258 km/h.

GUIA FÓRMULA 1 2022
Fórmula 1 vive temporada de revolução e torce por reedição de batalha épica
Caçador experiente, campeão Verstappen passa a ser maior das caças da F1
Desafiante e mordido, Hamilton vai atrás de melhor versão em revanche na F1
Novo regulamento vira prato cheio para chance de ouro de veteranos do grid da F1

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.