Perto do título do DTM, Wehrlein considera Manor e reafirma desejo de disputar F1 em breve: “Ficaria muito feliz em ir”

A um fim de semana de conquistar o importante título do DTM, Pascal Wehrlein pode disputar o Mundial de F1 em 2016. O talentoso alemão de 20 anos é reserva da Mercedes, que pode encaixá-lo na Manor, equipe que contará com o suporte técnico da escuderia prateada a partir da próxima temporada

A temporada 2015 do DTM termina no fim de semana de 17 e 18 de outubro com a disputa da rodada dupla de Hockenheim, na Alemanha. Mesmo brigando contra pilotos muito mais experientes, o alemão de 20 anos já venceu duas vezes neste ano e soma 165 pontos, contra 128 de Edoardo Mortara e 127 de Mattias Ekström, ambos da Audi, e tem tudo para assegurar a taça já na primeira corrida da etapa. E depois disso, Wehrlein não esconde que sua meta é a F1. Para chegar lá, o talentoso piloto conta com todo o respaldo da Mercedes.

Wehrlein ocupa o posto de piloto reserva e de testes da Mercedes desde 2014. Mas como na F1 dos dias atuais os testes são muito restritos, a equipe alemã acompanha seu desenvolvimento no DTM. O crescimento de Pascal no Campeonato Alemão de Turismo é cada vez mais evidente, de modo que sua ascensão à principal categoria do automobilismo é questão de tempo.

Muito perto do título do DTM, Wehrlein conta com o respaldo da Mercedes para estrear na F1 em 2016 (Foto: DTM)

Mas com Lewis Hamilton e Nico Rosberg sob contrato de longa duração, uma alternativa para Wehrlein para 2016 é correr pela Manor. A equipe britânica vai contar com os motores Mercedes a partir da próxima temporada, e Wehrlein é cotado para ser um dos pilotos do time.

A Manor Marussia usou do mesmo expediente enquanto parceira da Ferrari. Entre 2013 e 2014, a equipe, então cliente da fábrica de Maranello, contou com Jules Bianchi como um dos seus pilotos. A nova aliança entre Manor e Mercedes poderia proporcionar a Wehrlein um lugar na F1 enquanto espera pelo sonho de ser titular da Mercedes.

Em entrevista à revista alemã ‘Auto Bild’, Toto Wolff, diretor-esportivo da Mercedes, elogiou o trabalho feito por Wehrlein e garantiu que o objetivo é coloca-lo na F1 em breve. “Pascal é atualmente o líder no DTM, então seu principal foco é vencer lá. Mas ele tem todas as características de um piloto de F1. De modo que nós gostaríamos de acomodá-lo [na F1]. Antes de tudo, teria de haver um lugar para ele”, disse.

Por sua vez, Pascal deixou claro que considera as alternativas disponíveis para disputar o Mundial de F1 no ano que vem. Entre elas, está a própria Manor, que ainda não definiu seus pilotos para a próxima temporada.

“Toto tem de decidir como proceder. Se ele vê um caminho para me colocar na F1, então eu ficaria muito feliz em ir. A melhor forma seria, obviamente, a Mercedes, mas provavelmente não há chance para isso. Então você tem de prestar atenção nas alternativas disponíveis”, comentou o piloto.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.