Ponto para volta mais rápida está longe de mudar panorama da F1, mas anima parte chata das corridas
A Fórmula 1 raramente tem corridas com final agitado. O ponto extra ao dono da volta mais rápida ajuda a mudar o panorama: como se viu no GP da Austrália, os pilotos estão dispostos a se arriscar pela bonificação, trazendo alguma imprevisibilidade aos últimos giros

Ao contrário do que chegou a se imaginar anteriormente, o ponto extra foi considerado importante pelos pilotos. O top-3 inteiro correu atrás disso. Charles Leclerc foi o único a remar contra a maré, seguindo instruções da Ferrari para seguir na pista e atrás de Sebastian Vettel, ao invés de fazer um pit extra para tentar algo com pneus novos. As equipes intermediárias também deram de ombros, mas em um cenário que já era previsível – ninguém tinha velocidade suficiente para desafiar Bottas, ou margem suficiente para trocar pneus e tentar algo com borracha nova.

Mônaco, por exemplo: é espero pedir que os pilotos levem ao limite um bólido com pneus mais gastos em um traçado que pune erros com facilidade? Na chuva: pilotar com agressividade e arriscar uma escapada para levar o tão desejado pontinho? E existe mais uma questão, que deve predominar no segundo semestre: conforme as unidades de potência se aproximarem do limite da vida útil, vai valer a pena arriscar uma quebra para tentar a volta mais rápida?
GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?
Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube