Por teto de gastos, Mercedes desiste de testes com pneus 18″ da Pirelli na França

Para não criar mais gastos em 2021, a Mercedes abandonou os testes com os novos pneus da Pirelli, programados para a próxima semana, em Paul Ricard. Com isso, a Ferrari vai realizar as sessões em pista molhada no circuito francês

Trailer dos personagens clássicos do F1 2021 (Vídeo: Codemasters)

A Mercedes deve se ausentar dos testes com os pneus Pirelli de 18″, previstos para estrearem na Fórmula 1 na próxima temporada. A equipe que venceu os últimos sete campeonatos não vai a Paul Ricard, na França, por conta do teto de gastos implementado pela categoria.

No cronograma, a Mercedes entraria na pista francesa nos dias 25 e 26 de maio para avaliar os compostos em pista molhada. A decisão foi confirmada por Toto Wolff, chefe da equipe, na entrevista coletiva antes do GP de Mônaco.

“Sim, está certo. Estamos tentando nos adequar ao teto de gastos, o que não é fácil. Não conseguiríamos ter gastos relacionados com os testes de pneus e não seria possível enviar nossos mecânicos em uma longa jornada”, afirmou Wolff.

LEWIS HAMILTON; PIRELLI; 18"; ÍMOLA; MERCEDES; TESTES; PNEUS 18";
Lewis Hamilton testou os pneus 18″ após a etapa de Ímola deste ano (Foto: Pirelli)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

O teto orçamentário, implementado neste ano, restringe as equipes a um gasto máximo de US$ 145 milhões (aproximadamente R$ 767 milhões) para toda a temporada. Com a ausência da Mercedes, que já tinha testado os pneus 18″ da Pirelli após a etapa de Ímola, a Ferrari vai realizar os testes em Paul Ricard.

“Na Ferrari, nós sempre falamos que o verão de 2022 é nossa prioridade em relação a 2021 e testar os pneus Pirelli ajudaria a desenvolver os compostos. Acredito que é importante para nós. Tivemos a sorte de não bater em Ímola, então eventualmente tivemos menos gastos que a Mercedes”, disse Mattia Binotto, chefe da escuderia italiana, lembrando o forte acidente de Valtteri Bottas no GP da Emília-Romanha.

Em julho, pouco depois do GP da Áustria, a AlphaTauri vai testar pela primeira vez os pneus de 18” da Pirelli em 2021, nos dias 6 e 7 de julho. Também no sétimo mês, a Red Bull testa no dia 20, enquanto Aston Martin e Haas vão ter dois dias de pista, entre 20 e 21, em Silverstone, com pneus slicks.

Na Hungria, antes da pausa para as férias de verão, Mercedes e McLaren vão testar os pneus slicks de 18” da Pirelli em 3 de agosto. A McLaren volta à pista ao lado da Ferrari para fechar os trabalhos em Hungaroring no dia 4. O cronograma de testes da Pirelli com os protótipos para 2022 com a Alpine, que vai testar os compostos para pista molhada em Magny-Cours entre 15 e 16 de setembro.

Os novos pneus seriam introduzidos no Mundial neste ano, assim como a nova geração de carros, em processo de revolução da F1. No entanto, todas as mudanças foram adiadas de 2021 para 2022 em razão dos efeitos da pandemia e da necessidade de cortar custos por conta dos prejuízos registrados no ano passado por conta de um calendário mais enxuto e com corridas sem público.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.