Rainha Elizabeth II nutriu amizade próxima com Stewart que durou mais de 50 anos

A Rainha Elizabeth II, que morreu nesta quinta-feira (8), esteve ligada a figuras da Fórmula 1 por muito tempo com diversas honrarias entregues a pilotos. A mais forte ligação, entretanto, foi com o tricampeão mundial Jackie Stewart

DRUGOVICH NA F1: ACORDO COM ASTON MARTIN ENCAMINHADO | TT GP #68

Muitas vezes, dentro de um esporte tradicional como a Fórmula 1, os grandes personagens da história são tratados como família real. Verdadeiras majestades de uma história longa e estrelada que os tornaram imortais dentro daquele universo e para aquele público. Há, entretanto, gente tida como nobre de verdade. O mundo não vive nos tempos do absolutismo, mas reis e rainhas, príncipes e princesas, seguem títulos atribuídos a seres humanos. E nenhum monarca contemporâneo é mais famoso ou influente que a rainha Elizabeth II, da Inglaterra, morta nesta quinta-feira (8), aos 96 anos de idade. Durante mais de cinco décadas, a majestade da vida real teve amizade bastante próxima a um membro da nobreza da velocidade: Jackie Stewart.

WEB STORY
A relação da rainha Elizabeth II com a Fórmula 1

Embora não haja uma linha do tempo sobre quando exatamente Stewart conheceu a rainha, a ligação com a família real começou não depois de 1971. Foi nesta ano que Stewart foi eleito o Esportista Masculino do ano na premiação do jornal Daily Express. Enquanto isso, a princesa Anne foi eleita a Esportista Feminina do ano. Naquele 1971, Stewart fora campeão bicampeão mundial de f1, enquanto Anne se tornara campeã europeia individual no hipismo. Os dois e as respectivas famílias se encontraram nas comemorações, no Hotel Savoy, em Londres.

Ainda em 1971, Jackie recebeu a honraria de se tornar membro da Ordem do Império Britânico. Receberia o título de cavaleiro 30 anos mais tarde, em 2001.

Apaixonada por esporte, Anne revelou certa vez ter escapado do Palácio de Buckingham sem anuência da rainha para assistir um GP da Inglaterra, em Silverstone, e torcer para Stewart. A relação da princesa com o piloto e a esposa, Helen Stewart, com quem é casado desde 1962, ficou mais próxima com o passar do anos. Tanto que Helen é madrinha da filha de Anne, Zara Tindall, campeã mundial e medalhista olímpica no hipismo, além de neta da rainha. A princesa Anne, inclusive, foi convidada por Stewart para escrever o prefácio de sua autobiografia.

VEJA TAMBÉM
O dia em que Hamilton tomou bronca da rainha Elizabeth II por falta de etiqueta à mesa
Fórmula 1 lamenta morte da rainha Elizabeth II aos 96 anos: “Estamos de luto”
“Mulher incrível”: mundo do esporte a motor reage a morte da rainha Elizabeth II

Rainha Elizabeth e Jackie Stewart no aniversário de 80 anos do ex-piloto (Foto: PA)
Paddockast #164: Felipe Drugovich vai estar na F1 2023?

Mas, além de Anne, a relação dos Stewart com a rainha Elizabeth II ganhou tração. Com o passar dos anos, o tricampeão mundial [1969, 1971 e 1973] esteve em diversos eventos reais e atendeu a eventos reservados. Visitou o Castelo de Balmoral, na Escócia de Stewart, de propriedade privada da família Windsor — não pertence oficialmente à Coroa —, local de descanso e onde a rainha gostava de ficar e onde escolheu morrer. Também esteve na casa de campo de Sandrigham, outro dos locais favoritos da monarca.

Recentemente, em 2021, Stewart esteve junto à rainha na Abadia de Westminster durante o funeral do príncipe Phillip, com quem foi casada por 74 anos.

Em 2019, quando Jackie Stewart completou 80 anos, realizou um almoço de comemoração na sede do Automóvel Clube Real, na tradicional rua Pall Mall, em Londres. Para surpresa geral, dos passantes, a rainha Elizabeth II foi presença registrada na festa. Ainda foi fotografada conversando na calçada com Stewart no fim da festa, enquanto o ex-piloto acompanhava a monarca até o carro.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A parte da imprensa inglesa que cobre a família real diz há anos que a relação entre os dois se tornou de confidentes. Uma das poucas declarações públicas de Stewart sobre a rainha veio depois da majestade participar de um breve esquete cômica com o personagem de desenho Urso Paddington para as comemorações do jubileu de platina, em junho deste ano.

“A rainha não deveu nada a Sean [Connery, já falecido e muito amigo do ex-piloto]. Era como se ela fosse uma profissional! Foi sensacional ver a maneira como fez aquilo e foi incrível para que as pessoas vejam como a rainha é de verdade”, falou.

A rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (8), no Castelo de Balmoral, na Escócia.

EXCLUSIVO: FITTIPALDI É SONDADO POR EQUIPES DA F1 E IMPRESSIONA CAMPEÃO
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.