Red Bull cita “atualizações seletivas” e diz que aproximação de rivais “é inevitável”

De acordo com Christian Horner, a Red Bull chegou "ao topo da curva" de desenvolvimento e, por isso, rivais devem continuar se aproximando dos taurinos

Apesar de ainda ter uma margem confortável na liderança do Mundial de Construtores e também no de Pilotos com Max Verstappen, a vantagem da Red Bull em relação às rivais nitidamente está diminuindo na pista. Christian Horner, chefe do time de Milton Keynes, admitiu que não está surpreso, já que, de acordo com ele, “é inevitável” que isso aconteça.

Nas duas últimas etapas, em Miami e Ímola, respectivamente, McLaren e Ferrari introduziram robustas atualizações em seus carros e, por isso, se tornaram mais competitivas. Em solo-americano, Lando Norris superou Verstappen, quase repetindo o feito na prova seguinte, no GP da Emília-Romanha, quando cruzou a linha de chegada com míseros 0s725 de desvantagem para o neerlandês. Enquanto que a Ferrari, por sua vez, mostrou ser a equipe mais forte durante esta sexta-feira (24), em Mônaco, com Charles Leclerc encerrando o primeiro dia de atividades como o mais rápido, ligando o sinal de alerta na garagem taurina.

Horner, porém, disse que a aproximação das rivais é uma tendência, principalmente considerando que a Fórmula 1 entrou em seu terceiro ano sob o novo regulamento, introduzido em 2022. “É inevitável, estamos no terceiro ano desses regulamentos, então é inevitável que haja convergência”, afirmou o dirigente ao portal neerlandês RacingNews365.

“É incrível que tenhamos conseguido permanecer à frente por tanto tempo, mas à medida que os carros convergem em aparência e forma e, portanto, em tempos de volta, é inevitável que haja uma forte concorrência”, continuou. “Esperamos que seja o caso em Mônaco, pois é um traçado único no calendário e, claro, tudo se resume a ter uma boa volta [na classificação]”, destacou.

Red Bull não teve um bom primeiro dia de atividades em Mônaco (Foto: Red Bull Content Pool)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Entre as principais forças do grid, a Red Bull foi a única que ainda não introduziu um pacote maior de atualizações no RB20, pois, segundo Christian, eles estão chegando “ao topo da curva” de desenvolvimento. Ao mesmo tempo, o mandatário garantiu que a maior pressão na busca por melhorias “vem exatamente de dentro da equipe”.

“Somos um pouco mais iterativos, então obviamente trouxemos algumas peças aqui e ali. Mas quando se começa a chegar ao topo da curva, você entra em uma lei de rendimentos decrescentes em comparação com a quantidade de mudanças que estão acontecendo no carro. É claro que, com o teto orçamentário, precisamos ser muito seletivos ao introduzir essas atualizações”, encerrou o chefe da Red Bull.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Mônaco de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após classificação e corrida. No sábado (25), o TL3 abre as atividades às 7h30 (de Brasília, GMT-3), ao passo que a classificação está marcada para as 11h. Por fim, a largada está marcada para as 10h do domingo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.