Vettel se diz “maior hipócrita em questões ambientais” após competir por anos na F1
Tetracampeão mundial reconheceu que colaborou durante muito tempo para o aumento dos problemas ambientais no planeta. No entanto, não quer ficar se lamentando pelo que passou
Reconhecido mundialmente por ser um dos esportistas mais engajados nas questões ambientais, Sebastian Vettel condenou o próprio passado e afirmou ser “o maior hipócrita que existe”, já que colaborou consistentemente para as mudanças climáticas durante os 16 anos em que competiu na Fórmula 1. De qualquer forma, deixou claro que não deve ficar se lamentando por isso.
Com passagens por Toro Rosso, Red Bull, Ferrari e Aston Martin, o tetracampeão se tornou voz ativa na luta pela sustentabilidade na principal categoria do automobilismo já nos momentos finais da carreira. Porém, após ter deixado a equipe de Lawrence Stroll, em 2022, decidiu se dedicar ainda mais e começou a dar mais ênfase à campanha de carbono zero. Embora não queira ficar se cobrando pelas atitudes passadas, o alemão reconheceu que é algo com o qual tem de lidar.
“Tenho de aturar essa acusação, e sim: sou o maior hipócrita que existe quando falo sobre questões ambientais. Ao mesmo tempo, deixei uma marca muito grande. Voei por todo o mundo durante anos, e não em classe econômica, mas em classe executiva ou primeira classe. Tenho de me sentir mal por isso? Não resolveremos o problema tendo vergonha, mas enfrentando-o e encontrando soluções”, disse em entrevista ao jornal suíço Tages Anzeiger.
LEIA MAIS
+ GUIA 2025: Hamilton e Ferrari roubam cena em casamento que já deu certo na F1
+ GUIA 2025: Ferrari assume risco de ir do céu ao inferno em nome do título na Fórmula 1
+ GUIA 2025: Leclerc encara tarefa inglória de responder euforia por Hamilton na pista
+ GUIA 2025: Sem Hamilton, Mercedes precisa de novo CNPJ para sair da mediocridade na F1

“Somos todos hipócritas porque também gostamos de coisas que sabemos que não são tão boas. Temos de ir de férias para a Tailândia? Não, mas lá também é incrivelmente lindo. Não devemos proibir viagens, mas oferecer opções tecnológicas que nos permitam fazer as mesmas coisas de antes, só que de uma forma mais sustentável”, continuou.
Ainda que não tenha desistido completamente das corridas, Vettel declarou que agora “tenho tempo para lidar com essas questões e também a oportunidade de me permitir alternativas”. De acordo com o alemão, o principal objetivo é conscientizar os mais jovens, para que já cresçam sabendo como ajudar o planeta e influenciar as pessoas ao redor.
“Quando uma moda é anunciada, é tentador comprar duas ou três camisetas de uma vez. Nosso objetivo é mostrar que elas não duram muito e que alguém está pagando o preço: o planeta, as pessoas na cadeia de produção. Tudo começa com a conscientização. Se estamos ciente das coisas, podemos mudar alguma coisa. Quero conscientizar as crianças”, explicou, antes de falar sobre as iniciativas de carbono zero.
“Existem muitos projetos excelentes que talvez não sejam tão bem implementados. Plantar árvores é uma ótima ferramenta, mas as árvores certas estão plantadas? No lugar certo? Elas estão sendo cuidadas? A árvore ainda estará de pé em cinco anos?”, questionou.

“Receber um certificado alivia sua consciência, mas muitas vezes vale a pena dar uma olhada mais de perto. É muito difícil erradicar completamente minha pegada. A maior parte é a aviação. É como outros esportes globais. O fato de eu estar pilotando em círculos e queimando gasolina naquela época não é mais tão importante”, concluiu.
A Fórmula 1 abre a temporada 2025 entre os dias 13 e 16 de março, no GP da Austrália, em Melbourne. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL. O TL1 está marcado para a noite ainda da quinta-feira (13), a partir das 22h30. O TL2 começa já depois da 0h e, portanto, na madrugada da sexta-feira (14), às 2h. Depois, a situação se repete com o TL3 realizado às 22h30 da sexta-feira, enquanto a classificação define o grid de largada começando às 2h do sábado (15). Por fim, a largada está marcada para a 1h do domingo (16). Tanto classificação quanto corrida terão transmissão do GP em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.
LEIA MAIS
+ GUIA 2025: Russell sobe na hierarquia e assume desafio de liderar Mercedes
+ GUIA 2025: Antonelli começa trajetória na F1 com pressão de meio mundo nas costas
+ GUIA 2025: Racing Bulls tenta disfarçar, mas rótulo de equipe secundária é inevitável
+ GUIA 2025: Tsunoda e Hadjar vivem fases opostas com Lindblad à sombra na Racing Bulls
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

