Pérez domina primeiro treino livre do GP do Bahrein de F1. Alonso põe Aston Martin em 2º

O primeiro treino livre da temporada 2023 da Fórmula 1 mostrou que a pré-temporada estava certa: a Red Bull é muito rápida. Sergio Pérez provou e liderou

ACORDA, TOTO! 5 MOTIVOS PARA ASSISTIR A F1 2023

Os carros saíram da garagem e tomaram a pista, e agora não tem mais volta: a temporada 2023 da Fórmula 1 começou. O primeiro treino livre do GP do Bahrein, realizado na manhã desta sexta-feira (3), terminou com Sergio Pérez mostrando toda a força da Red Bull. O mexicano dominou, nunca foi incomodado, e reforçou a impressão de que vai ser tarefa inglória superar a equipe dos energéticos ao longo do fim de semana.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Pérez anotou 1min32s758 e chegou a abrir mais de 2s para a concorrência em dado momento. Depois, Fernando Alonso colocou pneus macios também e conseguiu se aproximar, mas somente até 0s438 de distância. O que diz muito também para ele e a Aston Martin, outro time que reforça boa impressão deixada nos testes de pré-temporada.

Max Verstappen deu pinta de jamais tentar tirar volta do carro e também não se aproximou muito. Só fez uma volta realmente veloz com pneus macios e serviu para o terceiro posto, com 0s6 de desvantagem para o companheiro de equipe.

Lando Norris abriu a fila atrás disso, já 1s4 distante da liderança. Charles Leclerc foi o quinto, seguido por Lance Stroll — confirmado apenas na quinta-feira depois de lesionar o pulso num acidente de bicicleta e ainda sofrer com problema de ignição no começo da atividade —, Kevin Magnussen, Guanyu Zhou, Valtteri Bottas e Lewis Hamilton fecharam o top-10.

Importante destacar que Mercedes e Ferrari não utilizaram os pneus macios e, por isso, foram empurradas para trás. George Russell foi 11º, ao passo que Carlos Sainz ficou com o pior tempo e uma rodada de almanaque na parte final da sessão. Os pilotos que mais andaram na pista foram justamente os novatos: 25 voltas para Nyck de Vries, 24 para Oscar Piastri e Logan Sargeant.

O GP do Bahrein de Fórmula 1 acontece no Circuito Internacional de Sakhir entre os dias 3 e 5 de março, com cobertura AO VIVO e em TEMPO REAL do GRANDE PRÊMIO.

Sergio Pérez começou o ano bem (Foto: Red Bull Content Pool)

Confira como foi o TL1:

No sol do deserto do Bahrein, na cidade de As Sakhir, a Fórmula 1 encontrava 25°C e temperatura na casa de 35°C na pista para abrir a temporada 2023 com o primeiro treino livre do ano. Sente esse cheiro? É hora de carros na pista!

Com uma fila, aquela já tradicional, de carros na entrada do pit-lane, liderada pelos dois pilotos da Williams, Alexander Albon e Logan Sargeant, abrir os trabalhos. Mas não sozinhos: as duplas McLaren, AlphaTauri e Alfa Romeo também. A pista enchia rapidamente.

É bom destacar que apenas os treinos livres um e três serão realizados de dia e com o sol banhando de calor o traçado barenita. Classificação e corrida começam ao anoitecer, o que transformava a sessão inicial em muito diferente, nas condições climáticas, daquelas para as quais as equipes se preparavam.

Após algumas voltas para esquentar os motores, foi Fernando Alonso quem se mostrou competitivo e anotou 1min35s048. A Aston Martin deixou ótimas impressões nos testes coletivos e começava o fim de semana na tentativa de provar que tudo aquilo era sério mesmo. Logo na sequência, Lance Stroll, pela primeira vez em 2023, foi à pista. O canadense se machucou andando de bicicleta há algumas semanas e só teve presença confirmada ontem.

Max Verstappen, o atual bicampeão mundial, foi o antepenúltimo a aparecer na pista. Após quase dez minutos de treino, a Mercedes era a única equipe fora da pista. A primeira sambada do ano veio do novato Oscar Piastri, no comando da McLaren cheia de dúvidas que começa a F1 2023 prometendo ter um carro competitivo somente no Azerbaijão, daqui a quase dois meses.

Oscar Piastri fez o primeiro TL1 como titular na F1 (Foto: McLaren)

Outro novato, Sargeant, avisava a Williams, pelo rádio, que “sentia cheiro de alguma coisa queimando”. Entretanto, sequer foi convocado para os boxes. Além de Sargeant e Piastri, Nyck de Vries, na AlphaTauri, é o outro novato do ano.

A Red Bull tomava a liderança pela primeira vez no ano depois de marca de 15 minutos: Sergio Pérez, com 1min34s343, de pneus médios. Importante lembrança: a Pirelli levou a gama mais dura de pneus, os C1, C2 e C3, para o Bahrein.

Falando em pneus, os macios fizeram a primeira aparição: a Haas resolveu vestir tanto Nico Hülkenberg quanto Kevin Magnussen com a borracha de faixa vermelha. Logo, Magnussen foi ao quarto posto, seguido por Hülkenberg, em sétimo. À essa altura, a Mercedes já mais que tinha dado volta rápida e contava com Lewis Hamilton no terceiro posto.

Alguma coisa esquisita na Ferrari? A asa dianteira de Charles Leclerc se movia bastante, mas é justo apontar que também estava pintada com parafina. Assim, provavelmente se tratava de algum tipo de teste sendo conduzido.

Stroll era o único piloto sem volta cronometrada após 25 minutos. E não era por acaso: além de todo o resto, envolvendo a contusão, o canadense ainda teve problemas. Os mecânicos se amontoavam na traseira do carro, na garagem, avaliando o que a equipe confirmou, em seguida, trata-se de um problema de ignição. Até o acumulo de quilometragem estava complicado para o piloto titular da Aston Martin.

Pouco antes de metade do treino, foi a Red Bull quem resolveu colocar pneus macios no carro. Rapidamente, voaram: Pérez fez 1min32s758 e saltou para 2s1 melhor que Alonso, melhor entre as outras equipes, ainda que de pneus médios. Verstappen foi para o segundo lugar, 0s6 atrás do companheiro.

Além dos dois e de Alonso em terceiro, o top-10 contava com Piastri, Hamilton, Magnussen, Pierre Gasly, Hülkenberg, Leclerc e George Russell. Destes, as duplas de Red Bull e Haas, bem como Piastri, tinha dado as voltas de pneus macios. O resto, de médios.

De fato, a Ferrari fazia testes com a asa traseira inicialmente. Logo, anunciou que trava a asa sustentada por um pilão por uma asa mais tradicional, sustentada por dois deles. Pelos lados de Alonso, o bicampeão mundial saía da pista brevemente e dava um passeio pela área de escape da curva quatro. Mas ao menos a Aston Martin voltava a colocar Stroll na pista.

Lance Stroll enfim foi à pista (Foto: Aston Martin)

Alonso abriu a porteira para uma série de escapadas nos minutos seguintes. Carlos Sainz rodou na curva dez, enquanto Lando Norris errou a freada da um e até rendeu rápida bandeira amarela. Os dois saíram sem batidas, por sorte deles. Mas a rodada de Sainz foi daquelas de manual.

De volta na pista após os problemas na ignição, Stroll não queria mais receber tantos direcionamentos no rádio. “Só me deixa guiar o carro”, falou.

Enquanto tudo isso acontecia, a Alfa Romeo também colocou pneus macios para seus pilotos e viu Guanyu Zhou pular para o quinto posto, seguido logo pelo companheiro Valtteri Bottas. Ferrari, Mercedes e Aston Martin, contudo, continuavam sem utiliza macios, bem como Alpine e Williams.

Na hora de sair dos boxes para a próxima parte das atividades na pista, Leclerc reclamou da embreagem da Ferrari. Se a maioria dos pilotos se mexia entre pneus médios e macios, Sargeant experimentava os duros com uma Williams que aparenta estar totalmente pessimista com as chances de pontuar pelas próprias forças no Bahrein. Conta apenas com vários abandonos.

Alonso finalmente colocou os macios e deu a primeira volta rápida com eles cerca de 11 minutos antes do fim do treino. O suficiente para pular ao segundo lugar, mas ainda 0s4 atrás de Pérez.

E era isso. Mercedes e Ferrari realmente não colocaram pneus macios, como a Alpine não colocou. Pérez liderou com 0s4 de frente para Alonso, com Verstappen um pouco atrás. O quarto colocado, Norris, já foi quase 1s5 mais lento.

F1 2023, GP do Bahrein, Sakhir, Treino livre 1, Final:

1S PÉREZRed Bull Honda1:32.758 21
2F ALONSOAston Martin Mercedes1:33.196+0.43822
3M VERSTAPPENRed Bull Honda1:33.375+0.61721
4L NORRISMcLaren Mercedes1:34.165+1.40721
5C LECLERCFerrari1:34.257+1.49917
6L STROLLAston Martin Mercedes1:34.298+1.54017
7K MAGNUSSENHaas Ferrari1:34.402+1.64420
8G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:34.575+1.81718
9V BOTTASAlfa Romeo Ferrari1:34.689+1.93120
10L HAMILTONMercedes1:34.917+2.15913
11G RUSSELLMercedes1:34.966+2.20820
12O PIASTRIMcLaren Mercedes1:34.997+2.23924
13Y TSUNODAAlphaTauri Honda1:35.015+2.25720
14N HÜLKENBERGHaas Ferrari1:35.043+2.28522
15E OCONAlpine1:35.105+2.34720
16N DE VRIESAlphaTauri Honda1:35.402+2.64425
17P GASLYAlpine1:35.455+2.69722
18L SARGEANTWilliams Mercedes1:35.749+2.99124
19A ALBONWilliams Mercedes1:36.018+3.26015
20C SAINZ JRFerrari1:36.072+3.31421
TRETAS QUE O POVO AMA: AS RIVALIDADES DA F1 2023
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.