Pérez voa com novo RB18 e lidera primeira sessão do dia 3 no Bahrein. Hamilton é 9º

Red Bull implementou novos sidepods e assoalho em seu carro e colheu os frutos rapidamente, com o mexicano liderando a sessão inicial do último dia de testes no Bahrein. Heptacampeão mundial lidou com problemas na Mercedes

Sergio Pérez estreia novo RB18, com sidepods esculpidos e assoalho modificado (Vídeo: Reprodução/DAZN)

Carro novo, vida nova. A Red Bull levou um RB18 com sidepods esculpidos e novo assoalho ao Bahrein neste sábado (12) e, com Sergio Pérez ao volante, liderou uma sessão de testes da pré-temporada da Fórmula 1 pela primeira vez – logo no último dia de trabalhos. O piloto mexicano anotou o tempo de 1min33s105, melhor marca registrada na preparação em Sakhir até agora.

Lewis Hamilton, por outro lado, voltou a lidar com problemas de quique em seu W13. Apresentando também baixa velocidade nas curvas de alta velocidade, o carro da Mercedes decepcionou e fez com que o heptacampeão mundial tivesse desempenho tímido na sessão de testes.

Em segundo lugar e atrás de Checo na tabela de tempos, Guanyu Zhou teve bom desempenho com a Alfa Romeo, chegando a liderar os trabalhos por mais de uma vez. Pierre Gasly, Carlos Sainz, Fernando Alonso, Lando Norris, Nicholas Latifi, Lance Stroll, Lewis Hamilton e Kevin Magnussen, em ordem, completaram a tabela.

Neste último dia de testes no Bahrein, o GRANDE PRÊMIO acompanha a cobertura da pré-temporada da Fórmula 1 em Sakhir AO VIVO e em TEMPO REAL. A análise acontece no Briefing assim que as atividades em pista acabarem.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Sergio Pérez e o novo RB18, modelo da Red Bull para a temporada (Foto: Giuseppe Cacace/AFP)

Confira como foi a primeira sessão de testes do último dia no Bahrein:

Os trabalhos no circuito de Sakhir começaram uma hora mais cedo para a Haas, que teve o tempo extra concedido para compensar o atraso na chegada de seus equipamentos ao deserto bareinita. Ao comando do VF-22, Kevin Magnussendono do tempo mais rápido da sexta-feira (11), vale lembrar – andou por 17 voltas e teve sua melhor marca na casa dos 1min40s.

Às 4h (de Brasília), a bandeira verde foi sinalizada para os demais times, que logo foram à pista. A exceção ficou por conta da Red Bull. A equipe austríaca prometeu mudanças significativas no RB18 para o último dia de testes no Bahrein. Durante os primeiros 50 minutos de sessão, o time do atual campeão mundial colocou um tapume em frente à garagem para impedir curiosos e ‘detetives’.

Quanto às atualizações na tabela de tempos, Lewis Hamilton começou sendo o mais rápido no início da sessão, com 1min36s217 de pneus C5, gama mais macia fornecida pela Pirelli. Pierre Gasly, logo depois, tomou a ponta com tempo de 1min36s113, com compostos C3. Enquanto a Mercedes e a Aston Martin voltavam à pista com sensores na parte traseira do carro, Lando Norris – que participou de todas as sessões de testes em Sakhir, devido ao diagnóstico positivo de Covid-19 do seu companheiro de equipe, Daniel Ricciardo -, enfim conseguiu driblar os problemas de freio que incomodaram a McLaren durante os trabalhos no Bahrein. Com 1min35s504, de C3, o piloto britânico assumiu a liderança temporária.

Lando Norris em ação no Bahrein (Foto: Fórmula 1)

No entanto, a tabela logo mudou. No que parecia uma brincadeira de ‘batata quente’, Carlos Sainz roubou o primeiro lugar, com 1min35s222 de pneus C3; logo em sequência, Guanyu Zhou, também de C3, fez 1min35s136 e alçou à ponta; imediatamente após, foi a vez de Pierre Gasly ser o primeiro, com pneus C4 e tempo de 1min34s865; por fim, Sergio Pérez, andando pela primeira vez com o RB18 revisado, anotou 1min34s733 com pneus C3 e ficou na liderança.

O mexicano, inclusive, fez o tempo logo na volta inicial com o novo carro da Red Bull. Depois de todo o mistério inicial e em comparação aos testes em Barcelona e nos dois primeiros dias no Bahrein, a equipe austríaca atualizou seu modelo, que agora conta com sidepods esculpidos e assoalho modificado, para conter os quiques consequentes do efeito solo.

Sergio Pérez e o novo RB18 (Foto: AFP)

Provando a boa sessão da Alfa Romeo e após uma parada rápida nos boxes, Zhou voltou à pista e fez 1min34s543 com compostos macios, voltando ao topo da tabela. Enquanto isso, a Alpine e a McLaren mostravam terem superado os problemas que tanto incomodaram as equipes nos dois dias anteriores de trabalhos. Ao passo que Fernando Alonso, na primeira hora de testes, já superava a quantidade de voltas do dia inicial, Lando Norris contava com novos dutos de freio no MCL36 e a confiabilidade do bólido já se apresentava em um grau mais alto.

Ao mesmo tempo, Zhou e Checo continuavam a trocar golpes em busca da liderança na tabela. O piloto da Red Bull aumentou o sarrafo com tempo de 1min34s134, de C3, mas o chinês quase que imediatamente respondeu com 1min33s959, com compostos um pouco mais macios: C4. Após pequena pausa, o mexicano de 32 anos voltou ao circuito e fez a melhor marca do dia e de todas as sessões, até aqui, em Sakhir: 1min33s105, com pneus C4.

Nos boxes, a Haas corria contra o tempo para consertar um vazamento de pressão de água no VF-22 – o problema logo foi resolvido e Kevin Magnussen retornou às ações. A Williams também parecia ter reparado completamente o FW44 após o incêndio no carro de Nicholas Latifi na última sexta-feira.

Hamilton lidou com problemas no Bahrein (Foto: Giuseppe Cacace/AFP)

Por outro lado, ao passo que atestava a durabilidade do W13 – sendo o primeiro a atingir a marca de 50 voltas no dia -, Hamilton lidava com um desempenho abaixo do esperado na Mercedes. Com o problema dos quiques no carro muito presente e baixa velocidade nas curvas de alta velocidade, o heptacampeão mundial fazia sessão tímida no que diz respeito à tabela de tempos.

Fernando Alonso seguia provando a durabilidade da A522. O espanhol bicampeão mundial, inclusive, anotou 1min35s421 durante sequência longa de voltas e pulou para o quinto lugar. Pouco depois, Hamilton e Gasly pareciam ter confundido os testes de pré-temporada com corrida e travaram batalha intensa no Bahrein, com direito a ultrapassagens e uso do DRS nas retas. A disputa entre os dois pilotos durou boas voltas e mostrou que, de fato, há redução de ar sujo despejado por cada carro com o novo regulamento.

Gasly e Hamilton travaram boa disputa no circuito de Sakhir (Foto: Reprodução/F1)

Na reta final dos trabalhos, as equipes focaram mais em sequências longas de voltas, para teste de pneus e outros sistemas do carro. A Red Bull, por sua vez, treinou sucessivos pit-stops nos boxes, enquanto a Haas voltava a lidar com problemas, dessa vez no sistema de combustível do VF-22.

Faltando 15 minutos para o fim da sessão, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) determinou bandeira vermelha. Não houve, no entanto, incidente: o procedimento fez parte de um teste de sistema interno do órgão regulador. Quando a sessão foi retomada, a entidade determinou que os carros partissem do grid de largada, simulando uma situação de corrida.

Apenas Pierre Gasly, Sergio Pérez, Lance Stroll e Guanyu Zhou – nessa ordem no grid – participaram da largada, sem incidentes. Ao fim do tempo e com bandeira quadriculada na pista, sem mudança na tabela de marcas e Sergio Pérez confirmado na liderança da sessão.

Fórmula 1 2022, Pré-temporada, Bahrein, Dia 3, Manhã:

1S PÉREZRed Bull RBPT1:33.105 42C4
2G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:33.959+0.85481C4
3P GASLYAlphaTauri RBPT1:34.865+1.76090C4
4C SAINZ JRFerrari1:34.905+1.80068C5
5F ALONSOAlpine Renault1:35.328+2.22354C4
6L NORRISMcLaren Mercedes1:35.504+2.39939C3
7N LATIFIWilliams Mercedes1:35.634+2.52973C3
8L STROLLAston Martin Mercedes1:36.029+2.92452C3
9L HAMILTONMercedes1:36.217+3.11278C5
10K MAGNUSSENHaas Ferrari1:38.616+5.51138C2
DESEMPOLGOU: WILLIAMS FINALMENTE APRESENTA PROBLEMAS NA FÓRMULA 1 2022. E AGORA?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.