Temporada de surpresas? Como as mudanças tendem a fazer de 2019 um campeonato histórico

Regulamento alterado e trocas de pilotos chacoalham apostas nos favoritos às corridas e ao título deste ano

Em 17 de março, na Austrália, foi dada a largada para o 70º Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Durante mais de oito meses, pilotos e equipes participarão de 21 provas ao redor do globo, para delírio dos amantes do esporte. Além disso, no próximo dia 14 de abril, no GP da China, em Shangai, a Fórmula 1 vai comemorar seu milésimo Grande Prêmio.

Neste ano, a grande revisão do regulamento — com alterações que vão do aerofólio dianteiro ao peso mínimo do piloto, passando por dezenas de outros requisitos técnicos — vem gerando ansiedade nos bastidores. Será que a hegemonia de Mercedes e Ferrari estão ameaçadas?

É uma oportunidade para que engenheiros competentes interpretem as novas regras e tragam algo inovador e eficiente, a ponto de ajudar o seu time a melhorar a posição no grid.

Para os fãs da F1, o cenário deste ano é perfeito para mostrarem o quanto conhecem o esporte e até mesmo ganhar algum dinheiro ao prever o resultado das corridas. Os sites de apostas esportivas, como o RedBet, permitem que você escolha o vencedor do campeonato — tanto o de Pilotos quanto o de Construtores —, o vencedor de cada corrida ou mesmo a qualificação dos pilotos. É uma oportunidade de você mostrar que é expert nesse esporte. 

Daniel Ricciardo (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Como estão as equipes

A fase de apresentação dos carros já aconteceu e algumas escuderias chegaram com novidades. Ferrari e McLaren mostraram seus novos carros com transmissão ao vivo pela internet. Na McLaren, o modelo 2019 vem na cor laranja, seguindo as raízes da equipe e o tom adotado nos últimos anos. Já o novo carro da Ferrari homenageia os 70 anos da marca — que teve início junto com a própria F-1 — e é a maior aposta da escuderia para finalizar o jejum de dez anos sem títulos.

Mas é entre os pilotos que estão as principais mudanças.

A Mercedes mantém o favorito Lewis Hamilton e também Valtteri Bottas na busca de vencer pela sexta vez consecutiva o Mundial de Construtores e o de Pilotos. A escuderia ganhou 74 GPs nos últimos anos.

A Ferrari, que não vence o Mundial de Pilotos desde 2007 e o de Construtores desde 2008, aposta no talento do jovem Charles Leclerc, de 21 anos, que fará dupla com Sebastian Vettel.

A escuderia austro-inglesa Red Bull também traz dois jovens talentos formados em seu programa de treinamento: Max Verstappen, de 21 anos, e Pierre Gasly, de 23.

Já a McLaren é outra escuderia que trocou de pilotos e está apostando nos jovens. A nova dupla é formada pelo espanhol Carlos Sainz e pela revelação do automobilismo inglês, Lando Norris.

Fechando as mudanças mais importantes da temporada, a Alfa Romeo, que estava fora do circuito de F1 há 34 anos, entra no lugar da Sauber e tem como estrela da equipe o piloto mais experiente deste ano, Kimi Räikkönen, de 39 anos.

Desde o início da competição, no dia 13 de maio de 1950, no circuito de Silverstone, na Inglaterra, a Fórmula 1 já passou por inúmeras mudanças. Mas esse Mundial tem tudo para ser um ano histórico para os amantes do esporte.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube