“Tinha um gato” e fair play Alonso-Stroll: os melhores rádios do GP do Azerbaijão de F1

O GP do Azerbaijão ofereceu a primeira corrida sprint do ano e, graças ao novo formato, duas classificações e duas corridas para os pilotos falarem no rádio

O GP do Azerbaijão marcou a primeira corrida sprint do ano e com o novo formato implementado visando o restante das edições em 2023. Com isso, ofereceu a chance das comunicações via rádio entre pilotos e equipes alcançar a fase de duas classificações e duas corridas ao longo do fim de semana. E o resultado foi de bons destaques.

Um dos grandes destaques em Baku foi a troca de gentilezas entre os pilotos da Aston Martin. Logo na largada da corrida, Lance Stroll estava colado atrás do companheiro de equipe Fernando Alonso, quando pediu para o time avisar ao bicampeão mundial que ele não atacaria. “Estamos jogando o mesmo jogo”, afirmou. Avisado, Alonso até disse que Lance podia tentar uma vez se quisesse, mas que ambos logo chegariam nos carros da frente, Lewis Hamilton e Carlos Sainz.

Relacionadas


▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Largada da F1 no GP do Azerbaijão (Foto: AFP)

Os planos foram atrapalhados pelo safety-car que apareceu após o acidente de Nyck de Vries. Mais tarde, porém, Alonso tomara a posição de Hamilton nos boxes e ultrapassara Sainz na pista. Foi quando deixou pedido para a equipe. “Diga a Lance minha sugestão para o equilíbrio dos freios, porque acho que ajuda bastante”, tentando uma incomum participação no ajuste de setup do companheiro de equipe de dentro do cockpit.

O sábado da classificação sprint teve um susto: Charles Leclerc quase teve um desagradável encontro com um gato. Sim, um felino invadiu a a pista por breve momento. Felizmente, quando viu que era furada, deu meia volta e retornou para trás dos muros. “Tem um gato”, relatou um espantado Charles.

Outros momentos interessantes dos rádios do fim de semana estiveram com Yuki Tsunoda. Depois de fazer a sétima colocação no grid oficial, Yuki terminou eliminado no Q1 da classificação sprint. Vinha em volta rápida quando Logan Sargeant bateu e causou bandeira vermelha a alguns segundos do fim, encerrando a briga por posição. “Não”, soltou com uma extensão bastante longa. “Tá de sacanagem comigo”, lamentou. Depois, na corrida sprint, abandonou após ser prensado pelo companheiro De Vries no muro. “De Vries bateu em mim. O que ele está fazendo?”, cobrou.

E também teve Max Verstappen mostrando, antes de ir tirar satisfação, o quanto estava irritado com George Russell. Ao ultrapassar o inglês na relargada da corrida sprint, deixou uma gracinha. “É, eu sei como fazer isso. Porra!”, falou, com palavrão e tudo.

No fim das contas, as corridas do sábado e domingo terminaram nas mãos do mesmo piloto: Sergio Pérez. Suficiente para a Red Bull se referir a ele como “o rei das ruas” no fim da prova.

Confira os melhores rádios do GP do Azerbaijão:

Confira o que de melhor teve nos rádios da Fórmula 1 ao longo do GP do Azerbaijão de 2023 (Vídeo: F1)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.