Toro Rosso fala em anunciar piloto na Rússia e confirma conversa com Kubica, Giovinazzi e Kvyat

Helmut Marko, consultor da Red Bull, afirmou nesta quinta-feira (20) que a Toro Rosso deve anunciar durante as atividades do GP da Rússia, na próxima semana, seu primeiro piloto para a temporada 2019. E diminuiu a lista para três nomes: Robert Kubica, Daniil Kvyat e Antonio Giovinazzi

A primeira parte do mistério sobre quem formará a dupla da Toro Rosso em 2019 deve acabar em pouco mais de uma semana. Helmut Marko, consultor da Red Bull, afirmou nesta quinta-feira (20) que durante os dias de atividade do GP da Rússia a equipe deve anunciar um dos nomes que estarão no grid da F1 na próxima temporada.

Em entrevista à Sky Italia, Marko inclusive diminuiu a lista para três nomes: Robert Kubica, Antonio Giovinazzi e Daniil Kvyat – um destes deve ser o primeiro piloto anunciado pela Toro Rosso para 2019.

"Planejamos anunciar em Sóchi um nome. Vamos falar com eles nos próximos dias. É importante assinar este contrato rapidamente", disse.

Ele não cravou, porém, que a dupla sairá desta lista de três nomes: para a segunda vaga, as discussões seguem em aberto.

"Não há tanta pressa para preencher o outro cockpit. Podemos esperar, inclusive até os testes de inverno", explicou.

Daniil Kvyat surge como favorito a uma das vagas na Toro Rosso (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Um dos motivos para a segunda vaga seguir sem nome certo é a esperança de que Dan Ticktum, piloto do programa da Red Bull, consiga antes da temporada 2019 a superlicença da FIA. Ticktum, atualmente na F3 Euro, pode ser enviado para a disputa da F3 Asiática, dividida em três etapas entre janeiro e fevereiro, para somar os pontos necessários.

Enquanto isso não se consolida, Kvyat surge como o favorito para a primeira vaga: o russo, inclusive, teve acerto com a Toro Rosso cravado pela tv inglesa BBC, que afirmou que o anúncio será feito na mesma Sóchi citada por Marko. 

Kubica, por sua vez, já afirmou que espera uma chance na F1 – porém aceita "ir atrás" de outra categoria caso isso não ocorra. Giovinazzi, que fez testes com Ferrari e Sauber em  treinos livres da F1 neste ano, também afirmou que pretende estar no grid ano que vem.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.