Verstappen lamenta quebra “esquisita”, e Ricciardo agradece Vettel por segunda fila em Austin

A Red Bull viveu bons e maus momentos no treino de classificação do GP dos Estados Unidos. O que aconteceu de positivo foi o quarto posto de Daniel Ricciardo, enquanto a quebra de Max Verstappen deixou o jovem apenas na 13ª colocação

O treino de classificação da Red Bull, neste sábado (20), no Circuito das Américas, teve altos e baixos. Foi ruim para Max Verstappen, que sofreu uma quebra de suspensão e abandonou após o Q1. Para Daniel Ricciardo, entretanto, foi positivo: o piloto anotou o quinto tempo, mas larga no quarto posto por conta da punição de Sebastian Vettel.
 
Verstappen tinha uma volta boa o suficiente para se classificar para o Q2 quando cruzou a nova peça posicionada ao lada de algumas zebras da pista texana e viu o dia acabar. A suspensão quebrou, mas não foi só isso, como o holandês apontou. 
Max Verstappen (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

"Toquei na zebra do lado de fora da pista e a suspensão acabou quebrando e descartou o eixo de transmissão. É esquisito, antes estávamos sempre atacando aquela zebra, porque abre a curva um pouco mais para deixar mais rápido", avaliou.

 
As novas peças foram colocadas esse ano, especialmente pelo frequente desrespeito aos limites da pista que os pilotos da F1 mostraram em Austin no ano passado – Verstappen mais que os outros.
 
"Essas zebras estão lá há uns dois anos, então é difícil de entender. Todo mundo também tocou aquelas zebras amarelas, mas só nosso carro falhou. Vamos ter que analisar", lamentou.
Daniel Ricciardo (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Daniel Ricciardo, deixou claro que a Red Bull está num nível particular: é mais lenta que Ferrari e Mercedes, mas superior às rivais do pelotão intermediário. Segurar um quarto posto ou brigar por pódio no domingo passa pela estratégia correta para segurar Vettel ou que eventualmente acabe atrás dele depois da primeira curva.

 
"Faz um tempo desde a última vez em que largamos na segunda fila, então agradeço a Seb a aos comissários por isso", brincou. "Estar na segunda fila me coloca na disputa da curva um, quando vai ter bastante coisa acontecendo", afirmou.
 
"Estou feliz de colocar meu nariz ali, mas em volta de classificação nós estamos numa divisão própria [depois dos ponteiros], mas acho que podemos nos aproximar. Caso eu consiga segurar uma boa posição de pista posso segurar alguns carros atrás para atrapalhar o ritmo deles. Vamos tentar mandar alguns mísseis amanhã e ver o que acontece", encerrou.
 
A largada do GP dos EUA está marcada para as 15h10 (de Brasília).

GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ o GP dos Estados Unidos de F1 neste fim de semana com a repórter Evelyn Guimarães.



E o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 acontece este ano nos dias 9, 10 e 11 de novembro, no autódromo de Interlagos. Os ingressos para a corrida estão disponíveis no único site oficial do evento: www.gpbrasil.com.br.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.