FIA e ERT seguem investigando quebra de Sette Câmara no México: “Nunca vimos antes”

Após Sérgio Sette Câmara relatar uma explosão e não conseguir largar no eP da Cidade do México, a Federação Internacional de Automobilismo e a ERT seguem investigando o problema na bateria do brasileiro

O fim de semana surpreendentemente bom de Sérgio Sette Câmara em Diriyah, na rodada dupla na Arábia Saudita, foi uma boa recuperação após um início realmente assustador de temporada no México. Na prova de abertura da temporada de 2024 da Fórmula E, o brasileiro sequer largou após ter um problema mecânico em sua ERT.

Sette Câmara relatou que ouviu um barulho muito alto e viu fumaça saindo da traseira de seu carro, que chegou aos boxes com a luz vermelha de alerta de que o bólido não estava seguro. A ERT confirmou que segue investigando o problema junto da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e da Williams Advanced Engineering (WAE), fornecedora das baterias, mas que a apuração deve demorar por ter sido uma falha nunca vista antes.

“Ainda estamos trabalhando com a FIA e a WAE para identificar a causa raiz do problema”, afirmou a equipe em comunicado. “Não é fácil determinar, pois há pequenos danos em vários componentes e, portanto, leva muito tempo para estabelecer a causa e o efeito. É um tipo de falha que nunca vimos antes e que não esperamos ver novamente”, explicou a ERT.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Sette Câmara teve um dia difícil no México e nem conseguiu largar (Foto: Fórmula E)

O problema causa desconfiança, já que este não foi o primeiro problema da categoria com as atuais baterias. Nos testes de pré-temporada em Valência, um incêndio se iniciou na garagem da WAE, que investigava uma falha na bateria da DS Penske de Robert Shwartzman. Mesmo assim, a FIA acredita que não há correlação e que o problema de Sette Câmara seja só um caso isolado.

“A FIA está confiante de que este é um incidente isolado e que qualquer potencial evento semelhante será monitorado de perto graças aos robustos procedimentos de segurança em vigor no Mundial de Fórmula E”, disse a ornganização em comunicado.

Sérgio Sette Câmara conquistou os primeiros pontos da ERT em 2024 em Diriyah (Foto: Fórmula E)

Antes do fim de semana na Arábia Saudita, Sérgio havia criticado a falta de transparência da FIA sobre o incidente e deixou claro que não havia sido consultado sobre seu estado e o que havia inalado de fumaça. Mas o brasileiro se disse mais tranquilo após ter sido atualizado sobre a investigação na sexta-feira e também acredita que o episódio não se repetirá.

“Demorou um pouco, mas vieram falar comigo, tanto a FIA quanto a WAE, e agora a equipe e eu estamos mais tranquilos”, disse o brasileiro ao Motorsport.com. “Acho que, nas próximas semanas, se eu precisar fazer alguma verificação [na investigação], eu farei e se não fizer, eles vão me informar, então estou feliz com este resultado”, concluiu Sette Câmara.

Fórmula E retorna agora entre os dias 15 e 16 de março, com o eP de São Paulo, que terá cobertura ‘in loco‘ do GRANDE PRÊMIO. O GP é emissora oficial da Fórmula E no Brasil e transmite todas as atividades de pista AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube e no Kwai.

Compre aqui os ingressos do eP de São Paulo 2024 da Fórmula E com o cupom GRANDEPREMIO10.

Assista ao eP de Diriyah 2:

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.