Fórmula E decide realizar novo teste com Attack Charge no TL1 da Cidade do México

A temporada 2023 da Fórmula E vai começar já com a primeira aparição do Attack Charge, modo de recarga rápida dos carros. Mas será apenas no treino livre

Já faz tempo desde que a Fórmula E anunciou o Attack Charge, desejo antigo da categoria, para instituir pit-stops com recargas rápidas das baterias de todos os carros. Mas fazer com que o plano saia do papel para a pista tem se mostrado tarefa árdua. GRANDE PRÊMIO foi informado que a categoria definiu que fará novo teste do Attack Charge durante o primeiro treino livre do eP da Cidade do México que abre a temporada 2024.

Embora ainda não tenha dado maiores informações ou definido em quais corridas pretende contar com o Attack Charge, a Fórmula E definiu que vai levar o equipamento ao eP da Cidade do México e fará com que as equipes testem na primeira atividade oficial do ano. O TL1 será disputado na sexta-feira, 12 de janeiro, enquanto o restante do trabalho de pista fica para o dia seguinte — sem a recarga, ao menos com o que se sabe até agora. Ao menos até o momento, não há qualquer direcionamento de em quais ou quantas corridas a categoria vai lançar mão da novidade.

O primeiro modo de recarga rápida da história da Fórmula E foi inicialmente anunciado para parte da temporada passada, mas algumas questões com relação à bateria da Williams e componentes para entregar os pontos de recarga para todas as equipes fizeram com que a Fórmula E desse passo atrás.

Nos testes coletivos de pré-temporada, em Valência, as equipes receberam oito pontos de recarga para que fossem divididos entre as 11 equipes, que se dividiriam nos testes ao longo dos dias. As atividades foram atrapalhadas por conta de um incêndio ainda no primeiro dia, mas que nada teve a ver com o equipamento de recarga.

Fórmula E abre temporada 2024 na Cidade do México (Foto: Fórmula E)

O Attack Charge é visto na Fórmula E como possibilidade de substituir o modo ataque tradicional. O artifício consiste em uma parada obrigatória de 30 segundos, que desbloquearia dois períodos de modo ataque — nos quais a potência do Gen3 aumenta de 300 kW para 350 kW. Programado para estrear em algumas corridas selecionadas do campeonato, o Attack Charge acabou deixado de lado no início do ano porque a Williams estava focada em resolver a confiabilidade da bateria.

A temporada 2023/24 da Fórmula E está marcada para começar no dia 13 de janeiro, com o eP da Cidade do México, no Autódromo Hermanos Rodríguez. No ano que vem, a categoria ainda passa por DiriyahHyderabadSão PauloTóquioMisanoMônacoBerlimXangaiPortland e Londres. O GRANDE PRÊMIO é emissora oficial e transmite TODAS AS ATIVIDADES DE PISTA da temporada AO VIVO e COM IMAGENS.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

DE OLHO EM 2025? O que esperar do futuro de LUCAS DI GRASSI na Fórmula E | GP às 10
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.