Guia Fórmula E 2024: Quem chega favorito, em alta, neutro ou em baixa na temporada

A dança das cadeiras na Fórmula E foi mais forte internamente. Em 2024, apenas um estreante e a volta de um campeão da categoria. Confira a análise do grid

Vai começar a temporada 10 da Fórmula E. Com apenas duas novidades no grid — uma delas o retorno de um campeão da categoria — e grande dança das cadeiras entre os 20 pilotos que já faziam parte da classe elétrica, a categoria retorna no próximo sábado, dia 13 de janeiro, direto da Cidade do México. Será a primeira das 16 provas previstas no calendário em 2024.

As novidades na geografia da categoria passam pelas chegadas de Tóquio, Xangai e Misano. Para este ano, as baixas serão Cidade do Cabo, Jacarta e Roma, além do cancelamento de última hora do eP de Hyderabad, na Índia, confirmado às vésperas do início do campeonato.

No contexto da classe de 2024, o estreante será Jehan Daruvala, que parte para a aventura elétrica na Maserati depois de quatro anos na Fórmula 2. Quem está de volta ao grid é o campeão de 2019, Nyck De Vries, que assinou com a Mahindra após péssima passagem na AlphaTauri na F1 2023.

Isto posto, o GRANDE PRÊMIO classificou os 22 nomes para avaliar em qual patamar chegam antes de começar a temporada, entre favoritos, em alta, status neutro ou em baixa, precisando justificar a permanência no grid. Vamos a eles?

Dennis alcançou a glória na Fórmula E em 2023 com a Andretti (Foto: Fórmula E)

FAVORITOS

#1 Jake Dennis – Andretti

O campeão de 2023 vai carregar o peso de ser o número 1 da Fórmula E neste ano e, claro, é dos nomes que devem figurar novamente na briga pelo campeonato. E espera repetir a performance regular da temporada da coroa, com duas poles, duas vitórias e um recorde de onze pódios.

#37 Nick Cassidy – Jaguar

Faltou um pouco mais de sorte para o neozelandês no ano anterior, mas, quietinho, foi chegando com a Envision e figurou entre os candidatos ao título. Agora na Jaguar, a disputa promete ser feroz e ferrenha, sobretudo dentro da própria garagem em 2024.

#9 Mitch Evans – Jaguar

O piloto terminou em terceiro lugar no ano passado, apenas dois pontos atrás do vice-campeão e agora companheiro de equipe. Evans espera repetir desempenho de 2023 e a batalha pelo caneco começa dentro dos boxes.

Cassidy se junta a Evans para formar uma dupla neozelandesa na Jaguar (Foto: Jaguar)

EM ALTA

#25 Jean-Éric Vergne – DS Penske

O veterano francês perdeu um pouco do fôlego nas últimas temporadas, apesar dos 107 pontos e do quinto lugar no campeonato de 2023, mas é sempre um nome para figurar no top-3 em 2024. Sua última vitória foi em Hyderabad, que não está no calendário neste ano.

#7 Maximilian Günther – Maserati

O alemão empolgou bastante com a vitória, finalmente, conquistada em Jacarta e subiu no pódio em outras três ocasiões. Na pré-temporada, ficou atrás somente de Cassidy em Valência, ou seja, é nome certo para conquistar mais triunfos em 2024.

#13 António Félix da Costa – Porsche

O campeão de 2020 brigou demais com o carro no ano anterior e pouco pôde ir além da vitória conquistada na Cidade do Cabo. Da Costa foi bastante competitivo ao longo da pré-temporada e quer apagar a imagem ruim deixada em 2023.

#94 Pascal Wehrlein – Porsche

O alemão teve um grande início de temporada no ano passado, chegando a liderar com folga o campeonato. Na segunda metade, porém, perdeu o gás e ficou de fora da disputa pelo título. Wehrlein não quer vacilar novamente em 2024 e mostrou força na pré-temporada com a Porsche.

Günther foi soberbo em Jacarta e fechou com duas poles e uma vitória (Foto: Fórmula E)

#23 Sacha Fenestraz – Nissan

O franco-argentino é dos pilotos mais carismáticos do grid e bateu na trave algumas vezes buscando a vitória em 2023. Arrojado, precisa afastar de vez a pecha de ser errático e dar finalmente o salto necessário para buscar pódios e vitórias com a Nissan.

STATUS NEUTRO

#5 Jake Hughes – McLaren

O britânico fez duas poles na temporada passada – Diriyah e Monaco – e chegou entre os cinco primeiros com alguma frequência. Agora, o salto pode ser a briga por pódios com a McLaren em 2024.

#17 Norman Nato – Andretti

O francês terminou a temporada em alta, com seis corridas na sequência entre os dez primeiros em 2023. Ressurgido das cinzas, Nato ganhou uma chance para dividir os boxes da Andretti com o campeão Dennis e começa o ano como incógnita.

#4 Robin Frijns – Envision

O holandês terminou dois dos três dias de pré-temporada na quarta posição e, com a mudança de volta para a Envision neste ano, naturalmente ganha algumas jardas na categoria. Resta saber se tem talento o suficiente para ser competitivo em 2024. Fato é que caiu para cima ao sair da Abt Cupra após temporada complicada e terminar na Envision.

#18 Jehan Daruvala – Maserati

Estreante, o indiano terá um bom carro em mãos com a Maserati. Deve sofrer um pouco com a adaptação no início de temporada e andou no meio do pelotão durante a pré-temporada. Mas está sujeito ao nublado tão naturalmente encontrado pelos novatos.

#21 Nyck De Vries – Mahindra

De volta à Fórmula E, quer deixar de lado a imagem ruim deixada na Fórmula 1. De Vries ficou longe de empolgar na pré-temporada, perdeu o carro por puro azar após o incêndio nos boxes da fabricante de motor se alastrar para a Mahindra, e deve figurar no pelotão do meio para trás em 2024 salvo grande virada do time indiano.

Carro de Nyck de Vries foi seriamente afetado pelo incêndio em Valência (Foto: LAT/Fórmula E)

#33 Dan Ticktum – ERT

Com praticamente a mesma performance do companheiro de equipe, o britânico não começa 2024 bem. E tal qual Sette Câmara, também deve ser figurinha carimbada no pelotão de trás neste ano.

#3 Sérgio Sette Câmara – ERT

O brasileiro foi mantido na “nova velha equipe” para 2024, afinal a NIO saiu de cena para a entrada da ERT. No entanto, teve como seu melhor desempenho um nono lugar no primeiro dia de testes. Dali em diante, andou sempre nas últimas posições. Numa equipe que manteve a dupla de pilotos mesmo após 2023 difícil, objetivo é encontrar maneira de mudar status quo.

#16 Sébastien Buemi – Envision

Mais uma vez, o suíço dividirá suas atenções entre Fórmula E e Mundial de Endurance, o que naturalmente coloca Buemi como um dos nomes que pouco empolgam para esta temporada, apesar de sua história na categoria.

#51 Nico Müller – Abt Cupra

Suíço vai dividir os boxes com Di Grassi em 2024 e teve um fim de temporada melhor na equipe, pontuando em três das quatro últimas corridas. Deve andar no pelotão do meio, beliscando pontos ao longo do ano.

#11 Lucas Di Grassi – Abt Cupra

Outro brasileiro no grid, Di Grassi respira novos ares depois de ano decepcionante com a Mahindra. A Abt não empolgou em 2023 com a lanterna no campeonato de equipes e deve seguir no pelotão do fundo em 2024, ano de sua volta ao time alemão.

Di Grassi está de volta à Abt, agora sem a parceria com a Audi (Foto: Abt Cupra)

EM BAIXA

#2 Stoffel Vandoorne – DS Penske

O belga nem de longe foi competitivo o suficiente como no ano em que levou o título para casa, mas pode ressurgir no campeonato e brigar, ao menos, por vitórias nesta temporada. Carro, a DS Penske mostrou que tem, agora vai depender de Vandoorne.

#48 Edoardo Mortara – Mahindra

O suiço até teve uma nova oportunidade com a mudança da Venturi para a Maserati em 2023, mas não se deu bem. Devido à sua experiência, ganhou chance na Mahindra e andou bem com o terceiro lugar na pré-temporada. É, na visão deste que vos escreve, o que tem mais chances de mudar de patamar em 2024.

#8 Sam Bird – McLaren

O britânico teve um ano bastante trapalhão em 2023 e saiu em baixa na Jaguar. Com nova chance na McLaren, tem talento para ressurgir. Mas em queda livre, é dos nomes que começam com mais chances de não permanecer em curto espaço de tempo.

#22 Oliver Rowland – Nissan

A Nissan faz uma aposta de alto risco com um piloto que foi demitido pela Mahindra no meio da temporada passada, somando apenas nove pontos. Rowland está na Fórmula E desde 2016 e, pelo jeito, é sua última chance no campeonato.

A temporada 2023/24 da Fórmula E está marcada para começar no dia 13 de janeiro, com o eP da Cidade do México, no Autódromo Hermanos Rodríguez. A categoria ainda passa por DiriyahSão PauloTóquioMisanoMônacoBerlimXangaiPortland e Londres.

GRANDE PRÊMIO é emissora oficial e transmite TODAS AS ATIVIDADES DE PISTA da temporada AO VIVO e COM IMAGENS.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.