Vergne supera Rowland e leva DS Penske à pole na corrida 1 do eP de Xangai da Fórmula E

Vergne mostrou porque é um bicampeão mundial da categoria e cravou a pole com uma volta de 1min13s322, a 16ª da carreira do piloto na Fórmula E

Fórmula E voltou a acelerar na China, maior mercado de carros elétricos do mundo, depois de quatro temporadas. Foi no país asiático onde tudo começou. Mais precisamente na capital, em Pequim, há dez anos, local onde o brasileiro Lucas Di Grassi venceu a primeira corrida da história da categoria com a Audi. Desta vez, a Fórmula E correu em Xangai, circuito conhecido dos amantes da Fórmula 1. E quem garantiu a pole foi da corrida 1 foi Jean-Éric Vergne, da DS Penske.

A classificação foi bastante movimentada. Com um traçado mais curto do que o circuito convencional de Xangai, os pilotos aceleraram nos setores 1 e 2 da pista, utilizando, posteriormente, um traçado diferente criado especificamente para a Fórmula E, que dá acesso à reta principal. E a pista rendeu duelos emocionantes. Em uma das semifinais, Oliver Rowland, da Nissan avançou para a final com um milésimo de diferença para Mitch Evans, da Jaguar.

Mas, na decisão, Vergne mostrou porque é um bicampeão mundial e cravou a pole com uma volta de 1min13s322, a 16ª da carreira na Fórmula E. Agora, o francês é o piloto com mais poles na história da categoria, ao lado do suíço Sébastien Buemi, da Envision.

Falando dos brasileiros, Lucas Di Grassi, da ABT Cupra, e Sérgio Sette Câmara, que corre pela equipe da casas, a ERT, não conseguiram avançar para a fase de duelos e vão largar na oitava fila.

transmissão da corrida 1 acontece a partir das 3h30 deste sábado (25). O GRANDE PRÊMIO transmite todas as atividades de pista AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube e no Kwai.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Ao lado de Buemi, Vergne tornou-se o recordista de pole da categoria (Foto: Fórmula E)

Como foi a classificação da corrida 1 em Xangai

Grupo A:

A classificação começou com voltas mais lentas. Stoffel Vandoorne, da DS Penske, buscou a liderança com um giro de 1min14s242, seguido dos pilotos da Jaguar, Mitch Evans, Nick Cassidy, e Oliver Rowland, da Nissan. Os pilotos voltaram aos boxes para preparar a estratégia final da classificação.

Nos minutos finais, os pilotos foram para o tudo ou nada, mas a liderança ficou mesmo com o belga da DS Penske. Rowland acertou uma boa volta de 1min14s252 e fechou com o segundo melhor tempo, levando a Nissan para a fase seguinte.

Quando parecia que a Jaguar avançaria com seus dois pilotos para a fase de duelos, Norman Nato, da Andretti, que liderou o TL2, cravou 1min14s300 no relógio e ‘roubou’ a vaga do líder do campeonato, Nick Cassidy, fechando a lista em terceiro. A quarta vaga ficou com Evans, do time felino, que fez 1min14s307.

Já o brasileiro Lucas Di Grassi, da ABT Cupra, foi o oitavo melhor do grupo ao registrar 1min14s384, e não conseguiu avançar para a fase seguinte da classificação.

Norman Nato conseguiu tirar Nick Cassidy, atual líder do campeonato, da fase de duelos (Photo by Simon Galloway / LAT Images)

Grupo B:

O Grupo B começou com liderança de Jean-Éric Vergne, da DS Penske, com um giro de 1min14s385. O francês foi o mais rápido nos minutos iniciais da disputa, seguido de Jake Hughes, da McLaren. Os carros da Porsche começaram a performar nos minutos finais.

Pascal Wehrlein registrou uma volta de 1min14s341 e passou a liderar o grupo, enquanto António Félix da Costa também garantia a classificação na quarta posição. No fim da disputa, Hughes surpreendeu, cravou 1min14s140 no relógio e fechou o grupo na liderança. Vergne foi o segundo mais rápido ao cruzar a linha de chegada com 1min14s144, seguido dos carros da Porsche, com Da Costa em terceiro e Wehrlein em quarto.

Sérgio Sette Câmara, que não conseguiu competir entre os ponteiros nos treinos livres, fez o pior tempo antes de ir para os boxes. Na volta, marcou 1min14s580, fechando o Grupo B da classificação em nono.

Postulante ao título na temporada 2024, Jake Dennis, da Andretti, decepcionou e não conseguiu avançar para a fase de duelos ao fazer apenas o sexto melhor tempo.

Jake Hughes foi o mais rápido no Grupo B (Foto: McLaren)

Quartas de final

Norman Nato x Oliver Rowland

No duelo entre Andretti e Nissan, melhor para o time japonês. Em uma briga bem disputada, o inglês cruzou a linha de chegada em 1min13s756 em um duelo apertadíssimo contra o francês da Andretti, mas conseguiu ficar com a vaga.

Mitch Evans x Stoffel Vandoorne

A briga entre Jaguar e DS Penske foi disputada, mas acabou com vitória do time britânico. Evans cravou 1min13s565, eliminou o belga e avançou para as semifinais.

António Félix da Costa x Jean-Éric Vergne

Na disputa entre DS Penske e Porsche, a briga foi apertada, mas desta vez quem avançou foi a Penske. Vergne cravou uma volta rápida de 1min13s687, sete milésimos mais rápido que Da Costa, eliminou o português da fase de duelos e foi para as semifinais.

Pascal Wehrlein x Jake Hughes

A Porsche conseguiu buscar uma vaga nas semifinais com Wehrlein, um dos pilotos que briga pelo título da temporada da Fórmula E. Em mais uma disputa equilibrada, o alemão avançou para a sua sexta semifinal da temporada com um tempo de 1min13s449 e deixou a McLaren para trás.

Pascal Wehrlein foi mais rápido e avançou para as semifinais (Foto: Fórmula E)

Semifinais

Oliver Rowland x Mitch Evans

Abrindo as semifinais da fase de duelos, Rowland avançou com uma diferença de um milésimo de diferença para Evans. Isso mesmo. O britânico fez 1min13s358, enquanto Evans cruzou a linha de chegada com 1min13s359.

Jean-Éric Vergne x Pascal Wehrlein

No último duelo antes da final, em outra briga muito equilibrada, o francês conseguiu levar a DS Penske à final com 1min13s624. Wehrlein cometeu um erro no último setor da pista e não conseguiu avançar para a decisão.

Vergne conseguiu avançar para a final após superar Wehrlein (Foto: Fórmula E)

Final

Oliver Rowland x Jean-Éric Vergne

Na grande decisão, Vergne começou abrindo a volta mais rápido que Rowland, conseguiu manter o ritmo e fechou o giro com 1min13s322. Resultado: pole em Xangai e recorde de poles na história da categoria, agora igualado a Buemi com 16.

Fórmula E 2023/24, eP de Xangai, Grid de Largada:

1J.E VERGNEDS Penske1:13.322 
2O ROWLANDNissan1:13.360+0.038
3M EVANSJaguar1:13.359+0.037
4P WEHRLEINPorsche1:13.624+0.302
5J HUGHESMcLaren1:13.483+0.161
6A.F DA COSTAPorsche1:13.693+0.371
7N NATOAndretti1:13.824+0.502
8S VANDOORNEDS Penske1:13.861+0.539
9R FRIJNSEnvision1:14.336+1.014
10N CASSIDYJaguar1:14.316+0.994
11J DENNISAndretti1:14.459+1.137
12S BUEMIEnvision1:14.367+1.045
13N DE VRIESMahindra1:14.523+1.201
14M GÜNTHERMaserati1:14.384+1.062
15N MÜLLERABT Cupra1:14.530+1.208
16L DI GRASSIABT Cupra1:14.384+1.062
17S. SETTE CÂMARAERT1:14.580+1.258
18D TICKTUMERT1:14.481+1.159
19S BIRDMcLaren1:14.601+1.279
20J DARUVALAMaserati1:14.494+1.172
21E MORTARAMahindra1:15.006+1.684
22S FENESTRAZNissan1:14.520+1.198
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.