Palou celebra vitória em Detroit e diz que é “muito cedo” para mirar campeonato

Álex Palou comemorou vitória no GP de Detroit após percalços e disputa com Will Power nas últimas relargadas. Piloto espanhol ainda não quer olhar para classificação do campeonato, mesmo com vantagem de 51 pontos na liderança em relação a Marcus Ericsson

A liderança de Álex Palou na temporada 2023 da Indy já é absoluta. O espanhol venceu o GP de Detroit, realizado neste domingo (4), e abriu 51 pontos de distância a Marcus Ericsson, o segundo colocado na classificação. Além disso, o piloto da Ganassi tem conseguido extrair o máximo do seu carro, não à toa terminou todas as sete etapas, até então, entre os 10 primeiros colocados.

A vitória em Detroit pode ter sido simbólica para o momento vivido por Palou. O novo circuito de rua local apresentou muitos obstáculos para os pilotos e o espanhol chegou a ser ultrapassado nas últimas voltas por Will Power, que vinha em grande performance. Mesmo assim, a diferença para o australiano foi de 1s184 e de 5s951 para o terceiro, Felix Rosenqvist.

“O nosso carro estava no ponto hoje. A Honda nos deu tudo o que precisávamos com consumo de combustível e toda a potência. Estou tão orgulhoso do trabalho que fizemos. Foi complicado no final, com aqueles pneus que eu não conseguia realmente colocar na temperatura certa, mas estou super orgulhoso”, disse Palou em entrevista à emissora americana NBC.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Álex Palou superou Will Power e conseguiu vitória no GP de Detroit (Foto: Indy)

“Tive um problema [na caixa de câmbio] que provavelmente foi minha culpa, então o câmbio ficou preso lá e eu realmente não consegui mudar as marchas. Também estava com pneus macios, portanto eu não conseguia colocá-los na temperatura ideal, mas estou orgulhoso por ter recuperado [a liderança, após ser ultrapassado por Power] e por conseguirmos outra vitória neste ano”, completou.

Palou descartou olhar para a situação do campeonato neste momento, embora tenha uma diferença considerável para Ericsson. Além disso, o dono do carro #10 negou que o orgulho de ter vencido em Detroit foi potencializado pela decepção vivida nas 500 Milhas de Indianápolis, quando a sua corrida foi prejudicada por um erro de Rinus VeeKay.

“Não, ainda não [é hora de olhar para o campeonato]. É muito cedo, eu gostaria que pudéssemos dizer isso, mas vamos manter o foco nas próximas três corridas. Teremos algumas corridas que eu realmente amo pela frente, então precisamos continuar pressionando, afirmou Palou.

“Eu não estava realmente frustrado [por conta da Indy 500]. É verdade que sabemos como é difícil vencer lá, então fiquei orgulhoso por conseguirmos um grande retorno aqui, até por termos um dos carros mais rápidos — senão o mais rápido. Isso é bom, buscamos a vitória novamente”, finalizou.

A Indy retorna nos dias 16 a 18 de junho, com o GP de Elkhart Lake, no circuito de Road America. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.