Chefe da Fórmula 1 se diz “chocado” com morte de De Ferran: “Verdadeiro campeão”

Stefano Domenicali, chefe da Fórmula 1, prestou condolências à família de Gil de Ferran após saber da morte do bicampeão da Indy: "Era uma pessoa incrível"

“Chocado”. Essa foi a palavra escolhida por Stefano Domenicali, chefe da Fórmula 1, para descrever o sentimento ao tomar conhecimento da notícia da morte de Gil de Ferran. O bicampeão da Indy sofreu uma parada cardíaca na tarde de sexta-feira (29) enquanto guiava um carro no Concours Club, uma pista privada localizada em Opa-locka, na Flórida.

Acompanhado do filho Luke, Gil parou na entrada dos boxes e viu o apoio demorar a aparecer, já que não houve acidente. Amigo e piloto de GT, Ozz Negri também estava no local. Gil tinha 56 anos.

“Estou muito chocado e profundamente triste com a notícia de que perdemos Gil de Ferran”, começou Domenicali, por meio de sua conta oficial no X, antigo Twitter. “Ele era uma pessoa incrível e um verdadeiro campeão, e todos sentiremos muita falta dele. Nossos pensamentos estão com sua família neste momento tão triste”, encerrou.

Inúmeras personalidades do esporte a motor prestaram homenagens a De Ferran e não esconderam o estarrecimento diante da perda do ex-piloto. Termos como “lenda absoluta” e “mentor” foram usados por pilotos e equipes para definir o homem que colecionou vitórias na principal categoria do automobilismo americano, a Indy, e também teve laços com a F1.

GIL DE FERRAN, 2023, McLAREN, MORTE
Gil de Ferran morreu nesta sexta-feira (29). O bicampeão da Indy e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis sofreu uma parada cardíaca enquanto guiava um carro em um clube na Flórida (Foto: McLaren)

Nascido em Paris, De Ferrari era filho do engenheiro francês Luc de Ferran, um dos principais cabeças da Ford e mentor de diversos projetos de carros de passeio brasileiros. Mudou-se para o Brasil com apenas quatro anos de idade e iniciou a carreira no esporte a motor pelo kartismo, ainda na adolescência. Competindo na Europa, foi subindo a escada do automobilismo e chamou a atenção pelo título de 1992 da Fórmula 3 Inglesa.

Apesar do processo natural nas principais categorias de fórmula na Europa, foi nos Estados Unidos que De Ferran se transformou em um dos maiores pilotos do automobilismo brasileiro. 

O apogeu veio em 2000, quando De Ferran conquistou o seu primeiro título na Indy, com duas vitórias e outros cinco pódios. No ano seguinte, repetiu a dose, chegando ao bicampeonato. Em 2003, escreveu para sempre seu nome na história dos esportes a motor ao vencer as 500 Milhas de Indianápolis.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.