Indy admite conversas e vê como “concebível” etapa na Argentina já na temporada 2024

Presidente da Indy, Mark Miles, confirmou que está sendo estudada a realização de uma corrida extracampeonato na Argentina em 2024. A atividade serviria como teste para que a etapa integre o calendário da categoria

A Indy está em negociações para realizar uma corrida extracampeonato na Argentina em 2024. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (12) pelo presidente da Penske e da categoria, Mark Miles, em entrevista à revista americana Racer. O objetivo é retomar a aproximação com o público sul-americano, interrompida após o fim do São Paulo Indy 300, que teve a sua última edição há 10 anos.

“É um trabalho sério em andamento. É concebível para 2024, mas todas as peças ainda não estão no lugar”, contou Miles. A probabilidade é de que essa corrida no ano que vem seja realizada após a temporada, ou seja, sem valer para o campeonato. Será um teste para o Autódromo de Termas de Río Hondo, candidato a receber o GP e onde anualmente é realizada uma etapa da MotoGP.

“Acho que se formos, será um grande evento para atrair fãs de grande parte da América do Sul. E está em um fuso horário muito bom do ponto de vista do público de televisão dos Estados Unidos. Portanto, tem muita oferta e veremos se podemos fazê-lo”, comentou o presidente da categoria.

Um dos principais responsáveis pela negociação tem sido o proprietário da equipe Juncos Hollinger, Ricardo Juncos, que tem estreita ligação com a Indy. Além disso, o governo local e outros investidores privados estão trabalhando na elaboração de um pacote de financiamento promocional a fim de viabilizar a realização do evento.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O oval de Rafael recebeu a última prova da Indy na Argentina, em 1971, quando ainda era USAC (Foto: Reprodução / Redes sociais)

“As intenções estão aí. Tivemos uma ótima visita de Mark Miles e da Indy, e eles ficaram realmente muito impressionados. É uma instalação [a de Termas de Río Hondo] de alto nível, que realiza grandes eventos como a MotoGP, então quando você analisa os dados e como eles são promovidos, como eles fazem VIP para todos esses grandes fabricantes da motocicletas com alto nível de requisitos, não há dúvida de que a Indy será perfeita para nós”, disse Juncos.

“Eu sei do fanatismo que temos e estamos aumentando a base de fãs da Indy com os latinos porque não apenas os argentinos estarão lá, mas também, [os fãs] do Paraguai, Uruguai, Chile, Brasil. Portanto, estamos trabalhando no financiamento para isso e procurando mais parceiros para concluí-lo”, completou.

Caso a corrida extracampeonato seja aprovada, a intenção da Juncos e dos outros promotores é que a prova de Termas de Río Hondo eventualmente faça parte do calendário oficial da Indy. Se a prova se concretizar, será a primeira visita da Indy em solo argentino desde a rodada dupla no oval de Rafaela, que abriu a temporada 1971 da USAC (United States Auto Club).

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.