Aleix Espargaró isenta queda por 9º lugar em Silverstone: “Não tem desculpa”

Piloto da Aprilia contou que tinha dificuldade para se movimentar em cima da moto, mas considerou que os efeitos da queda que sofreu no sábado não são justificava para a nona colocação na corrida de domingo (7)

MOTOGP VOLTA DAS FÉRIAS COM DISPUTA ABERTA ENTRE QUARTARARO E ALEIX ESPARGARÓ

Aleix Espargaró isentou a queda que sofreu no sábado (7) de responsabilidade pelo nono lugar no GP da Grã-Bretanha. O piloto da Aprilia explicou que tinha dificuldades para se movimentar em cima da RS-GP, mas assumiu que não foi rápido na prova em Silverstone.

No início da tarde de sábado, durante o treino livre 4, Aleix foi ejetado da RS-GP na mudança de direção entre as curvas 12 e 13 e caiu feio no solo. Depois de um resgate atabalhoado, o piloto foi levado ao centro médico, onde exames não constataram fraturas. O pai dos gêmeos Max e Mia chegou a colocar em xeque a participação na corrida em Silverstone, mas, depois de fechar o warm-up com o sexto tempo, confirmou presença na disputa.

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Aleix Espargaró assumiu que faltou ritmo em Silverstone (Foto: Aprilia)

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Ainda na primeira volta da corrida, porém, o irmão de Pol caiu para a sétima colocação e, depois, foi descendo até a nona colocação. A lesão, contudo, não foi a culpada.

“Honestamente, me senti bem. A dor não foi uma desculpa”, disse Aleix. “Obviamente, não podia realmente me mover na moto livremente e ajudar a moto a virar. Me senti bem dolorido durante a corrida. Mas não tive muita dor”, seguiu.

“É uma pena, porque não podia ultrapassar, não consegui ser agressivo. Não terminei longe do vencedor, mas, durante o fim de semana, tive um ritmo muito forte, então é uma pena que não tenha podido lutar pela vitória”, lamentou.

Aleix saiu sem explicação para a corrida, já que Francesco Bagnaia e Jack Miller, que não tinham um bom ritmo durante todo o fim de semana, ficaram em primeiro e terceiro. Além das Ducati de fábrica, o catalão também apontou o crescimento de Marco Bezzecchi, Enea Bastianini e da própria KTM no domingo.

“Não consigo entender muito a corrida de hoje. As duas Ducati tinham ritmo zero durante o fim de semana e eles venceram. Fizeram um trabalho extraordinário hoje. Não entendo de onde eles acharam esse ritmo”, apontou. “Bezzecchi também foi muito rápido. Fabio foi muito forte e acabou comigo. A KTM estava no grupo da liderança. Bastianini estava fora do top-15 no TL1. Realmente não entendo o que aconteceu hoje”, insistiu.

“Mas isso é a MotoGP! É apertado e a última pare do campeonato será divertida”, apostou.

Aleix reconheceu que a tentativa de ultrapassar Fabio Quartararo no fim do GP da Grã-Bretanha tinha poucas chances de sucesso, mas defendeu a tentativa.

“Era impossível, a minha ultrapassagem na última volta. Eu estava muito longe dele. Mas eu diria que é preciso tentar”, defendeu. “Soltei o freio dianteiro, mas, infelizmente, não podia parar a moto”, comentou.

“Sabia que era só um ponto, mas não era uma questão de pontos. Era sobre terminar na frente. E eu tentei. Mas hoje eu perdi uma boa oportunidade de recuperar pontos”, assumiu. “Não tem desculpa. Não fui rápido hoje. Não foi a dor. Mas nas curvas para a direita, eu não podia ajudar a moto a virar. E eu tinha zero tração do lado direito. Aí todo mundo me ultrapassava na curva em que eu caí, pois perdi muita velocidade lá. Então a queda, definitivamente, não ajudou”, considerou.

Apesar de os exames no circuito não terem indicado fraturas, Aleix planeja fazer exame mais detalhados em Barcelona.

“Meu pé está melhor do que ontem. Posso andar. Mas sinto dor nas perdas, no pescoço e nas costas. Preciso descansar bastante [antes da Áustria]. Vou no [Hospital] Dexeus para passar por um exame total do meu corpo para checar senão tem nada quebrado. Mas acho que com tempo para me recuperar, estarei 100% na Áustria”, encerrou.

Com o resultado da corrida, Aleix cedeu apenas mais um ponto a Quartararo na liderança do Mundial e agora tem 22 pontos a menos que o líder do campeonato.

A MotoGP volta às pistas no dia 21 de agosto, com o GP da Áustria, no Red Bull Ring. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

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