Sasaki resiste a Alonso e vence 1ª na Moto3 2023. Moreira cai após toque em Valência

Ayumu Sasaki conseguiu segurar David Alonso e, depois de muito tentar, arrematou uma vitória na temporada 2023 da Moto3. Iván Ortolá completa o pódio. Diogo Moreira caiu ainda na curva 2 depois de um toque de Xavier Artigas

Demorou, mas chegou. Depois de muito tentar, Ayumu Sasaki conseguiu a primeira vitória na temporada 2023 da Moto3. E em um GP da Comunidade Valenciana suado neste domingo (26).

Dono da pole, Collin Veijer liderou boa parte da disputa, mesmo vindo de uma queda na volta de alinhamento. Sasaki escoltou o companheiro de IntactGP por um longo período, mas, quando tomou a ponta, precisou resistir à pressão.

Na volta final, foi Alonso quem colocou mais pressão, mas Sasaki segurou por só 0s082 para ficar com a vitória. A IntactGP garantiu a vitória no Mundial de Equipes.

Iván Ortolá conseguiu superar Veijer e ficou com o último posto do pódio. Deniz Öncü bem que tentou o top-3, mas se despede da Moto3 em quinto, diante de José Antonio Rueda e Joel Kelso. Dani Holgado precisou fazer uma prova de recuperação e foi oitavo, com David Muñoz e Ryusei Yamanaka fechando o rol dos dez melhores.

LEIA TAMBÉM
📌 Bagnaia precisa de 5º lugar em Valência para garantir bi da MotoGP. Confira matemática
📌 Classe rainha do Mundial de Motovelocidade decide campeão no último GP pela 20ª vez
📌 Martín x história: só três pilotos reverteram déficit de pontos na final da classe rainha
📌 Déficit de 8 pontos foi maior já revertido no último GP na classe rainha do Mundial

Ayumu Sasaki venceu o GP da Comunidade Valenciana (Foto: IntactGP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Diogo Moreira não passou da curva 2. O brasileiro foi tocado por Xavier Artigas e caiu junto com Vicente Pérez, abandonando a última corrida dele na Moto3.

Com o resultado em Valência, Masià fecha o ano campeão, com 274 pontos, só seis a mais do que Sasaki, o vice. Alonso garantiu o terceiro lugar, diante de Öncü e Holgado. Moreira se despede da categoria com o oitavo posto, com 131 pontos.

A largada para o GP da Comunidade Valenciana, em Valência, está marcada para as 11h (de Brasília) deste domingo. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade.

Saiba como foi o GP da Comunidade Valenciana de Moto3:

Tal qual era esperado desde o anúncio do calendário, o Mundial de Motovelocidade encontrou um domingo frio em Cheste. Pouco antes da largada da Moto3, os termômetros mediam 16°C, com o asfalto chegando a 19°C. A umidade relativa do ar estava na casa dos 54%, com o vento soprando a 1 km/h.

A caminho de alinhar no grid de Valência para a segunda pole da carreira, Collin Veijer caiu na curva 2, o que causou bastante dano na moto da IntactGP. O holandês, porém, não se feriu seriamente, apesar da pancada na cabeça. A equipe, então, passou a correr contra o tempo, até com Peter Öettl, chefe do time, colocando a mão na massa. O piloto precisou correr para trocar de roupa antes de sair.

Collin Veijer caiu a caminho do grid da Moto3 (Vídeo: MotoGP)

Apesar do trabalho extra, Veijer conseguiu sair normalmente para a volta de aquecimento, o que o manteve na pole-position do GP da Comunidade Valenciana.

No apagar das luzes para as 20 voltas da classe menor, Sasaki saiu melhor e tomou a liderança, diante de Veijer e Deniz Öncü. Ainda nos primeiros metros, na curva 2, Vicente Pérez e Diogo Moreira caíram, mas escaparam de lesões. No replay, ficou claro que o acidente foi causado por um toque de Xavier Artigas no brasileiro.

A largada da Moto3 em Valência (Vídeo: MotoGP)

Sasaki sustentou a liderança durante toda a primeira volta, mas, no início do giro seguinte, viu Veijer pular para a frente. Öncü seguia em terceiro, diante de Kelso, Ortolá e Alonso.

Pouco depois de anunciar uma investigação do acidente com Moreira, a FIM (Federação Internacional de Motociclismo) puniu Artigas com uma volta longa dupla.

Enquanto isso, Veijer ia tentando escapar. Na volta 3, o holandês apareceu com 0s173 de margem para Sasaki, que era seguido de perto por Öncü. O turco, aliás, logo atacou e passou, mas levou o troco rapidamente.

Veijer e Öncu disputam a liderança nas primeiras voltas em Valência (Vídeo: MotoGP)

Sexto, David Alonso cravou a melhor volta da corrida — 1min38s580 — e logo começou a avançar. O colombiano passou Ortolá e se instalou em quinto, coladinho em Kelso.

Ivan também ficou pelo caminho rapidamente, com Alonso passando a direcionar o ataque para Öncü. Na ponta, Viejer ia controlando a liderança, diante de Sasaki.

Mais atrás, o campeão Jaume Masià vinha brigando com David Muñoz pela oitava colocação, mas a KTM do #44 fazia diferença no embate.

Ainda com 14 voltas pela frente, o grupo da ponta tinha se reduzido a sete pilotos; Veijer, Sasaki, Öncü, Alonso, Ortolá, Kelso e José Antonio Rueda. Após sete giros tentando, Masià passou Muñoz, mas com mais de 2s de atraso para o pelotão da frente.

A pressão em cima de Veijer era enorme da parte de Sasaki, mas o japonês ainda não tinha achado uma nova brecha para passar. Öncü ia acompanhando de perto, mas sem lançar um novo ataque na direção do japonês.

Na volta 9, Öncü passou na última curva e foi seguido por Alonso, mas Sasaki conseguiu responder ao colombiano e ficou com o terceiro posto.

Ainda na ponta, Veijer seguiu forçando, mas com Deniz cada vez mais perto. O turco, porém, foi superado por Sasaki pouco depois, justamente aproveitando a boa volta de 1min38s474.

Envolvido naquele acidente com Moreira no início da disputa, Dani Holgado vinha em uma impressionante prova de recuperação. Com nove giros para o fim da corrida, o espanhol aparecia na oitava colocação, mas já com 5s de atraso para o sétimo colocado. Ryusei Yamanaka era o nono, diante de Muñoz e Masià.

Veijer vacilou nas voltas finais e caiu para quarto (Vídeo: MotoGP)

Com o passar das voltas, o top-5 começou a formar um outro pelotão. Mas as posições seguiam quase inalteradas. Na volta 14, Alonso atacou na última curva e tocou em Oncü, que saiu um pouco da pista, o que permitiu a passagem também de Ortolá.

Sem muito esperar, Alonso atacou Sasaki e tomou o segundo posto. O japonês tentou responder de cara, mas foi contido pelo ‘Novato do Ano’. Ortolá seguiu acompanhando o grupo, com Öncü se afastando mais de 0s6.

Com cinco voltas para o fim, Sasaki usou o vácuo e mergulhou na curva 1 com uma manobra perfeita para passar Alonso e voltar ao segundo posto, coladinho em Veijer.

Metros adiante, Veijer errou a curva 10, abrindo caminho para passagem de Sasaki, Alonso e Ortolá. Ivan logo foi por dentro e tomou o segundo posto do colombiano.

Na curva 8, Ortolá tentou tomar a liderança, mas Sasaki fechou a porta na cara e sustentou a ponta. Alonso passou no fim da reta para recuperar a segunda colocação, mas o troco do piloto da MTA veio logo.

Primeira vitória de Ayumu Sasaki na temporada da Moto3 (Vídeo: MotoGP)

Com a briga que se desenvolvia à frente, Öncü foi retomando contato com o pelotão, pressionando cada vez mais Veijer.

Antes de fechar a volta 18, Alonso passou Ortolá por dentro, mas perdeu a posição mais uma vez na curva 1. Enquanto isso, livre de ataques, Sasaki ia tentando abrir.

Pouco depois, Ortolá saiu um pouquinho da linha na 11 e viu Alonso mergulhar para tomar o segundo posto, com Veijer aproveitando a chance para ser terceiro. David logo tentou se engraçar para cima de Sasaki, que segurou. Ortolá estava de volta ao terceiro posto.

Alonso ensaiou um ataque na curva 8 na última volta, mas foi contido. Na 11, Sasaki segurou de novo. Na última curva, mais uma tentativa sem frutos, até que Ayumu assegurou a vitória, a primeira do ano, diante de Alonso e Ortolá.

Moto3 2023, Valência, Resultado Final:

1A SASAKIIntactGP Husqvarna20 voltas
2D ALONSOAspar GasGas+ 0.082
3I ORTOLÁMTA KTM+ 0.128
4C VEIJERIntactGP Husqvarna+ 0.266
5D ÖNCÜRed Bull KTM Ajo+ 0.384
6J RUEDARed Bull KTM Ajo+ 3.589
7J KELSOPrüstelGP CFMoto+ 4.623
8D HOLGADORed Bull KTM Tech3+ 6.105
9D MUÑOZBOE KTM+ 6.305
10R YAMANAKAAspar GasGas+ 6.907
11T FURUSATOTeam Asia Honda+ 9.166
12F FARIOLIRed Bull KTM Tech3+ 9.663
13J MASIÀLeopard Honda+ 10.446
14A FERNÁNDEZLeopard Honda+ 10.556
15S NEPAMTA KTM+ 11.462
16R FENATISnipers Honda+ 13.966
17R ROSSISic58 Honda+ 14.000
18M BERTELLESnipers Honda+ 25.472
19X ARTIGASPrüstelGP CFMoto+ 28.354
20K TOBASic58 Honda+ 28.420
21D SALVADORCIP KTM+ 33.908
22M RUDAIntactGP Husqvarna+ 36.632
23M AJITeam Asia Honda+ 36.785
24L FELLONCIP KTMAbandonou
25V PÉREZBOE KTMAbandonou
26D MOREIRAMSI KTMAbandonou
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.