Binder leva melhor em duelo da KTM e vence sprint na Espanha. Bagnaia é segundo

A corrida sprint viu uma belíssima batalha entre as motos da KTM, na qual Brad Binder saiu vitorioso. Francesco Bagnaia ficou em segundo e Jack Miller, portanto, completou o pódio

A corrida sprint do GP da Espanha de MotoGP começou acidentada, com Franco Morbidelli derrubando Álex Márquez e levando junto Augusto Fernández e Marco Bezzecchi. Por isso, a prova foi reiniciada para 11 voltas. Mas nenhum caos impediu Brad Binder de vencer e sair com pontuação máxima deste sábado (29).

O sul-africano conseguiu tomar a ponta no final, já que tudo indicava que Jack Miller comandaria uma dobradinha da KTM em Jerez. No entanto, o irmão de Darryn superou o companheiro de equipe e saltou para ponta a duas voltas para o fim. Francesco Bagnaia aproveitou para golpear no último giro, fazendo o australiano cair para o terceiro lugar e fechar o pódio. Ainda assim, duas KTM nas três primeiras posições.

Brad Binder venceu (Foto: KTM)

Jorge Martín e Miguel Oliveira vieram atrás. Dani Pedrosa também colocou a marca austríaca em sexto lugar, à frente de Maverick Viñales, Johann Zarco, Marco Bezzecchi e Luca Marini, que completam o top-10.

Fabio Quartararo ficou apenas em 12º lugar. O pole, Aleix Espargaró, abandonou a prova curta após uma queda.

Enea Bastianini sucumbiu às dores que vinha sentido desde os treinos de sexta-feira, ainda reflexo da fratura que sofreu no ombro no início da temporada 2023, e decidiu se retirar do GP da Espanha. O anúncio foi feito ainda durante o terceiro treino livre.

Horas após o fim da sprint, o Painel de Comissários da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) anunciou uma punição a Franco Morbidelli por direção irresponsável, indicando o ítalo-brasileiro como culpado pelo acidente que marcou o início da corrida. A Yamaha recorreu, mas o recurso foi negado e o #21 terá de cumprir uma volta longa no GP da Espanha.

A largada do GP da Espanha de MotoGP, em Jerez de la Frontera, acontece às 10h (de Brasília) de domingo. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade.

*Atualizado às 14h57

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Como foi a corrida sprint do GP da Espanha de MotoGP:

Depois de uns pingos de chuva durante a classificação, o tempo abriu em Andalucía, e a MotoGP encontrou sol e pista seca para a corrida sprint. Antes da largada, os termômetros mediam 30°C, com o asfalto batendo 50°C. A umidade relativa do ar estava em 37%, com o vento soprando a 5 km/h no sentido oeste-sudoeste.

Valentino Rossi aconselha Luca Marini antes da largada da corrida sprint (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Tal qual tinha sido antecipado, Valentino Rossi desembarcou em Jerez para acompanhar de perto o trabalho da VR46. Antes da largada, o multicampeão conversou com o irmão Luca Marini e, depois, foi cumprimentar Dani Pedrosa, que corre como convidado pela KTM neste fim de semana.

Para a corrida sprint, a maioria dos pilotos optou pelo pneu dianteiro médio, exceto Jorge Martín e Iker Lecuona. Atrás, a maioria também foi de médio, mas as quatro Aprilia, as duas Pramac, Álex Rins e Pedrosa colocaram o médio na traseira.

No apagar das luzes na reta do Circuito Ángel Nieto, Aleix Espargaró deu uma bobeada na pole e viu Miller e Binder pularem na ponta na curva 1. Ainda nos primeiros metros, Franco Morbidelli, Marco Bezzecchi e Augusto Fernández caíram.

A primeira largada da corrida sprint em Jerez (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Enquanto isso, Bagnaia passou Aleix Espargaró e saltou para a terceira colocação. Pouco depois, porém, a bandeira vermelha foi acionada por causa do acidente na curva 2, que também envolveu Álex Márquez.

A moto de Bezzecchi estava em chamas, mas o piloto estava bem, tanto que pulou a barreira de pneus para voltar para os boxes.

No replay, foi possível ver que Morbidelli tocou Márquez, que atingiu Augusto. Vindo atrás, Bezzecchi não teve por onde desviar e caiu também.

Corrida sprint teve acidente na curva 2 (Vídeo: Reprodção/BT Sport)

A direção de prova, então, decidiu reiniciar a corrida com as posições originais de grid, mas com 11 voltas, uma a menos do que originalmente previsto. Inclusive, os quatro envolvidos no acidente foram autorizados a alinhar.

Na segunda largada, o pole Aleix Espargaró não conseguiu uma boa saída e viu Binder tomar a liderança, diante de Miller, Martín e Bagnaia. O catalão caiu para quinto. Quartararo, que tinha largado bem mais cedo, vinha só em 14º.

A segunda largada da corrida sprint em Jerez (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Antes da largada, aliás, Martín trocou para pneu médio na dianteira e macio na traseira, enquanto Pedrosa e Rins foram de macio traseiro.

Martín logo foi ao ataque e tomou a segunda colocação de Miller. Oliveira e Pedrosa também avançaram, subindo para sexto e sétimo, respectivamente.

Pouco depois, Miller partiu para cima de Martín e retomou o segundo lugar, empurrando o espanhol um pouco para fora da linha, mas não o suficiente para Pecco passar. Jorge insistiu, passou e levou o troco. Bagnaia, então, tomou o terceiro posto do colega da Pramac.

Com a disputa, o pelotão da ponta se uniu. Enquanto isso, Pedrosa registrou em 1min37s927 a melhor volta da sprint até então.

Jack Miller logo conseguiu tomar a ponta (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Na ponta, Binder não conseguiu descolar de Miller, que seguia sombreando o companheiro de KTM. Bagnaia também ia juntinho, trazendo Martín, Aleix, Oliveira e Pedrosa logo atrás.

Na volta 4, Miller passou Binder e assumiu o comando da corrida, de cara abrindo uma ligeira margem em relação ao companheiro de KTM. Pouco depois, Álex Márquez levou o segundo tombo do dia e abandonou a prova. Logo em seguida, foi Takaaki Nakagami quem tombou. O japonês da LCR não se machucou.

Apesar de uma corrida curta, a sprint vinha com uma chuva de advertências, já que os pilotos estavam excedendo os limites do traçado. Ao menos até a volta 6, ninguém tinha sido punido.

No topo da corrida, Miller seguia firme, mas sem conseguir se livrar de Binder, que tinha juntado bem no miolo da volta 6. Mais atrás, Bezzecchi forçou a mão para passar Marini.

Duo da KTM, Jack Miller e Brad Binder protagonizaram a corrida (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Logo depois, Aleix Espargaró caiu e abandonou mais uma na temporada 2023. O catalão, porém, não se feriu com gravidade no tombo da curva 9.

Martín tentou por dentro e conseguiu superar Bagnaia, mas levou um troco ligeiro. Na ponta, o duo da KTM seguia junto, com Brad tentando cortar o atraso depois de uma pequena afastada.

Na volta 8, Binder colou de novo em Miller, mas o australiano não deu brecha. Um pouco atrás, Pedrosa foi para cima de Oliveira e passou, mas o português respondeu a altura.

Joan Mir se juntou ao time de tombados e caiu na curva 6, mas conseguiu voltar para a corrida.

Sempre no miolo, Binder colou em Miller e colocou por dentro para passar, mas, logo depois, errou, facilitando a reação de Jack, que voltou para a ponta. O pelotão de trás não tinha muita distância e ia empolgado tentando buscar.

Dani Pedrosa foi aplaudido pela atuação na sprint (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

O sul-africano mordeu de novo e tomou a posta na maior reta de Jerez. Miller ainda tentou responder, mas Brad sustentou.

Na abertura da última volta, os ponteiros estava separados por 0s191, mas Brad conseguiu se afastar mais um pouco, tentando assegurar a segunda vitória da carreira na corrida sprint.

Enquanto isso, Pecco chegou em Miller, que acabou errando e cedendo a segunda colocação. Martín era terceiro, diante de Oliveira e Pedrosa.

📺 Onde assistir ao vivo ao GP da Espanha de MotoGP

MotoGP 2023, GP da Espanha, Jerez de la Frontera, Corrida sprint:

1B BINDERKTM18min07s05511 voltas
2F BAGNAIADucati+0.428 
3J MILLERKTM+0.680 
4J MARTÍNPramac Ducati+0.853 
5M OLIVEIRARNF APRILIA+1.638 
6D PEDROSAKTM+1.738 
7M VIÑALESAprilia+3.248 
8J ZARCOPramac Ducati+3.380 
9M BEZZECCHIVR46+5.711 
10L MARINIVR46+7.015 
11F DI GIANNANTONIOGresini Ducati+7.174 
12F QUARTARAROYamaha+7.467 
13Á RINSLCR Honda+9.867 
14R FERNÁNDEZRNF APRILIA+11.550 
15S BRADLHonda+15.455 
16F MORBIDELLIYamaha+15.849 
17A FERNÁNDEZGasGas+15.969 
18I LECUONAHonda+25.356 
19J FOLGERGasGas+25.530 
20J MIRHondaAbandonou 
21A ESPARGARÓApriliaAbandonou 
22Á MÁRQUEZGresini DucatiAbandonou 
23T NAKAGAMILCR HondaAbandonou 
Ufa! “Vitória de Rins no GP das Américas é respiro necessário para Honda”
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.