A Ducati encaixou mais três partes do quebra-cabeça do grid da MotoGP para a temporada 2020. Com anúncio da ida de Francesco Bagnaia para o time de fábrica e de Johann Zarco e Jorge Martín formando a dupla da Pramac, restam apenas três vagas ainda em aberto para 2021: uma na LCR Honda, uma na Aprilia e outra na Avintia.
No caso da equipe satélite da Honda, Álex Márquez vai descer do time principal para a escuderia de Lucio Cecchinello com um contrato de dois anos feito direto com a HRC, a divisão esportiva da marca da asa dourada. O outro lado da garagem, porém, ainda não tem dono definido, já que o vínculo com Takaaki Nakagami é válido só até o fim deste ano e ainda não foi renovado.
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Na ausência de Marc Márquez, o japonês, que corre com uma moto de 2019, tem sido o protagonista da Honda, mas mesmo assim, a renovação ainda não foi oficializada. A expectativa, porém, é de que isso aconteça.
No caso da Aprilia, a vaga em aberto é a de Andrea Iannone. Suspenso por doping, o italiano recorreu ao Tribunal Arbitral do Esporte, mas corre o risco de ter o gancho aumentado de 18 meses para quatro anos, já que a Agência Mundial Antidoping também apresentou recurso contra a decisão da FIM (Federação Internacional de Motociclismo).
A casa de Noale nunca escondeu o desejo de contar com a Andrea, mas já admitiu que não pode esperar além desse ano. Assim, Cal Crutchlow e Andrea Dovizioso surgem como opções, já que estão livres no mercado.
A Avintia, apesar de ainda estar com vaga em aberto, já tem o candidato definido: Enea Bastianini. O próprio vice-líder da Moto2 já admitiu ter assinado o contrato e apenas esperava uma definição da Ducati sobre a equipe. O impasse, porém, está do outro lado da garagem.
Tito Rabat tem contrato com o time para o próximo ano, mas o próprio piloto está insatisfeito com a performance. No entanto, a equipe comandada por Rubén Xaus depende da grana de patrocínio que vem com o espanhol.
Contudo, quem é cotado para tomar o lugar de Tito é Luca Marini, atual líder da Moto2 e irmão de Valentino Rossi. A VR46 busca um lugar para o jovem italiano e já admitiu que a Avintia é uma opção. Assim, pode surgir uma quarta vaga no grid, mas com o piloto da Kalex #10 já como escolha certa.
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MotoGP, Grid 2021:
A ESPARGARÓ | Aprilia Gresini | Até 2022 |
Aprilia Gresini | ||
T RABAT | Avintia Ducati | Até 2021 |
Avintia Ducati | ||
J MILLER | Ducati | Até 2021 com opção para 2022 |
F BAGNAIA | Ducati | Até 2022 |
M MÁRQUEZ | Honda | Até 2024 |
P ESPARGARÓ | Honda | Até 2022 |
M OLIVEIRA | KTM | Até 2021 |
B BINDER | KTM | Até 2021 |
Á MÁRQUEZ | LCR Honda | Até 2022 |
LCR Honda | ||
J ZARCO | Pramac Ducati | Até 2021 com opção para 2022 |
J MARTÍN | Pramac Ducati | Até 2022 |
V ROSSI | SRT Yamaha | Até 2021 |
F MORBIDELLI | SRT Yamaha | Até 2022 |
J MIR | Suzuki | Até 2022 |
A RINS | Suzuki | Até 2022 |
D PETRUCCI | Tech3 KTM | Até 2021 |
I LECUONA | Tech3 KTM | Até 2021 |
M VIÑALES | Yamaha | Até 2022 |
F QUARTARARO | Yamaha | Até 2022 |