Holgado vence GP de Portugal de Moto3. Moreira se recupera, brilha e termina em 3º

E teve pódio do Brasil na Moto3! Diogo Moreira saiu de 16º, chegou a disputar a vitória do GP de Portugal e terminou no terceiro lugar do pódio — seu primeiro na Moto3. O vencedor foi Daniel Holgado

Uma corrida recheada de emoções. O GP de Portugal da Moto3 proporcionou disputas pela liderança que fizeram os fãs se segurarem na cadeira! Quem levou a melhor foi o espanhol Daniel Holgado, que fez uma corrida bastante consistente e retomou a ponta nas últimas voltas. O brasileiro Diogo Moreira também teve uma performance excelente, largando da 16ª colocação e terminando em terceiro. Primeiro pódio dele, da MSi e de um brasileiro na classe menor.

A segunda posição ficou com David Muñoz ao ultrapassar, na última volta, o #10. O quarto foi o calouro José Antonio Rueda, que também teve grande fim de semana em Portimão. Jaume Masià, em reação fantástica depois de um início complicado, terminou em quinto.

Diogo Moreira conquistou seu primeiro pódio (Foto: MSi)

O top-10 foi completado por: Ayumu Sasaki, que largou na pole e caiu nos momentos finais; Stefano Nepa, em sétimo; Xavier Artigas, que chegou a estar na ponta em meados da corrida; Joel Kelso, que se recuperou de um toque; e Deniz Öncü, que mostrou grande reação depois de ter largado dos boxes.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Moto3 volta às pistas no próximo dia 31, para o primeiro dia de treinos do GP da ArgentinaGRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2023.

Saiba como foi o GP de Portugal de Moto3:

Com o céu limpo, a Moto3 alinhou no grid com a temperatura na casa dos 18°C e o asfalto chegando a marca de 22ºC. A umidade relativa do ar estava em 72%, com o vento soprando a 19 km/h no sentido norte.

Na escolha dos pneus dianteiros, apenas três pilotos usaram a gama mais dura, o restante optou pelos médios. Já na roda traseira, as escolhas foram mais divididas entre os mais macios e mais duros.

Antes mesmo da prova iniciar, Deniz Öncü teve problemas e teve de voltar ao boxes para largar do pit-lane. Quando as luzes vermelhas se apagaram, o dono da pole, Ayumu Sasaki, não conseguiu manter a ponta e foi ultrapassado por Joel Kelso já na segunda curva. Diogo Moreira começou bem! Saiu de 16º para 12º.

O primeiro abandono foi de Lorenzo Fellon, com problemas. Daniel Holgado também aproveitou para ultrapassar Sasaki e, em seguida, deu o bote em Kelso para assumir a ponta. A primeira queda foi de Scott Ogden.

Deniz Öncü teve que largar dos boxes (Vídeo: MotoGP)

O brasileiro da MSi ia escalando o pelotão, era já décimo colocado. Holgado, lá na frente, mantinha uma distância de 0s219 para Kelso. Sasaki, Xavier Artigas e Ivan Ortolá vinham atrás.

A 16 voltas para o fim, Kelso recuperou a ponta. David Muñoz saltou para quarto após Ortolá tocar Alonso e cair para sétimo lugar. Enquanto isso, Moreira galgava mais uma posição: era nono. David Alonso protagonizou a segunda queda da prova.

O #71 passava longe de fazer uma boa prova: Artigas também o ultrapassou, e ele caiu para quinto. Mas não se deixou abater por isso. Mergulhou, foi à ponta, mas Holgado retomou a liderança. Atrás dele, Muñoz, Masià e Kelso.

Largada do GP de Portugal, em Portimão (Vídeo: MotoGP)

O brasileiro, que estava em oitavo, acabou sendo ultrapassado e caiu para 12º, contudo já tentava recuperar o tempo perdido. Após investigação da direção de prova, Ortolá foi punido pelo incidente com Alonso e teria de cumprir dupla volta longa.

Filippo Farioli foi o terceiro a sofrer queda na corrida. A 13 voltas para o fim, Holgado mantinha a ponta com 0s1 de distância para Muñoz. Masià e Sasaki vinham atrás. Moreira era nono.

E o piloto da BOE assumiu a liderança segundo depois, mas o #96 da Tech3 revidou. Ainda apenas 0s1 distantes. Moreira já se aproveitava de erros dos adversários e subiu para sexto. Enquanto isso, Sasaki mergulhou novamente para retomar a liderança. Uma disputa franca entre o japonês, Muñoz e Holgado.

Ivan Ortolá tocou David Alonso, que sofreu queda (Vídeo: MotoGP)

Nas voltas seguintes, Moreira foi escalando o pelotão e foi para a ponta! Chegou a assumir a primeira posição, mas Holgado revidou. Caiu para segundo, com Artigas no encalço. Sasaki e Muñoz eram quarto e quinto, respectivamente.

A disputa voltou, no entanto, a ser da trinca Holgado-Sasaki-Muñoz, mas Moreira estava logo atrás, era quarto. No entanto, o brasileiro foi ultrapasso a sete voltas para o fim e caiu para oitavo.

Sasaki eram quem ganhava a vez de liderar, mas não durou muito. Holgado já retomou, com Muñoz atrás e Diogo voltando à terceira posição.

A quatro voltas para o final, Sasaki tomou a posição de Moreira, que caiu para terceiro. Mas o brasileiro seguia sedento pelo seu primeiro pódio: superou Sasaki e voltou à segunda posição. Holgado, na liderança, estava 0s2 à frente.

Na última volta: Holgado, Muñoz e Moreira estavam na disputa. Moreira, no entanto, foi ultrapassado por Rueda no terceiro setor, mas não ficou por isso! O brasileiro contra-atacou e terminou no terceiro lugar do pódio, seu primeiro na Moto3. Holgado venceu, com Muñoz atrás.

Incidente de Kelso (Foto: MotoGP)

No final, Kelso também sofreu queda e foi socorrido pelos fiscais de pista, mas conseguiu se levantar com dificuldades e estava consciente. Nas imagens recuperadas, ele bateu na moto de Holgado, que estava comemorando.

Kelso foi encaminhado ao centro médico da MotoGP. Após um exame raio-X, a categoria confirmou que o piloto quebrou um tornozelo e foi declarado inapto, devendo ser encaminhado ao Hospital de Portimão para receber mais cuidados.

Matéria atualizada às 8h50

Moto3 2023, GP de Portugal, Portimão, Corrida:

1D HOLGADORed Bull KTM Tech334:27.06119 voltas
2D MUÑOZBOE KTM+0.160 
3D MOREIRAMSI KTM+0.175 
4J RUEDARed Bull KTM Ajo+0.206 
5J MASIÀLeopard Honda+0.233 
6A SASAKIIntactGP Husqvarna+1.090 
7S NEPAMTA KTM+1.125 
8X ARTIGASPrüstelGP CFMoto+1.137 
9J KELSOPrüstelGP CFMoto+1.268 
10D ÖNCÜRed Bull KTM Ajo+1.409 
11K TOBASic58 Honda+2.852 
12C VEIJERIntactGP Husqvarna+6.904 
13D SALVADORCIP KTM+6.931 
14T SUZUKILeopard Honda+9.722 
15R ROSSISic58 Honda+9.748 
16R YAMANAKAAspar GasGas+9.771 
17M BERTELLESnipers Honda+19.803 
18M AJITeam Asia Honda+20.317 
19R FENATISnipers Honda+29.900 
20T FURUSATOTeam Asia Honda+29.948 
21J WHATLEYVisionTrack Honda+29.904 
22S AZMANMSI KTM+29.969 
23A CARRASCOBOE KTM+30.066 
24I ORTOLÁMTA KTM1 volta 
25D ALONSOAspar GasGas6 voltas 
26F FARIOLIRed Bull KTM Tech314 voltas 
27S OGDENVisionTrack HondaNC 
28L FELLONCIP KTMNC 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.