Foggia segura Masià e vence em Misano. Acosta é 3º e perde match-point na Moto3

Dennis Foggia entrou na pista determinado a reagir depois do péssimo treino classificatório, escalou o pelotão e venceu com autoridade o GP da Emília-Romanha. Jaume Masià e Pedro Acosta completaram o pódio

ADEUS DE ROSSI E TRIBUTO A SIMONCELLI: MOTOGP TRANSBORDA EMOÇÃO EM MISANO | GP às 10

A Moto3 é, muitas vezes, um campeonato imprevisível e o GP da Emília-Romanha foi um bom exemplo disso. Depois de uma péssima classificação, que o relegou ao mísero 14º lugar no grid, Dennis Foggia fez uma grande prova de recuperação em Misano para vencer e manter vivas as chances de título nas etapas finais do campeonato.

A missão de Foggia não foi das mais fáceis. Largando no meio do pelotão, precisou passar piloto a piloto, tirou a desvantagem que tinha para os líderes e ainda segurou Jaume Masià nas voltas finais. Com isso, tirou pontos do rival Pedro Acosta e adiou a definição do título para o GP do Algarve.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Dennis Foggia reagiu depois de fazer treinos ruins (Foto: Leopard Racing)

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Masià foi o segundo colocado em Misano, com Acosta novamente no pódio em terceiro. Apesar de estar atrás de Foggia, o espanhol segue confortável na liderança da Moto3, com 21 pontos de vantagem.

Darryn Binder ficou em quarto, seguido por Stefano Nepa, Niccolò Antonelli, Romano Fenati, Ayumu Sasaki, Xavier Artigas e Filip Salac, completando o top-10 no GP da Emília-Romanha.

A Moto3 volta às pistas no próximo dia 7 de novembro para o GP do Algarve, em Portimão. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2021.

Saiba como foi o GP do Feito na Itália e da Emília-Romanha de Moto3:

Diferente dos outros dias do fim de semana, o domingo amanheceu sol em Misano. Antes da largada da Moto3, os termômetros mediam 19°C, com o asfalto chegando a 17°C. A velocidade do vento era de 10 km/h.

A escolha de pneus para esta segunda corrida do ano em Misano foi quase que totalmente uniforme. Todos os pilotos optaram pela borracha mais dura na dianteira e da macia atrás, com exceção de Pedro Acosta, que usou o H4, o pneu mais firme.

Quando as luzes se apagaram para a largada em Misano, Niccolò Antonelli saiu bem e sustentou a ponta tranquilamente, com Riccardo Rossi assumindo o segundo posto. Izán Guevara e Stefano Nepa logo avançaram, subindo para segundo e terceiro.

A largada da Moto3 em Misano (Vídeo: MotoGP)

Apesar do bom início de disputa, Antonelli não conseguiu se afastar do pelotão e já vinha pressionado por Guevara. Nepa era o terceiro, com Filip Salac e Jaume Masià aparecendo logo atrás.

Stefano, então, tomou o segundo posto de Guevara e logo foi para cima de Antonelli. O piloto da Avintia não conseguiu se defender do ataque e caiu para segundo, com Nepa assumindo o comando. Masià pulou para terceiro, à frente de Guevara, Salac e Acosta. Dennis Foggia era o 14º.

Em meados da volta 4, Antonelli recuperou a liderança da corrida. Nepa ainda tentou retaliar, mas Niccolò defendeu bem e se afastou ligeiramente, com Masià assumindo o terceiro posto, à frente de Salac e Acosta.

Masià logo assumiu o segundo posto, já com 0s237 de atraso para Antonelli. Salac chegou a tomar a posição, mas o espanhol logo voltou para a frente em Misano.

Antonelli foi sustentando a liderança nas primeiras voltas da corrida em Misano (Vídeo: MotoGP)

Na volta 6, Masià tentou ameaçar a liderança de Antonelli, que não só defendeu, como ainda viu Nepa passar Jaume. Mais atrás, Riccardo Rossi e John McPhee se enroscaram na curva 10. O italiano caiu e a moto ficou no meio da pista, mas os fiscais conseguiram resolver tudo apenas com uma bandeira amarela.

Masià retomou o segundo posto e tentou atacar pela liderança na curva 12, mas não consolidou a manobra. Nepa, Acosta e Guevara fechavam o top-5.

Stefano, aliás, voltou a passar Masià pelo segundo lugar, mas a inversão durou pouco e foi desfeita por Jaume pouco depois.

Pouco depois, já na volta nove, McPhee abandonou a disputa após uma queda na curva 1 de Misano.

Enquanto isso, Antonelli sustentava a liderança com 0s111 de frente para Nepa, que não conseguia se livrar da pressão de Guevara. Tanto é que o italiano mais uma vez perdeu a posição para o piloto da Aspar. Mais atrás, Foggia tinha avançado para a nona colocação.

Pedro Acosta deu um gás durante a corrida e assumiu a liderança (Vídeo: MotoGP)

Passadas 11 das 23 voltas previstas, Antonelli se afastou pouco mais de 0s2 de Nepa, que tinha tomado a segunda colocação. Acosta era o terceiro, diante de Darryn Binder e Guevara. Masià caiu para sexto, com Foggia já aparecendo em oitavo.

Na curva 15, Tatsuki Suuzki caiu e abandonou a corrida, mas escapou de lesões maiores.

Na metade da corrida, Acosta tomou a liderança pela primeira vez, aproveitando um erro de Antonelli entre as curvas 6 e 7. Niccolò, aliás, escorregou para a sétima colocação.

Nepa logo atacou Acosta, mas tampouco ficou com a liderança, que passou para Guevara. Foggia também surgiu para ocupar o terceiro posto, diante de Binder e Acosta, que tinha dado uma titubeada na curva 10.

Com dez voltas para o fim, Andrea Migno caiu na curva 16 e também não pôde voltar à corrida. O piloto da casa escapou de ferimentos maiores.

Enquanto isso, Masià recuperou a liderança, com Foggia passando Guevara para ser o segundo colocado. Binder vinha em quarto, diante de Acosta, Nepa e Antonelli.

Izán Guevara caiu já no final da corrida (Vídeo: MotoGP)

Na mesma volta, Foggia colocou por dentro e tomou a liderança de Masià. O piloto da Leopard tinha recuperado 13 posições no traçado italiano após iniciar a corrida em 14º.

Empenhado em cortar a vantagem de Acosta na liderança do Mundial, Foggia não deu margem para os rivais e sustou a liderança de maneira sólida, com cerca de só 0s1 de frente para Masià. Guevara era o terceiro, seguido por Binder e Nepa. Pedro vinha só em sexto, sem conseguiu colar em Stefano, que já tinha mais de 1s de atraso para o primeiro pelotão.

Faltando só seis voltas em Misano, Guevara caiu na curva 8, mas logo subiu na moto e voltou para a pista. No entanto, o vencedor de Austin tinha despencado para a 16ª colocação.

Acosta aproveitou um errinho de Nepa e assumiu a quarta posição, mas não se livrou da pressão do italiano. Enquanto isso, Foggia e Masià tinham se isolado na ponta, abrindo quase 1s de vantagem para Binder, o terceiro.

Com quatro voltas para o fim, Nepa passou Acosta e voltou ao quarto posto. O piloto da Red Bull KTM Ajo ainda tentou responder, mas Stefano defendeu nem a posição.

Na ponta, Masià pressionava Foggia pela liderança, mas o italiano defendia sem maiores dificuldades. Mais atrás, Acosta tentou um novo ataque, mas continuou atrás de Nepa.

Foggia abriu a última volta da corrida com pouco mais de 0s241 de margem para Masià. Acosta, porém, deu conta de um bote duplo e avançou para terceiro, minimizando o impacto do GP na conta do Mundial.

LEIA TAMBÉM
Dez fatores que explicam por que Quartararo está a caminho do título da MotoGP
Suzuki aparece irregular e longe das vitórias, e Mir vê defesa do título escapar
Marc Márquez 2011 x Raúl Fernández 2021: recordistas de vitórias na estreia na Moto2
MotoGP estica corda com maior calendário da história para temporada 2022
Esquerda ou direita? O que estatísticas dizem sobre força de Marc Márquez na MotoGP
Gardner x Raúl Fernández: duo da Ajo engrandece disputa da Moto2 na temporada 2021
Ducati forma aliança para ajudar Bagnaia a derrotar Quartararo na reta final da MotoGP
Yamaha repete Honda e põe Darryn Binder para dar passo maior que a perna na MotoGP

Moto3 2021, GP da Emília-Romanha, Misano, Corrida:

1D FOGGIALeopard Honda39:33.17023 voltas
2J MASIÀRed Bull KTM Ajo+0.292 
3P ACOSTARed Bull KTM Ajo+4.686 
4D BINDERSIC HONDA+4.797 
5S NEPABOE KTM+4.853 
6N ANTONELLIAvintia KTM+5.052 
7R FENATIMAX Husqvarna+5.335 
8A SASAKITech3 KTM+6.642 
9X ARTIGASLeopard Honda+6.736 
10F SALACPrüstel KTM+6.800 
11R YAMANAKAPrüstel KTM+10.535 
12I GUEVARAAspar KTM+17.811 
13A FERNÁNDEZMAX Husqvarna+18.050 
14J ALCOBAGresini Honda+18.260 
15A FARID IZDIHARAsia Honda+19.264 
16A SURRASnipers Honda+20.217 
17K TOBACIP KTM+24.704 
18M KOFLERCIP KTM+24.902 
19L FELLONSIC58 Honda+24.976 
20D HOLGADOTech3 KTM+25.323 
21M AJIAsia Honda+46.495 
22D ALONSOAspar KTM+1:25.207 
23Y KUNIIAsia HondaAbandonou 
24A MIGNOSnipers HondaAbandonou 
25C TATAYAvintia KTMAbandonou 
26T SUZUKISIC58 HondaAbandonou 
27J MCPHEESIC HONDAAbandonou 
28R ROSSIBOE KTMAbandonou 
CINCO MOTIVOS PARA FICAR DE OLHO NA MOTOGP EM MISANO | GP às 10
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.