Foggia segura Masià e vence em Misano. Acosta é 3º e perde match-point na Moto3
Dennis Foggia entrou na pista determinado a reagir depois do péssimo treino classificatório, escalou o pelotão e venceu com autoridade o GP da Emília-Romanha. Jaume Masià e Pedro Acosta completaram o pódio
A Moto3 é, muitas vezes, um campeonato imprevisível e o GP da Emília-Romanha foi um bom exemplo disso. Depois de uma péssima classificação, que o relegou ao mísero 14º lugar no grid, Dennis Foggia fez uma grande prova de recuperação em Misano para vencer e manter vivas as chances de título nas etapas finais do campeonato.
A missão de Foggia não foi das mais fáceis. Largando no meio do pelotão, precisou passar piloto a piloto, tirou a desvantagem que tinha para os líderes e ainda segurou Jaume Masià nas voltas finais. Com isso, tirou pontos do rival Pedro Acosta e adiou a definição do título para o GP do Algarve.
Relacionadas
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.
Masià foi o segundo colocado em Misano, com Acosta novamente no pódio em terceiro. Apesar de estar atrás de Foggia, o espanhol segue confortável na liderança da Moto3, com 21 pontos de vantagem.
Darryn Binder ficou em quarto, seguido por Stefano Nepa, Niccolò Antonelli, Romano Fenati, Ayumu Sasaki, Xavier Artigas e Filip Salac, completando o top-10 no GP da Emília-Romanha.
A Moto3 volta às pistas no próximo dia 7 de novembro para o GP do Algarve, em Portimão. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2021.
Saiba como foi o GP do Feito na Itália e da Emília-Romanha de Moto3:
Diferente dos outros dias do fim de semana, o domingo amanheceu sol em Misano. Antes da largada da Moto3, os termômetros mediam 19°C, com o asfalto chegando a 17°C. A velocidade do vento era de 10 km/h.
A escolha de pneus para esta segunda corrida do ano em Misano foi quase que totalmente uniforme. Todos os pilotos optaram pela borracha mais dura na dianteira e da macia atrás, com exceção de Pedro Acosta, que usou o H4, o pneu mais firme.
Quando as luzes se apagaram para a largada em Misano, Niccolò Antonelli saiu bem e sustentou a ponta tranquilamente, com Riccardo Rossi assumindo o segundo posto. Izán Guevara e Stefano Nepa logo avançaram, subindo para segundo e terceiro.
Apesar do bom início de disputa, Antonelli não conseguiu se afastar do pelotão e já vinha pressionado por Guevara. Nepa era o terceiro, com Filip Salac e Jaume Masià aparecendo logo atrás.
Stefano, então, tomou o segundo posto de Guevara e logo foi para cima de Antonelli. O piloto da Avintia não conseguiu se defender do ataque e caiu para segundo, com Nepa assumindo o comando. Masià pulou para terceiro, à frente de Guevara, Salac e Acosta. Dennis Foggia era o 14º.
Em meados da volta 4, Antonelli recuperou a liderança da corrida. Nepa ainda tentou retaliar, mas Niccolò defendeu bem e se afastou ligeiramente, com Masià assumindo o terceiro posto, à frente de Salac e Acosta.
Masià logo assumiu o segundo posto, já com 0s237 de atraso para Antonelli. Salac chegou a tomar a posição, mas o espanhol logo voltou para a frente em Misano.
Na volta 6, Masià tentou ameaçar a liderança de Antonelli, que não só defendeu, como ainda viu Nepa passar Jaume. Mais atrás, Riccardo Rossi e John McPhee se enroscaram na curva 10. O italiano caiu e a moto ficou no meio da pista, mas os fiscais conseguiram resolver tudo apenas com uma bandeira amarela.
Masià retomou o segundo posto e tentou atacar pela liderança na curva 12, mas não consolidou a manobra. Nepa, Acosta e Guevara fechavam o top-5.
Stefano, aliás, voltou a passar Masià pelo segundo lugar, mas a inversão durou pouco e foi desfeita por Jaume pouco depois.
Pouco depois, já na volta nove, McPhee abandonou a disputa após uma queda na curva 1 de Misano.
Enquanto isso, Antonelli sustentava a liderança com 0s111 de frente para Nepa, que não conseguia se livrar da pressão de Guevara. Tanto é que o italiano mais uma vez perdeu a posição para o piloto da Aspar. Mais atrás, Foggia tinha avançado para a nona colocação.
Passadas 11 das 23 voltas previstas, Antonelli se afastou pouco mais de 0s2 de Nepa, que tinha tomado a segunda colocação. Acosta era o terceiro, diante de Darryn Binder e Guevara. Masià caiu para sexto, com Foggia já aparecendo em oitavo.
Na curva 15, Tatsuki Suuzki caiu e abandonou a corrida, mas escapou de lesões maiores.
Na metade da corrida, Acosta tomou a liderança pela primeira vez, aproveitando um erro de Antonelli entre as curvas 6 e 7. Niccolò, aliás, escorregou para a sétima colocação.
Nepa logo atacou Acosta, mas tampouco ficou com a liderança, que passou para Guevara. Foggia também surgiu para ocupar o terceiro posto, diante de Binder e Acosta, que tinha dado uma titubeada na curva 10.
Com dez voltas para o fim, Andrea Migno caiu na curva 16 e também não pôde voltar à corrida. O piloto da casa escapou de ferimentos maiores.
Enquanto isso, Masià recuperou a liderança, com Foggia passando Guevara para ser o segundo colocado. Binder vinha em quarto, diante de Acosta, Nepa e Antonelli.
Na mesma volta, Foggia colocou por dentro e tomou a liderança de Masià. O piloto da Leopard tinha recuperado 13 posições no traçado italiano após iniciar a corrida em 14º.
Empenhado em cortar a vantagem de Acosta na liderança do Mundial, Foggia não deu margem para os rivais e sustou a liderança de maneira sólida, com cerca de só 0s1 de frente para Masià. Guevara era o terceiro, seguido por Binder e Nepa. Pedro vinha só em sexto, sem conseguiu colar em Stefano, que já tinha mais de 1s de atraso para o primeiro pelotão.
Faltando só seis voltas em Misano, Guevara caiu na curva 8, mas logo subiu na moto e voltou para a pista. No entanto, o vencedor de Austin tinha despencado para a 16ª colocação.
Acosta aproveitou um errinho de Nepa e assumiu a quarta posição, mas não se livrou da pressão do italiano. Enquanto isso, Foggia e Masià tinham se isolado na ponta, abrindo quase 1s de vantagem para Binder, o terceiro.
Com quatro voltas para o fim, Nepa passou Acosta e voltou ao quarto posto. O piloto da Red Bull KTM Ajo ainda tentou responder, mas Stefano defendeu nem a posição.
Na ponta, Masià pressionava Foggia pela liderança, mas o italiano defendia sem maiores dificuldades. Mais atrás, Acosta tentou um novo ataque, mas continuou atrás de Nepa.
Foggia abriu a última volta da corrida com pouco mais de 0s241 de margem para Masià. Acosta, porém, deu conta de um bote duplo e avançou para terceiro, minimizando o impacto do GP na conta do Mundial.
LEIA TAMBÉM
# Dez fatores que explicam por que Quartararo está a caminho do título da MotoGP
# Suzuki aparece irregular e longe das vitórias, e Mir vê defesa do título escapar
# Marc Márquez 2011 x Raúl Fernández 2021: recordistas de vitórias na estreia na Moto2
# MotoGP estica corda com maior calendário da história para temporada 2022
# Esquerda ou direita? O que estatísticas dizem sobre força de Marc Márquez na MotoGP
# Gardner x Raúl Fernández: duo da Ajo engrandece disputa da Moto2 na temporada 2021
# Ducati forma aliança para ajudar Bagnaia a derrotar Quartararo na reta final da MotoGP
# Yamaha repete Honda e põe Darryn Binder para dar passo maior que a perna na MotoGP
Moto3 2021, GP da Emília-Romanha, Misano, Corrida:
1 | D FOGGIA | Leopard Honda | 39:33.170 | 23 voltas |
2 | J MASIÀ | Red Bull KTM Ajo | +0.292 | |
3 | P ACOSTA | Red Bull KTM Ajo | +4.686 | |
4 | D BINDER | SIC HONDA | +4.797 | |
5 | S NEPA | BOE KTM | +4.853 | |
6 | N ANTONELLI | Avintia KTM | +5.052 | |
7 | R FENATI | MAX Husqvarna | +5.335 | |
8 | A SASAKI | Tech3 KTM | +6.642 | |
9 | X ARTIGAS | Leopard Honda | +6.736 | |
10 | F SALAC | Prüstel KTM | +6.800 | |
11 | R YAMANAKA | Prüstel KTM | +10.535 | |
12 | I GUEVARA | Aspar KTM | +17.811 | |
13 | A FERNÁNDEZ | MAX Husqvarna | +18.050 | |
14 | J ALCOBA | Gresini Honda | +18.260 | |
15 | A FARID IZDIHAR | Asia Honda | +19.264 | |
16 | A SURRA | Snipers Honda | +20.217 | |
17 | K TOBA | CIP KTM | +24.704 | |
18 | M KOFLER | CIP KTM | +24.902 | |
19 | L FELLON | SIC58 Honda | +24.976 | |
20 | D HOLGADO | Tech3 KTM | +25.323 | |
21 | M AJI | Asia Honda | +46.495 | |
22 | D ALONSO | Aspar KTM | +1:25.207 | |
23 | Y KUNII | Asia Honda | Abandonou | |
24 | A MIGNO | Snipers Honda | Abandonou | |
25 | C TATAY | Avintia KTM | Abandonou | |
26 | T SUZUKI | SIC58 Honda | Abandonou | |
27 | J MCPHEE | SIC HONDA | Abandonou | |
28 | R ROSSI | BOE KTM | Abandonou |