Ducati aposta em motor para 2024 e anuncia mudanças na carenagem para teste
A Ducati não fez grandes mudanças visíveis para a moto da temporada 2024, mas o chefe Gigi Dall'Igna prometeu uma carenagem diferente para o teste de pré-temporada da MotoGP, em fevereiro, na Malásia
A Ducati apresentou a Desmosedici GP24, sua moto para a próxima temporada da MotoGP, nesta segunda-feira (22). Em evento realizado em Madonna di Campiglio, na Itália, a montadora mostrou ao mundo o equipamento que será utilizado pela equipe de fábrica no Mundial de Motovelocidade, mas sem grandes novidades na pintura ou na parte aerodinâmica.
A grande mudança da GP24 está na parte interna, especialmente no motor. O diretor Gigi Dall’Igna comentou sobre o trabalho feito pela fábrica de Bolonha nos últimos meses para criar uma moto ainda mais competitiva e confiável, apesar de ser a detentora dos dois últimos títulos de pilotos da MotoGP — com Francesco Bagnaia — e atual tetracampeã entre as construtoras.
Relacionadas
O congelamento dos motores e as novas concessões fizeram a Ducati focar mais nos motores. Por conta do ótimo rendimento em 2023, a montadora vai contar com menos testes do que rivais como Yamaha e Honda, além de usar menos pneus e motores ao longo do ano. A mudança na regra foi uma forma da MotoGP equilibrar o grid.
“Estamos focados em coisas a longo prazo. Por exemplo, o motor será congelado, então é importante fazer as escolhas certas. É importante que a dirigibilidade seja boa. A potência está adequada e a confiabilidade está no nível necessário para competir o campeonato inteiro com os oito motores disponíveis”, afirmou Dall’Igna.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
▶️ Todos os detalhes da Desmosedici GP24, nova moto da Ducati na MotoGP
“Crescemos muito no ponto de vista da potência. Em anos recentes, sofremos com o aumento da performance do moto. Neste ano, acredito que demos um pequeno, mas importante passo adiante. O Pecco [Bagnaia] sentiu isso. Ao mesmo tempo, o motor continuou confiável como o anterior e isso é algo que devemos dar valor. Por isso que o Francesco estava feliz no final do último teste”, seguiu.
Dall’Igna ainda pontuou que a Ducati vai levar visíveis inovações aerodinâmicas e na carenagem para a Desmosedici GP24 nos testes de pré-temporada, entre 6 e 8 de fevereiro, na Malásia.
“Estamos felizes com o que foi feito no inverno. Em Sepang, estaremos com uma carenagem visualmente diferente do que usamos em anos recentes. No papel, tudo é legal e fácil, mas na Malásia teremos as opiniões dos pilotos. Será o ponto de entender quais ideias que são belas no papel serão também na pista”, finalizou.
A MotoGP volta a acelerar entre 6 e 8 de fevereiro de 2024, com os testes de pré-temporada na Malásia, no circuito de Sepang. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
LEIA TAMBÉM
📌 Pequena Gresini se posiciona entre gigantes, mas com missão árdua na MotoGP 2024
📌 Marini assume batata quente, mas acerta em se descolar do irmão e encarar Honda
📌 Bastianini assume responsabilidades, mas sabe: é tudo ou nada na MotoGP 2024
📌 Acosta chega como novo Marc Márquez na MotoGP: é justo com ele?