Ducati prolonga avaliação e adia escolha entre Bastianini e Martín para 2023

Diretor-executivo da casa de Bolonha, Claudio Domenicali avaliou que os pilotos de Gresini e Pramac não tiveram as mesmas oportunidades até aqui e, por isso, quer dar mais tempo aos dois antes de definir quem será o companheiro de Francesco Bagnaia na temporada 2023 da MotoGP

PASSE LIVRE A NAKAGAMI MOSTRA INCOERÊNCIA E PÕE EM XEQUE DIREÇÃO DE PROVA DA MOTOGP

A Ducati ainda não definiu quem será o companheiro de Francesco Bagnaia na temporada 2023 da MotoGP. Diretor-executivo da casa de Bolonha, Claudio Domenicali revelou que os italianos querem dar mais tempo para que Enea Bastianini e Jorge Martín mostrem o verdadeiro potencial.

Na semana passada, a Ducati oficializou a saída de Jack Miller, que assinou com a KTM para formar dupla com Brad Binder por duas temporadas. A substituição do australiano, porém, promete ser mais demorada.

CLASSIFICAÇÃO DA MOTOGP
▶️ Quartararo conta com talento e sorte e amplia vantagem na MotoGP

Claudio Domenicali (dir.) quer dar mais tempo aos pilotos antes de tomar decisão final (Foto: Divulgação/MotoGP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Originalmente, Martín era o favorito à vaga, já que a Pramac é tradicionalmente a fonte dos talentos da equipe de fábrica. Bastianini, porém, roubou os holofotes já que, mesmo com uma moto do ano passado, entrou na briga pelo título e já soma três vitórias na temporada, mais do que qualquer outro piloto. Jorge, por outro, é o 12º na classificação, com 51 pontos.

A Ducati entende, contudo, que os dois pilotos não tiveram a mesma chance em 2022. Na visão de Domenicali, a GP22, moto de Martín, não estava pronta no começo do ano, o que beneficiou Bastianini, que começou o campeonato com um protótipo pronto para brigar por vitórias.

Além disso, o dirigente italiano também fez uma ressalva em relação a condição física de Jorge, que precisou passar por uma cirurgia na mão direita para tratar um problema de nervo, consequência de uma queda em Portimão em 2020.

Domenicali deixou claro que a Ducati quer manter Bastianini e Martín no futuro e, mais do que isso, assegurou que os dois terão motos idênticas em 2023, mas anunciou que a marca de Borgo Panigale quer mais tempo para decidir qual dos dois estará na equipe de fábrica.

“Queremos ter Bastianini e Martín conosco no futuro, são dois caras que fazem parte dos nossos planos e estamos trabalhando nisso”, disse Domenicali ao site italiano GPOne. “Mas não acho que seja o momento certo para fazer todas as avaliações, também porque ninguém teve a oportunidade de se expressar completamente”, seguiu.

“Jorge foi operado esta semana e a moto dele não estava pronta no começo, então vamos dar algum tempo a eles”, avisou. “De qualquer forma, os dois terão exatamente as mesmas chances no próximo ano, pois terão duas motos totalmente idênticas. Do ponto de vista esportivo, ao começar da mesma maneira. Do ponto de vista técnico, também”, assegurou.

Questionado, então, sobre quando a decisão da Ducati será anunciada, Domenicali respondeu: “Não será nas próximas duas corridas. Queremos levar um pouco mais de tempo. E a nacionalidade não terá importância. Será uma avaliação exclusivamente esportiva”.

A MotoGP volta às pistas no próximo dia 19 de junho, para o GP da Alemanha, em Sachsenring, décima etapa da temporada 2022. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

LEIA TAMBÉM
Pol Espargaró analisa opções e aceita ‘rebaixamento’ para LCR: “Não é um problema”
# Yamaha reitera confiança em Morbidelli e diz: “Nunca pensamos em dispensá-lo”
# Espargaró admite culpa e explica erro na Catalunha: “Aqui é diferente, me enganei”
# Quartararo se põe impecável e dá passo firme no campeonato em dia de revés de rivais
# Rins critica pilotagem de Nakagami e detona direção de prova: “Fora do nível da MotoGP
# Suzuki culpa Nakagami e contesta comissários: “Inaceitável considerar acidente de corrida”
# Oliveira nega acerto, mas admite “pequena reunião” com Gresini: “Queríamos nos conhecer”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.